Affonso Eduardo Reidy e a Arquitetura Moderna

Quando você pensa em arquitetura moderna, principalmente a brasileira, é impossível não relacioná-la com Affonso Eduardo Reidy. Arquiteto e urbanista, grande destaque dentre os arquitetos brasileiros, foi um grande representante desse momento arquitetônico, com suas obras ousadas e inovadoras.

Affonso Eduardo Reidy e a Arquitetura Moderna | westwing.com.br

O Albergue da Boa Vontade é a primeira obra idealizada pelo arquiteto. O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, fundado em 1948, sem dúvidas, é uma de suas principais obras de Affonso Reidy. Então, se você está em busca de conhecer um pouco mais sobre a arquitetura moderna brasileira, uma boa escolha é fazer uma tour pela cidade carioca e conhecer mais obras do arquiteto.

Compre agora com até 70% off:

A arquitetura moderna brasileira foi responsável por construir uma identidade nacional. A partir dos arquitetos modernistas o conceito importado da europa colonial começou a ser deixado de lado. Por esse motivo, esse movimento é um grande marco na história da arquitetura e na história nacional. 

Ainda que tenha desembarcado cedo na cidade do Rio de Janeiro, Affonso Eduardo Reidy buscou fazer dessa costura geográfica um dos motes para as suas obras. Sendo a maior parte delas dedicada à arquitetura da Cidade Maravilhosa. Deixou um rico legado que este especial da Westwing visa se debruçar para apresentar a riqueza artística de Affonso Eduardo Reidy.

Se você deseja saber mais sobre como o Affonso Eduardo Reidy participou da nova construção de identidade brasileira, leia este texto que a Westwing preparou para você!

Affonso Eduardo Reidy: Biografia do Arquiteto

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes

Vão do Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes. Fonte: Archdaily

O arquiteto Affonso Eduardo Reidy nasceu em Paris, na França, em 1909. E mal se acostumou à vida europeia e já se mudou com a família para os sabores da orla carioca.

Já aos 17 anos, conseguiu ingressar na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, tendo se formado em 1930. O que se sabe é que desde muito cedo o arquiteto sempre se interessou pela construção de edifícios. E foi por isso que acabou se formando bem cedo, com apenas 21 anos.

Durante a sua vida de estudante, foi estagiário de Alfred Agache – responsável pela condução do plano diretor que estava previsto para a cidade do Rio de Janeiro. E também foi assistente de Gregori Warchavchik – professor e arquiteto responsável por introduzir a arquitetura moderna no Brasil.

A experiência, além da habilidade e inspirações múltiplas de Affonso Eduardo Reidy, o guiaram a um cargo de professor. Bem como a conquista de um concurso para liderar, com Gerson Pompeu Pinheiro (1910-1978), a construção do Albergue da Boa Vontade, no ano de 1931. Estava, assim, preparado o terreno para que Affonso Eduardo Reidy sonhasse com uma ascendência na sua carreira na arquitetura.

Nos anos seguintes, Affonso Reidy passou parte da sua carreira dedicando-se aos  projetos que existiam na Prefeitura do Distrito Federal. Além disso, ingressou em outros rumos profissionais, sendo Secretario Geral de Viação, Trabalho e Obras, e diretor do Departamento de Habitação Popular e do Departamento de Urbanismo. Aposentou-se, enfim, após uma ampla contribuição de mais de três décadas no setor.

O arquiteto morreu em 1964.

Affonso Eduardo Reidy: Principais Obras

Entre as obras e projetos mais famosos de Affonso Eduardo Reidy, pode-se citar:

  • Albergue da Boa Vontade (considerada a primeira obra modernista do Rio de Janeiro);
  • Participou da equipe dos Cinco (junto de Carlos Leão e Niemeyer, entre outros) na idealização do Ministério de Educação;
  • Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Tantas outras obras fazem parte do legado de Affonso Eduardo Reidy, o que ajuda a manter a sua prolífera carreira ainda em evidência e como mostra de que o Modernismo inspirou ares de muita criatividade nas mãos dele e de outros arquitetos que fizeram o mesmo, durante o período.

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes no rio de janeiro

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes no Rio de Janeiro. Fonte: Archdaily

O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes foi projetado para abrigar funcionários públicos. Esse edifício coloca em evidência muitos dos princípios fixados na arquitetura moderna por Le Cobusier.

Um prédio com curvas bem marcadas, de modo a criar um visual com extrema plasticidade. Os pilotis e a fachada livre também se relacionam fortemente com a arquitetura moderna. Além disso, é um edifício que une o meio ambiente ao urbano.

O objetivo não era apenas projetar uma moradia, mas também atender necessidades de saúde, educação e lazer, o que evidencia o quanto o arquiteto inseriu questões sociais nos seus projetos.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

museu de arte moderna do rio de janeiro

Fachada do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Fonte: Archdaily

O MAM é uma instituição cultural e hoje tem um dos maiores acervos de arte moderna da América Latina. Sem dúvidas, se destaca em meio aos trabalhos do arquiteto por ser um símbolo de grande representatividade artística no mundo.

E assim como o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes é possível perceber os pilotis no edifício e a fachada livre. Entretanto, nesse modelo as curvas foram substituídas por um formato retangular e objetivo. 

Agora que você sabe um pouco da vida e principais obras do Affonso Eduardo Reidy, que tal conhecer outros arquitetos?