Nos famosos clichês que buscam decidir se a vida imita a arte ou se é o contrário, é fácil fugir aos chavões para encontrar, na essência da arte moderna, inspirações fundamentais nas organizações sociais de meados do século XIX, como a Revolução Industrial, por exemplo, cujos processos trouxeram um novo senso de pressa e urgência à sociedade. Logo, pensamentos e atitudes artísticas se deixavam levar nessa onda que se enraizava no cotidiano mundial.
A arte moderna revolucionou seu tempo.
A arte moderna perdurou por quase um século, chegando até a metade do século XX, aproximadamente, com um destaque efervescente em território nacional, quando teve a Semana de Arte Moderna de 1922. Vamos ver como a arte moderna influenciou a sociedade, e vice-versa! Confira inspirações para que você leve o seu dia a dia de uma maneira menos comum e mais criativa e inovadora. Descubra o que é arte moderna, principais artistas e obras. Inspire-se com as dicas da Westwing!
Compre agora com até 70% off:
O que é arte moderna?
A arte moderna foi um conjunto de expressões artísticas, com origem na Europa, em meados do século XIX e XX. Cansados das formas tradicionais das artes, artistas modernistas se uniram para transformar e trazer novas visões à sociedade da época.
A efervescência da época, marcada pela industrialização, novas tecnologias e guerras, fez com que os modernistas encontrassem uma nova maneira de se expressar, diante da estética padrão do período.
A arte se expandiu para as mais variadas formas de expressão, como escultura, pintura, arquitetura, música, literatura e fotografia. As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.
Características da arte moderna
A arte moderna é caracterizada por:
- Rompimento dos padrões vigentes. a arte é contestadora;
- Liberdade de expressão;
- Aproximação da linguagem popular e coloquial;
- Abandono da representação realista;
- Utilização de figuras e cenas sem lógica.
O choque inicial da crítica e público especializados se deu pelo fato de que a arte moderna e seus representantes estavam rompendo, com pouca sutileza, com os padrões clássicos.
Não à toa, cubismo e futurismo são dois movimentos que obtiveram bastante destaque por fugir completamente à estética geral das artes. Tornou-se comum até a quebra de paradigma com cenas surreais representadas, figuras deformadas e paletas de cores mais vívidas.
Durante o período, movimentos de vanguarda surgiram, como o surrealismo, expressionismo, futurismo, dadaísmo e cubismo. Eles tinham como objetivo expressar a vida moderna e os rumos que ela tomava.
E, cada artista moderno encontrou o seu tom dentro da arte moderna. Por exemplo:
- Arquitetos, ilustradores e designers buscaram o cuidado com a forma e com o modo de vida atual das pessoas nas suas composições;
- Com o dadaísmo, expressionismo, simbolismo, suprematismo e surrealismo, a arte moderna embarcou diversas opções pra artistas experimentais.
Em cada um deles, uma série de artistas fizeram história dentro do período da arte moderna, explorando nuances que, aos poucos, ramificaram o gosto popular e da crítica, que ganhou uma infinidade de movimentos em um curto espaço de tempo.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) é um dos principais espaços culturais do Brasil, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Fundado em 1948, o museu é famoso por sua arquitetura modernista projetada por Affonso Eduardo Reidy e seus jardins desenhados por Roberto Burle Marx.
O MAM Rio abriga um acervo diversificado, com obras de importantes artistas brasileiros e internacionais, além de ser palco de exposições temporárias, eventos culturais, e oficinas de arte, fomentando a interação e a educação artística na comunidade.
Museu de Arte Moderna de São Paulo
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), localizado no Parque Ibirapuera, é uma das instituições mais prestigiadas dedicadas à arte moderna e contemporânea no Brasil.
Fundado em 1948, o museu possui um acervo com mais de 5.000 obras de artistas renomados, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Além das exposições permanentes e temporárias, o MAM SP oferece uma vasta programação educativa e cultural, incluindo cursos, palestras, e workshops, reforçando seu papel como um importante centro de referência e inovação artística no país.
Artistas que fizeram parte da arte moderna
Os modernistas foram responsáveis por romper com a estética vigente na época e buscar novas formas de expressão, dentro e fora do Brasil, como:
- Wassaly Kandinsky (1866-1944) – Ele se tornou um dos principais nomes artísticos do século XX, principalmente em relação ao abstracionismo, cujo foi pioneiro. Além disso, o russo se tornou referência no modernismo europeu.
- Tarsila do Amaral (1886-1973) – Tarsila foi referência do modernismo do Brasil, principalmente pelo fato de conseguir traduzir em suas obras a expressão nacionalista do período. Ela foi pintora, desenhista e também atuou como tradutora.
- Anita Malfatti (1889-1964) -Ela é considerada a pioneira da arte moderna no Brasil e sua estética era pautada na brasilidade e na liberdade. Malfatti era filha de uma norte-americana e de um italiano, e era portadora de deficiência motora.
- Pablo Picasso (1881-1873) – Picasso foi um pintor espanhol que se destacou, principalmente pelo cubismo, expressão artística moderna. Foi um dos pintores mais influentes de todos os tempos, tendo diversas obras como aclamadas.
- Oswald de Andradde (1890-1954) – Ele foi um poeta, dramaturgo, escritor e ensaísta brasileiro. Junto de Tarsila do Amaral, fundou o movimento antropofágico. Além disso, foi uma das figuras mais polêmicas do modernismo.
- Salvador Dalí (1904-1989) – Dalí foi um dos principais nomes da pintura espanhola e mundial. Sua principal corrente artística foi o surrealismo, no qual mesclava figuras oníricas e bizarras, marcadas por grande qualidade plástica.
Semana da arte moderna no Brasil
Para explorar o cenário artístico, em 1922 foi realizada a Semana da Arte Moderna no Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo. O resultado estremeceu as estruturas artísticas do país, com novidades que se alastraram no estilo de diversos artistas, indo desde as artes plásticas até a literatura e música.
A aceitação por esse movimento que seguia na contramão das formas artísticas clássicas tardou a surgir por ser algo que escapava ao convencional.
Entre os artistas que mais se destacaram, no Brasil, podemos citar Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Lasar Segall e Tarsila do Amaral, entre tantos outros.
Mundo afora, Pablo Picasso, Matisse e Mondrian são alguns dos nomes que fizeram história. Inspire-se com as noções de arte moderna para criar a sua!
Em 2022, a Semana da Arte Moderna completou 100 anos. E, até hoje, ainda é um marco na cultura brasileira.
Exemplos de arte moderna
Conheça obras de arte moderna e seus respectivos artistas:
Continue na Westwing e descubra tudo sobre o mundo da arte! Conheça outros artistas de renome, como Andy Warhol e Eliseu Visconti.
Westwing: bem mais que uma loja de decoração
Curtiu as dicas sobre arte moderna e ainda não conhece a Westwing? Aqui você encontra um mundo de possibilidades para transformar sua decoração e ambientes com muito estilo e sofisticação! Na Westwing você encontra tudo o que precisa para renovar a decoração da sua casa com móveis e acessórios incríveis.
E tem mais! Conheça o WestwingDesign, nosso projeto de design de interiores online que vai mudar a forma como você vê sua decoração de casa. Com a ajuda de um expert by Westwing, você escolhe os ambientes que quer transformar, envia suas inspirações e recebe um projeto sob medida para deixar o seu lar ainda mais deslumbrante.
Escolha o plano que mais combina com você, mande suas ideias e prepare-se para redecorar a casa com muito charme. Aproveite e venha para a Westwing!