Burj Khalifa: Conheça o Edifício Mais Alto do Mundo

Burj Khalifa, localizado em Dubai, é conhecido como o edifício mais alto do mundo. Não somente, é impossível não se encantar com seu design moderno e extremamente fascinante aos olhos. É como estar diante de uma obra futurista

Burj Khalifa: Conheça o Edifício Mais Alto do Mundo | westwing.com.br

Com uma criação monumental como essa, a Westwing separou algumas curiosidades e informações sobre o grandioso Burj Khalifa. Está preparado para fazer uma pequena tour por esse belo ponto de Dubai? Vamos lá! 

Compre agora com até 70% off:

Burj Khalifa: História

Durante o lançamento do edifício, o atual Burj Khalifa foi nomeado primeiramente como Burj Dubai. Sendo o maior prédio construído pelo ser humano, Burj Khalifa tem 828 metros de altura e 160 andares. Chocante, não é? 

A construção do edifício se iniciou em 21 de setembro de 2004, porém, foi inaugurado 6 anos depois, em 4 de janeiro de 2010. Como dito, o primeiro nome da torre foi Burj Dubai, no entanto, uma curiosidade sobre a mudança de nome é que o edifício foi renomeado por causa de um empréstimo feito por Khalifa Bin Zayed Al Nahyan. 

Khalifa Bin Zayed Al Nahyan é o governador do emirado de Dubai e seu empréstimo de 10 bilhões de dólares evitou que o emirado de Dubai acabasse por dar um calote nos investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.

torre de burj khalifa

Fonte: Unsplash

Além disso, por mais que o edifício esteja em Dubai, a empresa de arquitetura encarregada por esse projeto gigantesco é localizada em Chicago e o arquiteto principal se chama Adrian Smith! 

A inauguração do Burj Khalifa foi realizada em 4 de janeiro de 2010 em uma cerimônia memorável. Portanto, em uma inauguração desse porte, o espetáculo de luz e som foi dividido em três partes. A primeira parte foi sobre a ligação entre as flores do deserto e a torre, tendo movimentos coordenados na fonte do edifício. 

Em outra via, a segunda parte nomeada como Heart Beat, trouxe a representação da construção da torre em um artifício espetacular de luzes dinâmicas e mais 300 projetores gerando uma imagem no prédio. E, como fechamento, na terceira parte do espetáculo, canhões de luz envolveram o Burj Khalifa criando um feixe de luz branca e acentuando a grandiosidade do prédio. 

O Que Está no Interior do Burj Khalifa?

Não tem como não ficar se perguntando o que tem na parte de dentro de um edifício tão grande quanto o Burj Khalifa, não é? A curiosidade é gigante para saber mais detalhes do que acontece lá dentro. 

No entanto, resolvemos esse “mistério” para você. 

No interior da torre de Khalifa há vários apartamentos residenciais, assim como andares corporativos e o luxuoso Hotel Armani. A propósito, esse hotel é um dos investimentos do estilista Giorgio Armani fora do mundo da moda. O Hotel Armani tem 160 quartos e 144 residências de luxo. 

dubai e burj khalifa

Fonte: Unsplash

O destaque do prédio é o deck de observação que foi nomeado como “At The Top”. O deck está localizado no 124º andar e é uma das principais atrações turísticas de toda a cidade de Dubai. Afinal, quem não quer estar em uma das partes mais altas do edifício mais alto do mundo? 

Embaixo do At The Top está o The Corporate Suites, que se trata do espaço corporativo do Burj Khalifa. Para completar, a torre também tem o restaurante mais alto do mundo, chamado At. Mosphere Grill e Lounge. Ao contrário do At The Top, o restaurante fica a dois andares abaixo, no 122º andar, a 442 metros do solo. 

Uma das coisas mais interessantes em comer no restaurante mais alto do mundo, é que sua fachada de vidro oferece uma bela vista panorâmica do Golfo Pérsico e do resto da cidade. Um luxo de visão! 

8 Curiosidades Sobre Burj Khalifa

O Burj Khalifa é um um edifício que vai além do esperado para qualquer arranha-céu. Consequentemente, sempre há várias curiosidades interessantes sobre esse lugar. Vamos falar um pouco sobre elas!

1 – Aproveitando da arquitetura modernista, quando o Burj Khalifa é visto de cima, ele remete ao formato de uma flor de lis. O que o transforma em um fenômeno de arquitetura ainda maior. 

2 – A torre foi toda elaborada em concreto e aço. Além disso, Burj Khalifa é coberto por mais de 28 mil painéis de vidro, atribuindo ainda mais luxo a todo o ambiente. 

burj khalifa no centro de dubai durante o por do sol

Fonte: Unsplash

3 – Não é novidade que a construção desse prédio foi uma aposta que precisou de um grande investimento. Acredite se quiser, para concretizar o projeto, foram necessários 1,5 bilhão de dólares.

4 – Além do investimento bilionário, cerca de 12 mil operários trabalharam para que o projeto fosse concretizado. 

5 – Além de ser um fenômeno de arquitetura, o Burj Khalifa também impressiona pelo seu nível de segurança. O prédio tem salas exclusivas para proteção a desastres naturais e ataques terroristas. 

burj khalifa durante a noite

Fonte: Unsplash

6 – Outro ponto chocante sobre essa construção: acredita-se e há uma estimativa de que a quantia de aço utilizada seria capaz de construir uma ponte que conseguiria cruzar um quarto do planeta. 

7 – A construção do Burj Khalifa, assim como tantos outros pontos turísticos e monumentais, faz parte do projeto de Dubai em se tornar o maior centro financeiro do mundo. 

8 – E, por último, mas não menos importante, acredite se quiser, há previsões de que o edifício possa ser desbancado por outras construções ainda mais altas em Dubai. Principalmente, a The Tower at Dubai Creek Harbour, mas teremos que esperar para ver!

O Que Fazer no Burj Khalifa?

Conhecer o maior edifício do mundo é um sonho para muitas pessoas, dessa forma, não tem como não pesquisar o que tem de melhor para se fazer no lugar. Ainda mais porque a curiosidade é gigante e é fácil se perder na empolgação. 

Primeiramente, o Burj Khalifa fica localizado exatamente no centro de Dubai, ao lado das duas avenidas principais da cidade. Portanto, isso pode garantir uma locomoção bem interessante pelo lugar e muitas opções de coisas a se fazer. 

burj khalifa no centro de dubai

Fonte: Unsplash

Dentro do próprio prédio você pode aproveitar o mais alto mirante do mundo, o restaurante At Mosphere e garantir uma volta no tão famoso elevador da torre. A propósito, ainda há mais restaurantes com preços variados dentro do Burj Khalifa. 

Ainda é possível aproveitar muito os arredores do edifício visitando as lojas e hotéis do centro. Com certeza, você não irá se arrepender em conhecer o centro de Dubai!

E aí, bateu a vontade de dar uma viajada para Dubai? Aposto que sim!

Westwing: Para Conhecer e Se Inspirar

A Westwing traz as mais diversas informações para garantir um mundo de inspirações para você. 

Além disso, na WestwingNow é possível comprar todos os objetos que você precisa para deixar a sua casa mais bonita, inspiradora e confortável. 

Siga conhecendo as tendências e se inspirando com a Westwing!