Casamento rústico romântico: dicas para uma comemoração incrível

Ah, o amor! Um sentimento tão forte, puro e real o suficiente para fazer duas pessoas decidirem se tornar uma só por meio da união matrimonial, cumplicidade mútua e constituição de uma nova família. E para que essa ligação apaixonada aconteça e seja celebrada, um dos temas mais poéticos e cobertos de sentimentalismo é o casamento rústico romântico, evento com cerimônia e festa que unem dois estilos bem autênticos e que refletem com delicadeza o ar emotivo.

Casamento rústico romântico: dicas para uma comemoração incrível | westwing.com.br

Para a realização de um casamento rústico romântico, é necessário entender os atributos de cada estilo, além de pontuar nos detalhes seus sinais mais característicos. Clima aconchegante, tons pastel, formas delicadas e uma atmosfera bucólica são os aspectos mais relevantes de um casamento rústico romântico. Se você pensa em ter uma cerimônia com este cenário, está no lugar certo! Descubra com o Westwing tudo sobre ele e diga o sim de forma inesquecível!

Compre agora com até 70% off:

As marcas de um casamento rústico romântico

Um casamento rústico romântico é marcado por uma personalidade graciosa, com ares de campo e o contato com a natureza. Cores neutras, nuances sutis e um toque de informalidade assinalam um casamento rústico romântico e são algumas das grandes responsáveis por tornar os espaços mais íntimos e agradáveis que um casamento sofisticado, claro, sem jamais perder o requinte e a elegância.

decoração de casamento rústico na mesa com vasos e castiçais prateados tocos de madeira e flores

Detalhes naturais e flores deixam o casamento rústico mais bonito. Fonte: Pexels

O casamento rústico romântico tende a encantar, já que une duas vertentes únicas e fortes, não só do design, como de diferentes momentos da vida. O estilo rústico, por exemplo, tem seu principal atributo nas tonalidades claras e delicadas de verde, azul, turquesa, bege e o branco. Materiais naturais, como a madeira, a cerâmica e o vime também ficam evidentes; podem ter aparência desgastada e se unem aos tons para oferecer um clima leve e fresco à cerimônia.

casamento rústico romântico ao ar livre com gazebo embaixo de arvore com luminarias

O casamento rústico é comemorado ao ar livre, em praias, casas de campo ou até mesmo florestas. Fonte: Pinterest

Quanto ao estilo romântico, suas principais peculiaridades se assemelham, e muito, com as propriedades rústicas, mas com uma marcante aparência feminina. Estampas, principalmente as florais, deixam super evidente este estilo, contribuindo fortemente com o décor do casamento rústico romântico. Em cenários românticos, o provençal também é notório, com traços simples, suaves e clean.

Decoração de casamento rústico

Para um casamento rústico romântico, a decoração deve ser pensada para que os convidados se sintam em casa. Por isso, é geralmente realizado em ambientes abertos ou em sítios, chácaras e fazendas, locais bastante aconchegantes e naturais, além de acontecer de dia (o que não é regra).

casamento rústico romântico na floresta com caminho de madeira flores e luminarias pendentes

O casamento rústico romântico na floresta é apaixonante. Fonte: Pinterest

Outra dica é abusar da natureza, distribuindo muitas flores e folhagens por todos os cantos, desde o caminho dos noivos até as mesas da festa; em contato com as texturas usadas no casamento rústico romântico, elas criam um clima charmoso e original.

A decoração de casamento rústico pode ter em sua composição:

  • Garrafas de vidro com flores,
  • Lanternas marroquinas e lampiões;
  • Mini gaiolas;
  • Cortiça;
  • Velas;
  • Guirlandas;
  • Mini quadros negros;
  • Acessórios de alumínio, cristal e porcelana;
  • Luzes e mangueiras luminosas;
  • Potinhos de vidro;
  • Barris;
  • Tecidos;
  • Palha;
  • Galhos secos;
  • Plaquinhas artesanais.

Todos esses detalhes compõem a decoração do casamento rústico romântico com muita beleza. Eles devem ser escolhidos, de acordo com o horário que será realizado, além de poderem ser aplicados com simples técnicas de DIY (“faça você mesmo”, em inglês).

decoração de casamento rustico romantico com gaiolas penduradas com flores

Quanto mais personalizada for a decoração, mais intimista e elegante será o casamento e a festa. Fonte: Pinterest

Os adornos, minúcias e materiais do casamento rústico romântico também devem ser usados nos demais detalhes do evento, como no convite, nas lembrancinhas e no cardápio.

Nesse caso, os dois primeiros podem ser artesanais e precisam refletir o tema da festa. Para o cardápio, tons de marrom, flores coloridas e madeira espalhados pela mesa de doces são ótimas pedidas!

decoração de casamento rustico com mesa do bolo em madeira com flores e folhagens

Detalhes florais fazem toda a diferença no espaço. Fonte: Pexels

Festa de casamento rústico

A festa de casamento rústico é composta por detalhes naturais, como madeira, muitas flores e folhagens. Para trazer o ar romântico à decoração, utilize tons pasteis, como rosa, azul e amarelo. Essas cores suaves estão relacionadas ao romantismo e suavidade, e o melhor é que combinam com tudo!

Elas ficam lindas nos detalhes da mesa posta, como guardanapos de tecido caminhos de mesa e até mesmo aparelhos de jantar.

mesa posta rustica com caixotes de madeira e detalhes em candy color no casamento rustico romantico

Combine tons pasteis com caixotes de madeira ao centro da mesa. Fonte: Pexels

Se a festa for realizada pela noite, a nossa dica é investir num lindo varal de luzinhas para pendurar por todo o ambiente. Além de destacas todos os detalhes, este acessório torna a comemoração elegante e intimista.

decoração de casamento rustico romantico com luzes pendentes sobre a mesa do bolo

Veja como esse varal de luzes dá destaque à decoração de casamento rústico. Fonte: Pinterest

Convite de casamento rústico romântico

Como a rusticidade evoca o natural, o convite do casamento rústico deve destacar essa característica. Para tanto, o papel kraft é a melhor opção! Junto a ele, detalhes florais e tons pasteis fazem toda a diferença e deixam o convite ainda mais bonito.

convite de casamento rustico romantico em papel kraft com pequeno ramo de flor

Use papel kraft como envelope.

De modo simples, é possível ter um casamento rústico romântico apaixonante. Eternize a noite ao lado dos seus convidados, da recepção ao final da festa, e aproveite a celebração!

Continue na Westwing e confira dicas de como organizar o kit banheiro para casamento e como montar um casamento boho hippie!

Decoração é com a Westwing!

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores acessórios e móveis para compor a decoração de casamento rústico com até 70% de desconto. Vai perder a chance de ter o melhor casamento de todos? Aproveite!