Claude Monet

Que tal trazer um dos principais estilos da arte para a decoração do seu lar? Oscar Claude Monet é um dos principais pintores do Impressionismo e possui obras incríveis que vão te inspirar na criação de projetos únicos para os ambientes da sua casa. Claude Monet nasceu em Paris em 1840 e foi o motivo do surgimento do Impressionismo, com seu quadro "Impressão: O Sol Nascente", recebendo o nome em uma crítica de jornal.

Claude Monet | westwing.com.br

Descubra agora a história de Oscar Claude Monet e descubra com as dicas que nós do Westwing separamos como decorar os ambientes da casa utilizando as principais cores e estilos do Impressionismo. Para te inspirar, confira as coleções especialmente elaboradas para promover a melhor experiência de decoração dentro e fora de casa, com móveis e itens de decoração assinados pelos grandes nomes do design e com descontos exclusivos de até 70%. Aproveite!

Compre agora com até 70% off:

História de Claude Monet

O pintor francês Oscar Claude Monet nasceu em novembro de 1840, em Paris, e sempre teve talento para a pintura. Antes mesmo de completar seus 15 anos, o pintor já era reconhecido pelo seu incrível trabalho de pintar retratos de personalidades importantes.

Para desenvolver seu estilo, Claude Monet tinha como inspiração as gravuras do japonês Hokusai e a pintura de Eugène Boudin, que o fez ter interesse em aprender a retratar paisagens ao ar livre.

livro sobre claude monet

A vida e obra de de Monet é incrível e inspiradora. Fonte: Unsplash

Sua vida artística alcançou o sucesso em 1874, quando Claude Monet expôs o quadro Impressão: O Sol Nascente em uma mostra de fotos de seu amigo Nadar.

No dia seguinte, a crítica classificou sua pintura como “impressionista” – tendo ali o grande marco do surgimento do Impressionismo, considerado o ponto inicial da arte moderna.

Características das obras de Claude Monet

O Impressionismo de Claude Monet fez história e teve como principais nomes, além dele, Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir, Édouard Manet e muitos outros. No Brasil, os impressionistas de renome são Eliseu Visconti, Almeida Júnior e Henrique Cavalleiro. Dentre as características que podemos observar nas obras impressionistas estão:

  • Natureza: retratar paisagens é uma das principais características que Claude Monet deixou para o movimento.
  • Luz natural: para deixar a obra ainda mais próxima do real, Claude Monet dava devida importância à valorização da iluminação natural, inclusive na decomposição das cores, conforme o dia vai caindo
  • Leveza no pincel: para que Claude Monet pudesse retratar os movimentos da cena, a passada do pincel na tela era leve.

Impressionismo de Claude Monet: conheça suas inspirações

Apesar da fama de Claude Monet na pintura desde os 15 anos, foi no verão de 1869, Claude Monet e Auguste Renoir se instalaram no balneário chamado Bougival.

Nessa estadia no balneário, os dois produziram uma série de telas que viriam a ser consideradas os primeiros exemplos do estilo impressionista. 

lírios de água monet

Obra Lírios de Água (1919) – Claude Monet. Fonte: Cultura Genial

Uma parte interessante, é que além de quadros que retratavam a natureza, essas obras de Monet realmente foram produzidas ao ar livre. Os quadros mesclavam a simplicidade da retratação da natureza com a tradição acadêmica de pintura da época. Sendo a tela “Banhistas de Grenouillière” um dos quadros importantes dessa época. 

O artista fugiu da guerra franco-prussiana, retornando à França em 1872. Instalou-se em um pequeno povoado no subúrbio de Paris que era às margens do Sena e cercado de campos. 

Morar nesse espaço proporcionou ainda mais inspiração para várias obras e acentuou a excelência de Monet na retratação da natureza. 

Claude Monet: principais obras 

Claude Monet foi uma inspiração para diversos impressionistas, sendo assim, é natural que suas principais obras encantem diversas gerações de todo o mundo até hoje. 

Para ficar mais fácil apreciar as belas obras do pintor, separamos os nomes de algumas de suas obras principais. Confira! 

  • Eglise de Vétheuil
  • Banhistas na Grenouillière
  • Coin d’ atelier
  • Femme assise sur un banc
  • Femme en blanc au jardin
  • Femmes au jardin
exposição sobre jean claude monet

As obras de Monet se tornaram atemporais na história da arte. Fonte: Pexels

  • Impression, soleil levant
  • La Pont Neuf
  • San Giorgio Maggiore at Dusk (1912)
  • Les bateaux rouges
  • Madame Monet en costume japonais

Últimos anos de vida de Claude Monet 

Jean Claude Monet realmente foi o tipo de pintor que pintou até os últimos dias de sua vida, afinal, a arte, sem dúvidas, sempre foi sua grande paixão. 

O pintor teve catarata ao fim de sua vida, pois Monet passava muitas horas com seus olhos expostos ao sol. O artista sempre gostou de pintar ao ar livre nos mais diversos horários e em várias épocas do ano, o que também se tornou uma característica do impressionismo. 

 Campo de Papoulas perto de Argenteuil por claude monet

Obra Campo de Papoulas perto de Argenteuil (1875) – Claude Monet – Fonte: Cultura Genial

Mesmo com a doença, Monet seguiu pintando e passou a usar cores mais fortes em suas pinturas como vermelho, cor tijolo, entre outras. Ainda assim, aproximadamente duas décadas depois, o pintor estava quase completamente cego e fez uma cirurgia de catarata que, felizmente, obteve melhoras. 

Em 1926, Monet morreu por conta de um câncer de pulmão e foi enterrado no cemitério da igreja de Giverny, no norte da França. Até seus últimos dias de vida, o pintor seguiu fazendo novas telas. 

Inspire-se no impressionismo de Claude Monet

Para decorar a casa se inspirando no estilo impressionista, você pode ir muito além dos quadros dos pintores. Basta pensar nas características e tentar adotá-las na harmonização de móveis e objetos.

As cores devem ser presentes, principalmente se remeterem à natureza. Tons de verde, azul e marrom merecem espaço na decoração.

Para usar os quadros impressionistas, prefira os de tamanho grande, estilo painel, e instale numa parede de passagem, para que possa ser admirado por todos. Finalize com quadros de flores que trazem ainda mais o efeito da natureza para dentro de casa.

Falando nisso, que tal aprender a melhor forma de decorar com quadros? A Westwing tem algumas dicas de ouro. Confira:

Aprender a como fazer uma galeria de quadros deixará tudo mais belo para o seu cantinho impressionista:

Para acentuar o visual impressionista e natural, combine arranjos de flores com os quadros:

Gostou das nossas dicas? Leia também: Arte e Antonio Gaudí!

Westwing: o extraordinário mundo da sua casa

A WestwingNow é a melhor loja de decoração online. No nosso site você encontra tudo o que há de mais belo, prático e moderno para a decoração de casa.

Além disso, na Westwing você também encontra a WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nesse projeto, basta escolher qual plano mais combina com você e você ganha a ajuda de um dos nossos experts para repaginar o visual do seu lar. Não deixe de aproveitar!

Siga se inspirando e inovando com a Westwing!