Colher de sopa: descubra a medida e principais modelos

A maior de todas as colheres de mesa e item indispensável na cozinha, a colher de sopa é a irmã mais velha entre as colheres de chá e café. Com um volume de 15 ml, a colher de sopa corresponde a três colheres de chá e é muito utilizada como medida para receitas. Inspiradas nas conchas de moluscos, as colheres foram o segundo talher a ser inventado, depois da faca e antes do garfo.

Colher de sopa: descubra a medida e principais modelos | westwing.com.br

A colher de sopa costuma ser usada para alimentos servidos em uma tigela ou cumbuca em alguns países como os Estados Unidos, o Canadá e também o Brasil. Mas já em lugares como a Europa e Oceania, esse tipo de colher geralmente é usado apenas para servir. Confira na Westwing os jeitos e utilidades da colher de sopa e sobre os cinco tipos de colheres que existem e para que cada uma serve.

Compre agora com até 70% off:

Tipos de colheres de sopa

Existem surpreendentes cinco tipos de colheres para sopa, cada uma para ser acompanhada por um tipo de sopa diferente. Por isso, se você gosta de montar a mesa de jantar seguindo as regras de etiqueta, conheça os principais modelos:

1. Colher de sopa oval

A colher de sopa oval, em formato de côncavo ovalado, é usada para sopas mais líquidas. Ela tem 14,8 ml e é considerada a mais versátil por poder ser usada como colher de sobremesa também.

 Colher de Sopa e Talheres de Metal

A colher de sopa faz parte do nosso dia a dia na cozinha. Fonte: Pexels

2. Colher de sopa cremosa

A colher de sopa cremosa, é como o nome já entrega, para sopas cremosas e tem uma capacidade de 5 ml, o equivalente a uma colher de chá.

3. Colher de sopa Callaloo

A colher de sopa do tipo Callaloo é especialmente feita para comer o prato chamado Callaloo, sopa originária da região do Caribe que é feita com quiabo e caranguejo.

 Colher de Sopa de Metal dentro de um bowl com sopa

A colher de sopa é indispensável em refeições como caldos. Foto: Pexels

4. Colher de sopa fasolada

A colher de sopa fasolada é originária da Grécia e serve para comer a fasolada, sopa grega feita com feijão.

5. Colher de sopa chinesa

A última é a chinesa, que costuma ser feita de porcelana ou cerâmica e possui a pega mais espessa com côncavo de fundo achatado.

Colher de Sopa de Metal Simples

A colher de sopa é a maior entre as medidas, ficando atrás apenas da colher de servir. Fonte: Pexels

Qual o volume da colher de sopa?

Como dissemos, a colher de sopa de 15 mililitros. Veja a tabela para mais detalhes: 

Colheres (sopa) Mililitros
1 colher (sopa) 15 ml
½ colher (sopa) 7,5 ml
¼ colher (sopa) 3,75 ml

A colher de sopa é a maior entre as medidas. Em ordem 

Uma colher de sopa tem quantas gramas?

Em geral, a colher de sopa mais utilizada no nosso dia a dia possui 10 gramas. Elas acompanham o faqueiro completo e, assim, asseguram que você tenha tudo o que é necessário para uma refeição completa e bem servida. Além disso, o melhor é que ela pode ser usada no preparo de receitas.

colher de sopa de prata

A colher de sopa não pode faltar na cozinha!

Colher de sopa e colher de chá no preparo de receitas

Assim como a colher de sopa, a colher de chá é indispensável no dia a dia em casa. Inclusive, ambas são comumente usadas no preparo de diversas receitas. Se você não tem um medidor em casa, elas são a alternativa ideal para utilizar as medidas corretas dos ingredientes.

modelos de colher de sopa com temperos sobre mesa

Use as colheres para preparar receitas incríveis. Fonte: Pexels

A colher de chá é menor em comparação à de sopa. Não à toa, uma colher de chá tem apenas 4 gramas. Sua função principal é acompanhar a bebida durante o chá da tarde ou café da manhã. No entanto, ela também pode ser usada para outras tarefas no cotidiano.

Para preparar receitas incríveis, não se esqueça de garantir tigelas e bowls, além de utensílios de cozinha importantes, como batedores, formas e assadeiras.

Disposição da colher de sopa na mesa

Seguindo as regras de etiqueta, na hora de arrumar a sua mesa posta duas coisas devem ser levadas em consideração. A primeira é colocar os utensílios como copos e talheres de forma geometricamente bem espaçada criando uma harmonia e um ar de organização.

mesa posta completa com colher de sopa e de chá

Monte a mesa posta com classe!

A segunda dica é dispor os talheres seguindo de fora para dentro, esse método seguirá a ordem de pratos que serão servidos. A colher de sopa deve ser colocada ao lado esquerdo da faca e também do lado esquerdo em relação ao prato.

As demais colheres que podem ou não serem colocadas na mesa, como a colher de chá e de sobremesa, geralmente ficam dispostas acima do prato.

mesa posta com talheres @vistaalegreofficial

A colher de chá pode acompanhar a xícara e pires. Fonte: @vistaalegreofficial

Não se esqueça de complementar a mesa com acessórios de café da manhã, como bule, leiteira, facas e manteigueira. Assim, o móvel fica harmonioso e elegante, para receber amigos e familiares!

Dica extra: DIY colher colorida

Agora que você já sabe tudo sobre a colher de sopa e sua parceira, a colher de chá, aprenda a customizar colheres para deixar a cozinha colorida e divertida:

Westwing: encontre tudo o que você precisa para renovar a cozinha

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

Além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign!

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar. 

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. 

Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.