
Compre agora com até 70% off:
O que é coloração pessoal?
A coloração pessoal é um teste que analisa o subtom da pele e identifica as cores que mais combinam com cada uma das pessoas, deixando o rosto mais harmônico, suavizando olheiras, rugas, manchas e muito mais.
Os primeiros estudos sobre colorimetria foram desenvolvidos no início do século XX e foram potencializados em 1920, graças à escola artística Bauhaus. Mas, apenas nos anos 40, Suzanne Caygill, estilista americana e artista plástica, criou o método de análise das cores.
No final dos anos 80 e início dos anos 90, o método foi aprimorado separadamente por Carole Jackson e Mary Spillane, consultoras de imagem e estilo. Hoje em dia, o teste de coloração pessoal virou um sucesso entre as pessoas que acompanham as últimas tendências.
Como funciona a coloração pessoal?

Fonte: Pinterest Camila Oto
A colorimetria pessoal se baseia na combinação das cores da pele, veias, cabelos, pelos e olhos, com as de possíveis roupas e acessórios. Para isso, são estudados diversos tons das pessoas, como a temperatura, a profundidade, a intensidade e o nível de contraste.
Quem faz a análise de coloração pessoal é uma profissional da área de consultoria de imagem e estilo. Para conseguir os resultados, é preciso que a pessoa esteja sem maquiagem e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto.
Feito isso, é preciso posicionar a pessoa em frente a um espelho, com luz natural e ir aproximando tecidos de diferentes cores próximo ao rosto, avaliando o impacto do reflexo no contorno, olheiras, tom de pele e nas marcas de expressão.
Quais são as cartelas de cores da coloração pessoal?
São 12 cores que compõem a paleta de coloração pessoal. Saiba mais sobre elas:
- Verão Puro: ideal para pessoas de pele bem clara, com fundo rosado e bastante sensível; possui nível de contraste médio para baixo; as cores desta cartela são da família das matrizes frias, ou seja, são mais azuladas, esmaecidas e suaves.

Fonte: Digitale Têxtil
- Verão Suave: ideal para pessoas com pele bastante clara, com fundo rosado; possui alta contraposição; as cores são suaves, opacas e pertencem à família das cores frias.

Fonte: Digitale Têxtil
- Verão Claro: ideal para pessoas com pele clara e com contraste médio ou baixo; cores claras e frias, com tons mais vibrantes.

Fonte: Digitale Têxtil
- Inverno Puro: cartela de cores de alto ou altíssimo contraste, ideal para pele branquíssima com cabelos e olhos bem escuros e negros de epiderme com subtons acinzentados; paleta de cores de temperatura fria, com intensidade.

Fonte: Digitale Têxtil
- Inverno Intenso: ideal para pele com subtom amarelado; na paleta de cores predominam as cores frias e vibrantes.
- Inverno Profundo: pessoas com cabelos e olhos escuros e brilhantes; cores de temperatura fria e tons escuros.

Fonte: Digitale Têxtil
- Primavera Pura: pessoas de pele com subtom quente e cabelos que puxam para ruivo ou dourado; as cores da paleta são saturadas, de intensidade alta e temperatura quente.

Fonte: Digitale Têxtil
- Primavera Clara: pessoas de pele clara com subtom quente, puxado para dourado ou pêssego; cores mais claras e suaves, puxando para o pastel.

Fonte: Digitale Têxtil
- Primavera Intensa: cores com alta intensidade e temperatura quente;

Fonte: Digitale Têxtil
- Outono Puro: pessoas com contraste alto, com cabelos e olhos bem escuros; cores da paleta são quentes e opacas.

Fonte: Digitale Têxtil
- Outono Suave: pessoas com subtom de pele mais amarelado e opaco; cores da paleta de tons quentes, intensos e profundos.

Fonte: Digitale Têxtil
- Outono Profundo: paleta de cores composta por tons calorosos e elegantes, de temperatura quente e profundidade mais escura.

Fonte: Digitale Têxtil
Westwing: o extraordinário mundo da sua casa!
Que tal levar as cores da sua coloração pessoal para sua casa? Vem conferir nossa seleção de móveis, decorativos, têxteis e muito mais.