Aprenda como fazer chá de gengibre e benefícios da raiz

Saber como fazer chá de gengibre e inserir a bebida na sua dieta pode contribuir para a digestão e até para perda de peso.  De cor amarelada, o gengibre é uma raiz de sabor forte e levemente picante, usada na culinária asiática há mais de 5 mil anos.  O gosto peculiar pode não agradar a todos, porém ele tem diversos benefícios, como propriedades anti-inflamatórias, ajuda a reduzir a dor muscular e além disso ajuda aumentar a imunidade do organismo.

Aprenda como fazer chá de gengibre e benefícios da raiz | westwing.com.br

Descubra os benefícios do chá de gengibre!

Devido ao sabor forte, alguns alimentos com ótimos benefícios para o organismo acabam ficando fora da nossa dieta alimentar.  É importante encontrar maneiras alternativas que te ajudem a incorporar esta raiz, além de tantos outros ingredientes, agregando muitos pontos positivos para a sua saúde e bem-estar.  Nesta matéria especial preparada pela Westwing você encontra as propriedades e benefícios do gengibre, além de aprender uma receita simples de chá de gengibre. Descubra!

Compre agora com até 70% off:

Como fazer chá de gengibre?

O passo a passo como fazer chá de gengibre é mais simples do que parece. Esse alimento é muito indicado para casos de inflamações e até mesmo emagrecimento, sabia? A receita é muito simples e o cuidado deve ser tomado na hora de expor a raiz ao calor. Para preparar esta bebida em casa você precisar dos seguinte ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas do tubérculo
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo

1. Existem duas maneiras de como fazer chá de gengibre com estes ingredientes. Na primeira delas você vai colocar a água num bule ao fogo, juntamente com o gengibre ralado.
2. Deixe exposto ao calor até que comecem a subir bolinhas, mas desligue o fogo antes da fervura levantar.
3. A segunda maneira de preparar o chá de gengibre é deixando a água no fogo até ferver e só despejar as rodelas de gengibre neste momento.
4. Desligue o fogo em seguida, tampe a panela, deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coe e está pronto para beber o seu chá de gengibre, numa linda xícara!

Chá de gengibre: benefícios para sua saúde

O gengibre é um alimento rico em diversas vitaminas, como a A, B3, B6, além do cobre, magnésio, selênio, potássio e zinco. Nos últimos anos, esta raiz tem ganhado destaque entre os nutricionistas e difusores de um estilo de vida saudável.

Chá de gengibre com limão siciliano e hortelã

Se você procura um alimento completo, acabou de encontrar!

O gengibre pode ser ingerido cru nas refeições, em sucos e chás. No entanto, é importante saber como fazer chá de gengibre, pois, para que tenha os benefícios esperados, é fundamental prepará-lo de um jeito específico. 

Chá de gengibre: para que serve?

O chá de gengibre tem diversas funções e benefícios para o organismo. Se você procura um chá para gripe, chá para emagrecer e chá para dor de garganta, pode contar com esse alimento!

chá de gengibre

O chá de gengibre é fonte de nutrientes essenciais para o corpo. Fonte: Unsplash

Além das vitaminas que auxiliam todas essas funções, o gengibre é um ótimo antioxidante, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce do cabelo e da pele, aumentando a imunidade e diminuindo o cansaço, devido ao combate dos radicais livres. 

Também possui ação anti-inflamatória, o que auxilia na desintoxicação do organismo. O chá de gengibre melhora o funcionamento do intestino, acelera o metabolismo e combate a retenção de líquidos.

Como fazer chá de gengibre para emagrecer?

Como visto, esse chá é parceiro no processo de emagrecimento. No entanto, para que seja efetivo em sua função, é muito importante aliar a bebida a alimentos saudáveis e uma rotina equilibrada.

Chá de gengibre com mel e limão siciliano

Esta raiz traz diversos benefícios à saúde.

Aprender como fazer chá de gengibre para fins de emagrecimento é fácil! Basta seguir a receita tradicional e adicionar canela ou cúrcuma.

  • Chá de gengibre com canela: nesse caso, basta adicionar o gengibre e canela na água. Quando levantar fervura, deixe fervendo por cinco a 10 minutos.
  • Chá de gengibre com cúrcuma: prepare o chá normalmente. Quando estiver pronto, desligue o fogo e adicione duas colheres de chá de cúrcuma na água. Deixe descansar por 10 minutos e, em seguida, é só beber!

Para emagrecer, beba o chá de uma a três vezes ao dia.

Chá de gengibre com limão

Sozinho, o gengibre é um alimento anti-oxidante. O, por sua vez, limão potencializa ainda mais sua função, eliminando toxinas e auxiliando o organismo. Por isso, esse chá o mais indicado para dores de garganta, gripes e resfriados.

como fazer cha de gengibre com limao

Como fazer chá de gengibre é fácil, que tal adicionar limão para complementar? Fonte: Unsplash

Nesse caso, é só colocar duas colheres de sopa de gengibre e 2 fatias de limão na água. Se quiser adoçar, é só acrescentar duas colheres de sopa de mel. Aqueça e deixe ferver por três minutos.

Viu só como fazer chá de gengibre com limão é fácil?!

Qual e o melhor horário para tomar o chá de gengibre?

O gengibre é um alimento com propriedades termogênicas, ou seja: ele acelera o metabolismo, dá mais atenção e concentração. Por isso, o ideal é tomá-lo durante o dia. Evite prepará-lo pela noite. Nesse período, dê preferência aos chás relaxantes, como o de camomila.

 chá de gengibre com limão e mel

Complete o sabor com limão e mel. Fonte: Unsplash

É por isso que o chá de gengibre emagrece, mas ao mesmo tempo ele te deixará agitado. Portanto, se você tem dificuldades de pegar no sono, evite tomá-lo antes de dormir. Esse é um ato de atenção e autocuidado.

Como tomar chá de gengibre?

Além de saber como fazer chá de gengibre, é importante tomar alguns cuidados na hora de consumir a bebida.

chá de gengibre

Esse chá vai ser seu grande parceiro no dia a dia. Fonte: Unsplash

Afinal, se você busca o emagrecimento, não adianta adicionar açúcar, por exemplo, pois você aumentará a quantidade calórica do chá.

Siga nossas dicas de como fazer chá de gengibre e, para não enjoar do sabor, você pode adicionar uma rodela de limão à bebida. Inclusive, o chá de limão tem propriedades semelhantes ao gengibre e também é uma ótima opção.

 chá de gengibre com limão

Transforme seus dias! Fonte: Unsplash

Outra opção é utilizar um infusor de ervas para adicionar um novo sabor ao chá, como erva-doce, erva-cidreira ou camomila. Teste novas combinações para descobrir qual é a sua favorita!

Uma ótima sugestão para saborear seu novo chá favorito com gosto e beleza, é montar uma bela mesa posta de manhã ou pela tarde, que tal? Basta contar com os utensílios certos, para garantir que todos à mesa serão bem servidos.

Complete o chá de gengibre: confira como fazer misturas deliciosas

Aprenda receitas incríveis para fazer o seu próprio chá. 

Você vai precisar de:

  • Maçã desidratada
  • Camomila
  • Canela em pau triturada
  • Blueberry Desidratada
  • Chá verde
  • Coco ralado
  • Gengibre em pó
  • Noz peca
  • Chá preto
  • Lavanda
  • Potes de vidro herméticos

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer chá de gengibre, pode incorporá-lo na sua rotina alimentar de maneira simples e saborosa! Veja também: Prepare-se para a hora do chá e Mesa para chá.

WestwingNow: sua melhor loja de decoração online

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber amigos e familiares na hora do chá!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!