Como Montar Quarto de Bebê: Guia Essencial

A chegada do bebê é um momento muito especial para os pais, principalmente dos de primeira viagem. Desde o anúncio de que uma vida começa a se formar no ventre da mãe, começam os planejamentos e parece que todas as lojas chamam pelo nome dos futuros papais. É comum se perder em meio a tantas opções e não saber como montar o quarto do bebê.

Como Montar Quarto de Bebê: Guia Essencial | westwing.com.br

Descubra como montar quarto de bebê com as nossas dicas. Fonte: Westwing Design

Para que os pais consigam planejar tudo com tempo e de forma organizada, a Westwing, em parceria com a Life Organized, empresa especializada em soluções de organização, criou um guia de como montar o quarto do bebê. Tire dúvidas de itens fundamentais para o cantinho do pequeno e como escolhê-los. Saiba ainda com quanto tempo de antecedência os móveis e objetos de decoração devem ficar prontos para a chegada do bebê. Confira e comece agora a se planejar!

Compre agora com até 70% off:

Quarto de Bebê: Quando começar a decorar?

Se você já tem o cômodo escolhido para abrigar o pequeno, comece a tomar as providências práticas entre 20 e 24 semanas de gravidez. Assim, a mãe estará disposta antes da chegada do pequeno e terá tempo de pesquisar e encontrar o que realmente quer.

detalhe de quarto de bebê com móveis em madeira clara berço redondo com manta grossa cômoda com decoração e objetos efeitando
Saber como montar o quarto do bebê é a melhor maneira de assegurar beleza e conforto no cômodo. Fonte: Unsplash

Uma dica importante de como montar o quarto do bebê é se programar para que os móveis sejam entregues e o cômodo esteja pintado até a 36ª semana de gestação. Entre a 27ª a 32ª semanas tome providências de como montar o quarto do bebê como cortinas, tapetes, jogo de berço, trocador, enfeite de porta de maternidade.

Os móveis costumam ter prazos de entrega mais longos, de cerca de 30 a 45 dias úteis. É preciso ter uma cômoda ou armário para organizar todas as roupas antes da chegada do bebê. Essa organização acontece a partir da 36ª semana.

decoração de quarto infantil azul e branca minimalista
A decoração de quarto de bebê em branco e azul cria um ambiente calmo. Fonte: iStock Photo

Com 33 a 36 semanas, o indicado é que os móveis estejam montados e limpos. Nesse ponto, cuide da iluminação do ambiente. Uma dica é investir em uma luminária central e auxiliares, como abajures ou plafons. Comece a lavar as roupinhas do enxoval e guardá-las nas gavetas. Já o protetor de berço e lençóis podem ser comprados a qualquer momento, desde que sejam lavados antes do nascimento.

Depois da 36ª semana até a chegada do bebê, cuide dos detalhes da decoração.

Quarto de Bebê Masculino

A decoração de um quarto de bebê masculino pode ser aconchegante e funcional, com temas que refletem o universo dos meninos, como dinossauros, animais da selva ou pequenos aventureiros. Cores suaves como azul, verde ou tons neutros ajudam a criar um ambiente relaxante. 

Móveis como berço, trocador e cômoda devem ser práticos e fáceis de acessar, enquanto nichos ou prateleiras ajudam a organizar brinquedos e itens essenciais. Adicionar detalhes personalizados, como quadros ou móbiles, confere um toque especial ao espaço.

Quarto de Bebê Feminino

O quarto de bebê feminino pode ser decorado de forma delicada e encantadora, utilizando cores suaves como rosa, lilás ou bege. Temas florais, de borboletas ou princesas são populares para criar um espaço acolhedor. 

Móveis funcionais, como berço, trocador e poltrona de amamentação, devem estar organizados de forma prática. Detalhes decorativos, como adesivos de parede, cortinas leves e almofadas coloridas, completam a atmosfera, proporcionando um ambiente que é ao mesmo tempo bonito e funcional.

Decoração de Quarto de Bebê

A decoração de um quarto de bebê deve ser pensada para proporcionar conforto e praticidade aos pais e ao recém-nascido. Uma paleta de cores suaves ajuda a criar uma atmosfera tranquila. 

Móveis essenciais como berço, trocador e poltrona de amamentação devem ser posicionados de maneira que tudo fique ao alcance das mãos. Acessórios decorativos, como tapetes macios, móbiles e quadros, ajudam a compor o ambiente, enquanto organizadores e nichos mantêm tudo arrumado e acessível.

Como montar o quarto do bebê?

O quarto de bebê precisa ser confortável, seguro e tranquilo. Assim, os pais e o pequeno terão momentos ainda mais familiares e divertidos juntos! Para te ajudar, trouxemos dicas práticas sobre como montar o quarto do bebê passo a passo.

1. Meça o cômodo

O primeiro passo é medir todo o espaço disponível. Dessa maneira, fica fácil escolher os melhores móveis infantis e acessórios decorativos para o cômodo do seu filho.

quarto de bebe com berço, enxoval, ao lado cômoda cinza e luminária
Ao medir o quarto do bebê, fica mais fácil escolher os móveis. Fonte: iStock Photo

Confira algumas sugestões da Doma Arquitetura, em parceira com a Westwing para montar o quarto do novo integrante da família:

2. Escolha um estilo decorativo

A decoração é parte indispensável do quarto de bebê. Ela é a responsável por deixar o cômodo aconchegante e muito mais bonito! Por isso, a dica é investir naquele estilo que você mais gosta. Conforme a criança cresce, dê liberdade para ela escolher o décor que combina com seus próprios gostos.

O quarto selva é super divertido para os pequenos! Imagem de Freepik

Algumas sugestões são:

  • Quarto de bebê minimalista: esse tipo de quarto é encantador e clean. Cores claras ficam em evidência e apenas móveis funcionais são utilizados no cômodo. A decoração é objetiva e simples, apenas com itens importantes.
  • Quarto de bebê provençal: mamães e papais apaixonados pelo estilo provençal podem investir num décor romântico, com flores e detalhes delicados em evidência.
  • Quarto de bebê selva: um dos tipos de quarto favoritos dos pais é o estilo selva, com papel de parede divertido, e muitos bichinhos de pelúcia.
  • Quarto de bebê escandinavo: nesse estilo, móveis e detalhes em madeira ficam em evidência. Aqui, também vale ser objetivo na escolha dos móveis e acessórios.

3. Garanta os melhores móveis e acessórios

Após definir o estilo do quarto, chegou a hora de garantir os móveis e acessórios mais importantes para esse cômodo. Como você já sabe o tamanho do ambiente, fica fácil escolher aqueles que não vão atrapalhar a área de circulação. Assim, todo o ambiente fica aconchegante.

Quarto de bebê minimalista com papel de parede arco-íris, berço de madeira, cômoda branca com brinquedos
Os móveis e acessórios deixam o quarto personalizado. Fonte: Shutterstock

4. Invista em uma boa iluminação

A iluminação do quarto de bebê é um dos pontos cruciais na decoração. Isso porque ela é responsável por manter a segurança e destacar a ornamentação. Portanto, escolha uma luminária central, como lustre, pendente ou trilho de spots. Além dela, escolha luminárias secundárias. O abajur é ideal para mamães relaxarem ao lado dos pequenos enquanto amamentam. Já os plafons são ótimos para destacar acessórios do quarto.

A iluminação natural também é essencial para o quarto infantil. Fonte: Pixabay

Principais móveis para quarto de bebê

No quarto infantil, alguns móveis são indispensáveis para completar a ornamentação e manter os pais e o bebê sempre tranquilos, seguros e acolhidos. Veja quais não podem faltar:

1. Berço

Os berços são os protagonistas do ambiente. O melhor é que existem diversos modelos! O tipo americano é o mais tradicional. Mas, nossa dica é investir em bercinhos que viram cama, para aproveitar o móvel conforme o passar do tempo, de maneira prática e funcional. Certifique-se que o berço seja fabricado conforme as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para itens infantis.

berço infantil no quarto de bebe feito em madeira com almofadas ao lado de comoda branca
O mais importante é que o berço seja seguro para o bebê. Fonte: Depositphotos

Além dele, não se esqueça do colchão. Ele deve ser firme, com densidade apropriada para o peso de crianças pequenas. Tenha um protetor impermeável de colchão para colocar entre ele e o lençol.

2. Poltrona de amamentação

Para amamentar seus filhos com tranquilidade e conforto, a poltrona de amamentação não pode faltar. Alguns modelos possuem apoio para os pés, o que assegura muito mais praticidade e aconchego para as mães nesse momento tão especial e íntimo.

Na decoração boho, uma poltrona de palhinha fica linda com o berço de madeira! Fonte: Unsplash

3. Cômoda com trocador

Muitas mamães e papais escolhem ter uma cômoda no lugar do guarda-roupa. Essa é uma opção prática para os primeiros anos de vida do pequeno. Os modelos com trocador são ainda mais funcionais, pois têm espaço para a troca das fraldas e para o pós-banho.

trocador com detalhes pretos combinando com papel de parede e quadro decorativo de urso
Combine o trocador com a decoração do quarto. Fonte: Westwing

4. Guarda-roupa

Mas, nada impede que você adicione um guarda-roupa infantil no quarto do pequeno. Modelos pequenos e delicados ficam ótimos na decoração, além de garantir a boa organização do cômodo.

Em quartos grandes, combine a cômoda com o guarda-roupa. Fonte: Unsplash

Como decorar quarto de bebê: itens que não podem faltar

A decoração de quarto de bebê é outro ponto importante. É ela que vai deixar o ambiente acolhedor e familiar! Por isso, alguns acessórios não podem faltar na ornamentação.

quarto de bebê completo com estandes em formato de casinha, bolinhas pintadas na parede, berço branco de madeira com tenda mosquiteiro rosé
Decore o quarto do bebê com muito estilo! Fonte: Depositphotos
  • Tapete infantil: os tapetes deixam o quarto aconchegante e seguro para os bebês. Modelos emborrachados são ideias para brincadeiras, enquanto os mais felpudos são ótimos para relaxar e aproveitar o dia ao lado do pequeno.
  • Prateleiras e nichos: ideias sobretudo para quartos pequenos, são ideias para manter quadros, brinquedos e outros acessórios.
  • Quadros: são essenciais para levar familiaridade à decoração. Você pode escolher modelos com personagens, frases divertidas ou figuras fofas.
  • Almofadas: para deixar o quarto ainda mais confortável, não se esqueça de investir em almofadas decorativas. Elas ficam lindas no berço, espalhadas num cantinho do quarto, sobre a poltrona ou cadeiras.
  • Cortina: além de deixar o quarto bonito, as cortinas tornam o ambiente acolhedor e intimista, para mamães, papais e seus bebês. É possível escolher modelos em cores variadas, de acordo com a decoração do ambiente.
  • Papel de parede: quem quer decorar com mais personalidade pode investir nos papéis de parede. Eles são fáceis de aplicar e podem ser renovados, conforme o pequeno cresce. Confira como aplicar passo a passo:

3 tutoriais DIY de decoração para quarto de bebê

Sabe aquele estilo “decoração quarto bebê faça você mesmo”? Com as dicas da Westwing você consegue colocar em prática e decorar com praticidade, gastando pouco. Trouxemos três opções de acessórios decorativos para complementar o espaço.

1. Dossel para berço

Além de deixar o quarto mais bonito, o dossel protege o seu bebê enquanto ele dorme tranquilamente na caminha. Confira o passo a passo a seguir para transformar a decoração:

2. Régua de crescimento

Mamães e papais amam monitorar o crescimento do bebê, não é mesmo? Essa é uma maneira emocionante de acompanhar o desenvolvimento do seu filho.

3. Cabaninha infantil

A cabaninha é um espaço extra para brincadeiras muito mais divertidas. Com ela, seu filho vai inventar as mais diversas brincadeiras e se divertir ao seu lado!

Como enfeitar a parede do quarto do bebê?

Em cômodos pequenos, enfeitar a parede do quarto é a opção certa. Assim, evita-se que os acessórios atrapalhem a área de circulação! Nesse caso, você pode usar prateleiras, nichos e quadros. Que tal criar uma galeria com quadros, placas e pratos decorativos? Veja como é fácil:

No quarto infantil, prateleiras e nichos são muito bem-vindos, pois ajudam a manter a organização dos acessórios e outros itens distribuídos no cômodo. A dica é investir em modelos coloridos, para complementar a decoração com muita graça.

As prateleiras mantêm quadros e outros acessórios bem organizados. Fonte: Unsplash

Mais itens para o quarto de bebê

Uma importante dica de como montar o quarto do bebê é se atentar a alguns itens indispensáveis. Veja as peças que podem ajudar no cuidado diário do pequeno e comece a planejar como montar o quarto do bebê.

quarto de bebe com cama de solteiro para irmão mais velho e berço
Os irmãos podem dividir o quarto! Fonte: Unsplash
  • Lugar para a troca: com um acolchoado plastificado, que ajuda a evitar sujeira.
  • Lençóis: tenha pelo menos três lençóis de baixo (com elástico para facilitar a troca).
  • Mosquiteiro: para proteger o bebê de picadas de insetos quando ele ainda não pode usar repelentes.
  • Canguru ou sling: deixam suas mãos livres para outras tarefas.
  • Babá eletrônica: uma boa dica de como montar o quarto do bebê é ter uma babá eletrônica, ideal para quem mora em casa ou apartamentos grandes ou com muitos cômodos.
  • Móbile: Para recém-nascidos, chamam mais a atenção móbiles feitos com cores fortes e contrastantes, de preferência que tenham branco e preto.
  • Música: não precisa investir em nenhum aparelho de som sofisticado quando for planejar como montar o quarto do bebê. É uma boa ideia incorporar a música à rotina na hora de dormir.
  • Almofada de amamentação: esse tipo de almofada em formato de meia-lua ajuda a dar suporte para o bebê e par seus braços na hora de dar de mamar.

Dicas de produtos para mamães de primeira viagem

Além dos itens de decoração e móveis, mamães precisam de itens extras para auxiliar os cuidados com o pequeno. Confira alguns dos principais artigos:

quarto de bebê rosa com luz natural e lustre
Que tal um quarto de bebê romântico minimalista? Fonte: Unsplash
  • Potinho para água ou garrafa térmica: a garrafa térmica deve maleável, para manuseá-la com uma mão.
  • Bolsa/mochila para sair: para manter fraldas extras, creme para assaduras, lenços umedecidos, fralda de pano e roupinhas para trocas de emergência. A mochila deve ser prática, impermeável, com repartições e bolsos. Se possível, invista em modelos com trocador portátil.
  • Cortador ou tesourinha de unha: para manter as unhas sempre aparadas e o bebê protegido.
  • Banheira de plástico: não se esqueça de incluí-la no planejamento de como montar o quarto do bebê. Compre um modelo com suporte para que a banheira fique próximo da sua altura.
  • Sabonete e xampu neutros: o essencial é usar um produto destinado para bebês, porque eles têm a pele muito sensível.
  • Toalhas com capuz: dê preferência àquelas que sejam de tecido macio por dentro.
  • Carrinho: o ideal é ter um carrinho que se incline até uma posição quase deitada. Eles ficam mais confortáveis quando adormecem.
  • Babadores: eles protegem as roupas dos pequenos que estão aprendendo a se alimentar.
  • Mamadeiras e bicos: além de pensar em como montar o quarto do bebê, é preciso adquirir alguns itens de uso diário, como a mamadeira. Se por algum motivo seu filho for ser alimentado exclusivamente com fórmula, você vai precisar de mais mamadeiras (cerca de 10 mamadeiras de 120 ml por dia).
  • Esterilizador de microondas ou panela grande para esterilizar mamadeiras e chupetas.

Agora que você sabe como montar o quarto do bebê, comece a se planejar para receber o novo morador com um ninho completo! Continue conosco e confira as principais cores para quarto infantil e dicas de iluminação.

Westwing: bem mais que uma loja de decoração

Gostou das dicas sobre quarto de bebê e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing.

É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!