Cores no Brasil

share it

O verde, amarelo, azul e o branco podem representar o Brasil em sua bandeira, porém, suas cores vão muito além desses tons. O Brasil é o país da alegria, do bom-humor e do alto astral. A alma e a existência do brasileiro são multicoloridas. Os tons do seu povo mestiço e das suas cidades fazem com que a nossa diversidade seja inigualável. Por estarmos em um país tão grande, rico e cheio de culturas diferentes é difícil mostra-lo em poucas nuances.

Cores no Brasil | westwing.com.br

Pensando nisso, o Westwing escolheu algumas cidades icônicas para representar o Brasil na decoração de interiores. São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Florianópolis e Brasília inspiraram a composição de salas de estar lindíssimas. A mistura de cores e estilos deu samba na certa!

Compre agora com até 70% off:

Cores no Brasil em São Paulo: A Metrópole do Cinza

A sala paulistana é clássica, como a cidade. Os tons de preto, cinza e branco, garantem sobriedade de uma forma elegante. Itens em couro, como as cadeiras, a mesa e o banco em capitonê combinados com peças de vidro, como a mesa para a TV trazem sofisticação ao espaço. Peças urbanas, como quadros com grafismos, combinam muito bem com esse tipo de cômodo. Itens industriais também podem compor esse ambiente, como pisos em concreto queimado, paredes com tijolos aparentes e itens em metal. Uma bela vista para a cidade fecha a decoração com chave de ouro.

Iluminação da Sala de Estar

A maior cidade da América do Sul, do Brasil e a quarta maior do mundo, São Paulo possui uma grande mistura de estilos. Na capital vivem pessoas de diversos estados brasileiros e países, e é comum dobrar uma esquina e encontrar um novo mundo. Porém, quando fala-se da metrópole paulista, o cinza se destaca. Seus asfaltos, como encontrados na Avenida Paulista, pontes como a Estaiada, prédios icônicos, como o Copan, chamam a atenção para a cor sóbria e forte. O cinza é a cor da formalidade, sofisticação e da confiança.

Mesa Lateral Quadrada Branca Decoração da Sala de Estar


As Cores do Rio de Janeiro: Tropical da Alma

Como não podia deixar de ser, o Rio de Janeiro inspira uma sala tropical cheia de elementos caloroso. A madeira marrom representa os morros cariocas e conecta à natureza e à tera. As fibras naturais em bege são inspiradas nas areias das praias, além de ser associado ao conforto. O verde da vegetação, cor do e da esperança aparece em

Sofá marrom com manta verde

Fonte: Unsplash

“Rio, seu mar, praia sem fim. Rio, você foi feito para mim’’. A canção, que é uma carta de amor de Tom Jobim para a Cidade Maravilhosa, reflete bem o que o carinho que o carioca tem pela cidade natal. As belezas naturais da metrópole são um convite para a contemplação. A terra carioca é representada pelo verde de seus coqueiros balançando ao vento, o bege de suas areias, o azul do seu céu e mar e o marrom dos seus morros, com o Corcovado e a Urca.

Sofá verde em sala de estar boho chic

Cores no Brasil em Salvador: Mistura de Cores

As cores de Salvador inspiram uma sala de estilo eclético, cheia de histórias para contar e elementos interessantes, como a cidade. Cada pedaço do espaço é ocupado por itens que possuem brilho próprio, como as almofadas estampadas, os objetos decorativos e o tapete colorido. A mistura de tons e padronagens dá um tom despojado para o cômodo, que é alegre e informal. Os ambientes ecléticos são cheios de personalidade, como os soteropolitanos.

Decoração de Sala de Estar Moderna com Tapete Grande e Janela Grande. Quadros na parede, vaso elegante com cacto. Rack de madeira e tv tela plana.

 

Salve Salvador! A cidade soteropolitana é cheia de misturas: de raças, cores, estilos, religiões e culturas. Colorida por excelência, a primeira capital brasileira abriga um povo alegre e cheio de vida. O centro histórico e o Pelourinho são uma prévia de todos os tons da cidade. Lá é possível encontrar o contraste entre o dourado e branco das catedrais e o azul, amarelo, verde, rosa, vermelho e laranja de suas casas. Recheadas de história e estilos, as construções são um convite para os olhos e para o coração brasileiro.

sala de estar com decoração de inspiração indiana - living4media

Fonte: Living4media

Cores de Florianópolis: Paz e Sossego

O azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Por isso, nenhuma outra cor seria tão perfeita para representar Floripa. A sala catarinense tem inspiração navy, com itens listrados, como o sofá. As fibras naturais dão um toque de casa de veraneio, e aparecem em móveis como a poltrona, além de ajudar a decorar, como o caso da boleira. Elementos náuticos podem ser incluídos na decoração, como conchas em potes de vidro, redes na paredes, corais e âncoras. Todos os itens se alinham com suavidade e bom gosto.

cortina persiana em uma sala de estar em tom azul - istock

Cidade calma e de praias paradisíacas, Florianópolis é conhecida por sua qualidade de vida. A pesca e o surfe são atividades muito realizadas na ilha. Suas areias claras e suas águas azuis fazem com que suas belezas naturais sejam incomparáveis e com que a calma e a tranquilidade sejam o estilo da cidade. Seu centro é repleto de vilarejos, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, que são um pedaço da história do sul do Brasil dentro de uma capital litorânea moderna.Cortina Azul para Decoração de Sala de Estar Elegante e Moderno. Sofá Azul estofado decorado com almofadas decorativas.


Brasília: A Capital da Modernidade

Como a cidade, a sala inspirada em Brasília é moderna e minimalista. O azul nos detalhes representa o céu límpido da cidade. A cor cinza glacial de seus monumentos possui destaque e chama atenção, transmitindo estabilidade e seriedade. Elementos curvos, como o pufe e a luminária de piso são uma homenagem ao incomparável trabalho de Niemeyer e seus prédios futuristas. Nesse tipo de decoração, assim como em Brasília, pouca quantidade de elementos faz com que eles tenham a notoriedade que merecem.

Decoração de Casa: Sala de Estar Boho Chic

A capital do Brasil é sinônimo de modernidade. Os prédios públicos, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal e a Catedral de Brasília são projetos do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que concluiu as construções de forma vanguardista antes de 1960. Sua arquitetura futurista chama atenção de todos. Em 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin deu uma declaração sobre o Distrito Federal, onde alegava ter a impressão de ” estar desembarcando em um planeta diferente, e não na Terra “.

Garden Seat Dourado Decoração Sala de Estar

Fonte: Pinterest

As Cores de Manaus: Natureza em F0co

A decoração inspirada em Manaus é, em sua essência, colonial. Em homenagem aos casarões na cidade, o ambiente possui móveis antigos, grandiosos e bonitos, como a mesa e o gaveteiro. A mistura de tons do marrom em diferentes madeiras, como mostrado no centro de mesa em contraste com os outros mobiliários, representa o encontro dos rios Negro e Solimões. A natureza é um ponto essencial para casas influenciadas pelo estilo amazonense. Por isso, o verde é mostrado com elementos naturais, como as plantas para áreas internas.

Sala de estar clássica com aparador em mogno ao fundo - living4media

Living4media

Localizada em meio a maior floresta tropical do mundo, Manaus se destaca como um grande ponto de turismo ecológico. Tida como a capital ambiental do Brasil, a cidade possui uma grande diversidade de belezas naturais, plantas e rios. Manaus se destaca ainda pelo seu patrimônio cultural e arquitetônico, com muitos museus, teatros, tempos, palácios, bibliotecas e casarões antigos, como as casas coloniais portuguesas do centro da cidade. Essa capital, que fica no coração da Amazônia, é também o coração da natureza brasileira.

Sala de estar boho chic decorada com aparador branco, quadros, espelho boho e plantas em diferentes vasos, como vaso de madeira

Fonte: Unsplash