Decoração Artesanal: 9 DIYs de Artesanatos para Casa

Artesanato é um trabalho manual, elaborado com o uso de ferramentas simples e com uma produção que envolve todas as etapas, desde o projeto até o acabamento. Imagine a união de peças ou técnicas artesanais ao design de diferentes ambientes. Certamente, muitas ideias e várias imagens começarão a surgir! Espaços charmosos, elementos sutilmente rústicos e delicadeza nos detalhes caracterizam a decoração artesanal, uma atual tendência do design, bastante acessível e de fácil execução.  

Decoração Artesanal: 9 DIYs de Artesanatos para Casa | westwing.com.br

Basta um toque criativo e a decoração artesanal vai encantar, provando que consegue imprimir graça e personalidade a ambientes, peças decorativas, móveis e utensílios. Tudo pode ter uma marca artesanal, seja para levar mais vida a um determinado ponto da residência, estimular a criatividade ou, simplesmente, dar novo aspecto a um item. Inspire-se com as sugestões do Westwing e transforme sua casa com uma decoração artesanal.

Compre agora com até 70% off:

Decoração Artesanal: Delicadeza e Rusticidade nos Detalhes

Sua essência está na possibilidade de dar efeitos diferentes a cômodos e objetos decorativos, viabilizando novas formas, mudando cenários ou destacando certas características de objetos e ambientes. A decoração propicia um toque rústico perfeito para criar aquele ambiente de campo, delicado e com cores neutras. Os estilos boho e shabby chic também sustentam muito bem a decoração artesanal, já que o primeiro mistura estampas e tecidos e o segundo usa móveis de madeira e elementos florais na decoração.

decoração com artesanatos feitos em palhinha e madeira

A decoração artesanal deixa a casa mais acolhedora.

Outro ponto positivo da decoração artesanal está na versatilidade do uso com outros componentes de design, prática que estimula sentidos e cria resultados bem interessantes. Este tipo de decoração também virou tendência por permitir que materiais sejam reaproveitados e utilizar matérias-primas sustentáveis e acessíveis.

decoração artesanal para quarto com pallet na cabeceira e caixote com sapatos

É possível reaproveitar caixotes, pallets e muito mais!

Veja como aplicar em todos os detalhes do lar:

Nós Móveis

Sofás, poltronas, cadeiras, camas, mesas, balcões, cômodas, armários e até biombos ficam graciosos e cheios de estilo quando decorados com artesanato. Um bom exemplo é vincular um móvel em madeira manualmente reformado e com a cor original, como uma mesa ou cômoda, a móveis modernos e coloridos. Um estilo rústico contemporâneo lindo terá sido criado!

decoração artesanal para sala com moveis de madeira coloridos e acessorios naturais

A madeira combina muito bem com móveis coloridos!

Nos Objetos de Decoração

É mais fácil do que você imagina dar um tom artesanal aos objetos que compõem sua decoração. De vasos a cortinas, toalhas de mesa a porta-retratos, relógios de parede a estátuas. Qualquer item pode se tornar peça fundamental na decoração artesanal, como uma almofada em patchwork, um abajur manualmente produzido com estampa floral ou esculturas em madeira suar.

banquinho de madeira patchwork na decoração artesanal

O patchwork se destaca como material artesanal vibrante e sofisticado. Fonte: Pinterest

Uma dica é formar uma composição com até três mandalas na sala de estar, no hall de entrada ou até escritório; soltas ou fixadas em qualquer posição o volume dado ao espaço será o suficiente para a sua decoração artesanal arrasar!

Na Iluminação

Basicamente, lustres e luminárias recebem materiais de artesanato em sua composição, dando ênfase ao ambiente. Desses materiais, os principais são feltro, tecidos coloridos, papel e corda de sisal. O efeito da luz em contato com o objeto é lindo e digno de destaque.

decoraçao artesanal com luminarias de bambu

Luminárias de bambu são inspiradoras. Fonte: Pinterest

Luminárias produzidas com raladores de legumes coloridos e customizados são super criativas e também deixam o ambiente mais moderno e delicado.

Nas Cores

Em móveis ou itens decorativos, marrom, bege, musgo, amarelo e laranja destacam-se no cômodo. Em geral, tons escuros e “queimados” criam uma atmosfera mais confortável, campestre e, por que não, elegante.

decoracao artesanal para sala com almofadas coloridas e estampadas e acessorios coloridos

Misture texturas e cores para deixar a decoração cheia de vivacidade.

Todos os cômodos do lar podem ser renovados com a decoração artesanal!

Um quarto com pinceladas manuais em uma caixinha envernizada, uma cozinha com mesa antiga pintada de amarelo, a sala em que os sofás são revestidos com tecido delicado floral, o home office com aquela poltrona retrô reformada, um banheiro e seu porta-toalhas pintado à mão ou o jardim e seus vasinhos feitos com conchas de cozinha… Use a criatividade para renovar o seu lar.

Decoração Artesanal para Sala

A decoração artesanal preza por detalhes feitos à mão, tão singulares, capazes de trazer mais beleza e história à decoração de casa. Na sala de estar, móveis de madeira ganham destaque. Eles devem estar acompanhados por acessórios decorativos artesanais, como cestos de palhinha, vasos de barro e cerâmica, tapeçarias coloridas.

almofadas estampadas na decoracao com artesanatos

Quanto mais cores e materiais naturais na decoração, melhor!

Para montar uma decoração com artesanato, você também pode colocar a mão na massa e produzir seus próprios acessórios de decoração ou estilizar aqueles que estão em casa há muito tempo, e nem combinam com o décor tanto assim.

decoração com artesanatos quadros estilizados com tecido

Crie novos acessórios e móveis com tutoriais simples e deixe a decoração com artesanatos ainda mais familiar.

Confira quatro sugestões de projetos artesanais para sala de estar:

1. Renove os Banquinhos

2. Dê uma Cara Nova para a Mesa de Centro

3. Pompom de Seda para Decorar

4. Vaso Rústico e Sofisticado

Decoração Artesanal para Quarto

A decoração artesanal para quarto segue os mesmos princípios do décor para a sala. Quanto mais natural forem os acessórios e móveis, melhor. Dê preferência a itens confeccionados por artesãos, para trazer mais brasilidade e história para dentro de casa.

decoração artesanal para quarto com cestos e lanternas de bambu

Os cestos, por exemplo, eram comumente usados em aldeias indígenas e hoje podem fazer parte da decoração de casa!

Para completar o ambiente, invista em tutoriais faça você mesmo, os famosos DIYs. Separamos mais cinco sugestões de DIYs simples, perfeitos para completar a decoração artesanal do quarto:

1. Luminária em Pote de Vidro

2. Himmeli para Vasos Suspensos

3. Porta-Joias de Cerâmica

4. Flor de Pompom de Lã

5. Cesta de Corda

A decoração com artesanato permite recriar a história de qualquer ambiente. Monte a sua e deixe a casa mais aconchegante!

Continue no Westwing e confira mais dicas de decoração para o seu lar! Descubra novas tendências e o que não pode faltar na sua casa.

WestwingNow: Melhor Loja de Decoração Online

Gostou das dicas? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração completamente sofisticada e o seu lar cada vez mais bonito!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o projeto design de interiores online perfeito. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar. Aproveite!