Decoração de Loft

O loft, tipo de moradia criada nos Estados Unidos que se popularizou entre as décadas de 60 e 70 se tornou um sucesso constante entre os admiradores de casa e construção. No entanto, você sabe algumas características desse tipo de espaço? 

Decoração de Loft | westwing.com.br

Distância entre o chão e o teto de, no mínimo, três metros de altura, falta de paredes internas para a divisão dos cômodos e o uso da iluminação natural proporcionada pelas grandes janelas instaladas no espaço são algumas das características do loft. Tendo essas informações, vamos usá-las ao nosso favor para criar uma decoração de loft incrível!

Compre agora com até 70% off:

Como Criar uma Decoração de Loft

A decoração de loft é marcada por ambientes totalmente integrados, pois a falta de paredes é uma das características primordiais da estrutura deste tipo de moradia, ao contrário de uma casa ou apartamento.

Por isso, investir em móveis como estantes, mesas e sofás é uma ótima saída para criar as separações de cômodos dentro do lar. 

O uso de cores para dividir visualmente a decoração de loft também é bastante recomendado. Se a sua cozinha é formada pela predominância da tonalidade verde, por exemplo, opte por outra cor para a sala de estar e assim por diante. 

decoração de loft rústica

Fonte: Unsplash

É importante que haja equilíbrio, harmonia e uma combinação das cores escolhidas para a sua composição. Evite apostar no uso de muitas tonalidades.

Móveis que podem ser usados de duas formas são bem interessantes para a decoração de loft. 

Uma cama do tipo beliche, sem a parte de baixo, é um exemplo disso. Nesse espaço vago (onde ficaria a cama de baixo) você pode instalar uma pequena mesa com o seu computador e poltrona. Qualquer móvel, do tipo 2 em 1, é uma excelente aquisição para a decoração de loft.

Qual é o Estilo do Seu Loft? 

Na hora de decorar e/ou mobiliar qualquer espaço é muito importante delimitar qual estilo temos ou qual estilo gostaríamos de desenvolver dentro daquele ambiente. 

Como o loft é uma moradia de espaço reduzido quando comparado a uma casa, pode ser desafiador trazer para dentro dele tudo o que se imagina. 

No entanto, também há uma possibilidade maior de conseguir decorar cada cantinho da forma sonhada, afinal, dá para aproveitar da criatividade em todos os cantos e sem se cansar muito. 

decoração de loft em azul

Fonte: Unsplash

Mas, afinal, qual é o estilo do seu loft? Já parou para pensar sobre isso. 

Nem sempre estamos ligados às tendências de decoração, porém é sempre valioso saber um pouquinho para fazer bonito na hora de adornar o ambiente. 

Se você prefere espaços mais clean e neutros, sem muitos itens decorativos, temos uma dica para você. O estilo minimalista pode ser uma ótima opção para decorar o loft de forma sofisticada e sem exageros. 

decoração de loft minimalista com sofá grande

Fonte: Unsplash

No entanto, se você quiser resgatar tendências antigas com muitas cores, vale a pena apostar no estilo retrô e aproveitar essa conexão entre passado e presente. Espaços multicoloridos são fantásticos, não é? 

A propósito, sabe outro estilo que é a cara da decoração de loft? O estilo industrial! Deixar as estruturas desse espaço aparentes ainda mais por não terem divisórias fixas trará um charme único para o lugar! 

decoração de loft em estilo industrial

Fonte: Unsplash

Mas de qualquer jeito, se a vontade de seguir tendências não for muito grande e a vontade de criar tudo do próprio jeito falar mais alto, não deixe de apostar no que irá te trazer alegrias e bem estar!

Dicas de Decoração para Loft: 

Revestimento do Loft: O mais indicado para a decoração do espaço são os pisos do mesmo tipo. Tanto para o piso, propriamente dito, como para as paredes. A marcação dos ambientes, como explicado anteriormente, fica por conta das cores selecionadas para a decoração.

Tenha Apenas o Necessário. Mesmo que exista uma extensa distância entre o chão e o teto, o loft precisa contar apenas com os móveis, peças e objetos necessários. Como não há divisórias fixas nesse projeto, a otimização, circulação e organização do ambiente deve ser preservada. Tenha em mente o conceito “menos é mais” para montar a decoração de loft.

decoração de loft simples

Fonte: Unsplash

Reforce a Privacidade: Dois ambientes precisam de privacidade reforçada na decoração de loft: o quarto e o banheiro. Nesses cômodos vale instalar portas de correr ou optar por cortinas feitas especialmente para os espaços.

Fortaleça o Visual Loft: Se quiser criar uma decoração de loft o mais fiel possível das composições feitas nos anos 60, uma boa sugestão é investir em tijolinhos para criação de alguma parede única no móvel. 

Optar por tetos sem forro, com fiação aparente e mezanino em estrutura metálica são outras ideias que reforçam os cenários mais originais na decoração de loft.

decoração de loft elegante

Fonte: Unsplash

Invista em Espelhos: Para dar um toque de ambiente amplo, uma boa sugestão é investir em espelhos. Os objetos ajudam a clarear os espaços, aumentar a iluminação e dar a sensação de amplitude nas áreas em que são instalados.

Aproveite o Espaço e a Luz Natural do Loft

Apesar do loft não ter muitos metros quadrados, ele pode ser tão confortável quanto qualquer outro lugar. 

Contudo, é necessário aproveitar o espaço do loft para que a locomoção no ambiente seja tranquila. Não somente, os objetos ao redor devem estar conectados. Porém, sem atrapalhar muito no aproveitamento do espaço. 

Procure não deixar coisas no caminho nos ambientes que ligam um “cômodo” ao outro. Isso fará com que fique mais fácil se locomover entre os diferentes pontos da moradia, evita acidentes e privilegia o uso do espaço. 

decoração de loft estilosa

Fonte: Unsplash

Ninguém gosta de se sentir sufocado de tanta coisa que tem em um só lugar, não é mesmo? Sendo assim, como dito antes, mantenha apenas o necessário. 

Além disso, outra coisa a ser muito bem aproveitada é a luz natural que adentra facilmente o ambiente. Por mais que diversos adornos decorativos sejam um charme, nada é mais charmoso em uma decoração de loft do que o toque natural da luz do dia. 

luz natural na decoração de loft

Fonte: Unsplash

Invista em cortinas mais claras e leves para aproveitar a luz do sol. Dê um up natural no decór com algo simples e natural. A iluminação do loft faz toda diferença e pode deixar tudo mil vezes mais aconchegante!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar o seu loft no ambiente mais charmoso! Para isso, acompanhe as dicas que nós da Westwing trouxemos para você. 

São inspirações surpreendentes para te ajudar a criar a melhor decoração de loft com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

Descubra um novo jeito de fazer uma decoração de loft para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original, faça sua compra na WestwingNow.

Aproveite!