Decoração Kitsch: entenda o que é, significado e características

O melhor estilo para decorar os cômodos da casa é o que mais tem haver com a personalidade do morador. Para moradores mais ousados e extravagantes, que tal investir numa decoração kitsch? Esse estilo baseia-se no uso de cores vibrantes, assim como pela composição de muitos elementos, dos telefones retrô e peças de porcelana aos pinguins de geladeira. Com origem alemã, o termo kitsch na decoração não peca pelos excessos.

Decoração Kitsch: entenda o que é, significado e características | westwing.com.br

Esse tipo de decoração mistura vários estilos. Fonte: Pexels

Confira as dicas nesta página do Westwing para criar uma decoração kitsch nos cômodos da casa, sem deixar de lado a sofisticação e apostando no estilo que mais combina com a personalidade do morador. Descubra o significado de kitsch e como criar uma decoração desse estilo a partir do uso de elementos tradicionais nesse tipo de décor, assim como as combinações de cores possíveis para criar um cômodo cheio de personalidade e originalidade. Inspire-se!

Compre agora com até 70% off:

Kitsch

O termo kitsch refere-se a um estilo ou estética que é geralmente considerado de gosto questionável, exagerado ou excessivamente sentimental. Originário do alemão no século XIX, a palavra kitsch foi inicialmente usada de maneira pejorativa para descrever objetos ou obras de arte que buscavam apelar ao público em massa de forma superficial e com um estilo exagerado. No entanto, com o tempo, o kitsch ganhou um lugar na cultura pop e na arte como uma forma de expressão autêntica e até irônica.

Estilo Kitsch

O estilo kitsch é marcado pelo uso de cores vibrantes, exageros decorativos e uma mistura de elementos aparentemente incompatíveis. No design de interiores, por exemplo, o estilo kitsch pode incluir objetos vintage, peças excêntricas e uma combinação ousada de padrões e texturas. Muitas vezes, o kitsch é usado de forma proposital para criar um ambiente divertido e irreverente, onde o excesso e o humor desempenham um papel importante.

Características do Estilo Kitsch:

  • Cores Vivas: O estilo kitsch utiliza uma paleta de cores chamativas e contrastantes, como rosa choque, amarelo, verde-limão e azul-turquesa.
  • Elementos Populares: Objetos de cultura pop, itens colecionáveis ou decorativos que remetam a épocas passadas, muitas vezes com um toque de nostalgia.
  • Exagero: O kitsch é muitas vezes propositalmente exagerado, com objetos ou temas decorativos que beiram o bizarro ou o sobrecarregado.
  • Ironia e Humor: Muitos ambientes kitsch brincam com o conceito de “bom gosto”, celebrando o que é considerado de “mau gosto” de maneira irônica ou subversiva.

Arte Kitsch

A arte kitsch é uma categoria de arte que, intencionalmente ou não, apela a sentimentos exagerados, utilizando temas e formas acessíveis e reconhecíveis. O kitsch na arte geralmente evita o “bom gosto” ou a sofisticação em favor de uma conexão emocional direta com o espectador. Muitas vezes, a arte kitsch é vista como superficial ou sentimental demais, mas, ao longo dos anos, artistas e críticos começaram a reinterpretar o kitsch como uma forma legítima de expressão artística.

decoracao kitsch
Esse estilo é para quem gosta de estampas e cores vibrantes. Fonte: Pexels

Exemplos de Arte Kitsch:

  • Estátuas de Jardim e Souvenirs: Peças como anjos de cerâmica, globos de neve e esculturas de animais muitas vezes caem na categoria kitsch por sua simplicidade e sentimentalismo.
  • Cultura Pop: A arte kitsch muitas vezes está associada à cultura pop e ao consumo em massa, com imagens que remetem a celebridades, ícones e figuras populares.
  • Humor e Ironia: Muitos artistas contemporâneos utilizam o kitsch como uma crítica à arte “elevada” ou como uma exploração da ironia e do humor nas obras.

Artistas Associados:

Alguns artistas contemporâneos e pop art, como Jeff Koons e Andy Warhol, exploraram elementos kitsch em suas obras, celebrando o que é considerado “de mau gosto” ou vulgar como uma forma de crítica à sociedade de consumo e à comercialização da arte.

O kitsch pode ser entendido como uma estética que celebra o exagero, o sentimentalismo e o acessível, muitas vezes de forma irônica ou humorística. Seja na decoração, no estilo de vida ou na arte, o kitsch questiona o que é considerado “bom gosto” e traz à tona o prazer de brincar com elementos que são muitas vezes vistos como superficiais ou excessivos.

Kitsch significado

O termo “kitsch” surgiu na Alemanha e, no cenário da decoração, serve para exemplificar uma mistura de estilos, elementos e cores. A decoração kitsch abusa de linhas curvas e de cores fortes e cítricas, criando contraste entre elas. Algumas peças reconhecidas do estilo kitsch são os famosos pinguins de geladeira, que podem ganhar novas funções, além de jarras em formatos de frutas e cofrinhos de dinheiro.

decoracao kitsch
Essa decoração não funciona para quem gosta de minimalismo. Fonte: Pexels

Objetos de porcelanas extravagantes, assim como telefones, abajures e geladeiras antigas, também fazem sucesso no estilo de decoração kitsch. A mistura entre texturas como peles ao lado de fibras naturais também é um elemento tipicamente usado na decoração kitsch, mas não importa a técnica usada, o importante nesse tipo de décor é o abuso.

Decoração Kitsch: como criar uma

Para criar uma decoração kitsch nos cômodos de casa, invista em peças como almofadas estampadas em flores ou pele de animais, podendo serem usadas e combinadas em abundância. Para as colorações, aposte em rosa, vermelho, violeta e lilás, as cores mais usadas pela decoração kitsch. Para a decoração kitsch, dê cara nova aos móveis que ficaram esquecidos pela casa ao longo dos anos, pintando-os com tons vibrantes para que fiquem com cara nova. Para decorar a cozinha, a utilização dos pinguins de geladeira, já citados como queridinhos desse estilo, assim como imãs de lembranças de viagens podem trazer o tom da decoração kitsch. Com tantos elementos e cores, invista em alguns pontos de tons neutro na decoração para que o visual fique mais harmônico.

Inspire-se em nossas dicas para criar decorações alegres e convidativas.

Tour pelo apê de Carrô Schamall

Westwing: bem mais que uma loja de decoração

Curtiu as dicas sobre decoração Kitsch e ainda não conhece a Westwing? Aqui você encontra um mundo de possibilidades para transformar sua decoração e ambientes com muito estilo e sofisticação!  Na Westwing você encontra tudo o que precisa para renovar a decoração da sua casa com móveis e acessórios incríveis.

E tem mais! Conheça o WestwingDesign, nosso projeto de design de interiores online que vai mudar a forma como você vê sua decoração de casa. Com a ajuda de um expert by Westwing, você escolhe os ambientes que quer transformar, envia suas inspirações e recebe um projeto sob medida para deixar o seu lar ainda mais deslumbrante.

Escolha o plano que mais combina com você, mande suas ideias e prepare-se para redecorar a casa com muito charme. Aproveite e venha para a Westwing!