Decoração Sustentável: Como Fazer?

A decoração sustentável não é apenas um conceito estético, mas é uma forma de construir um lar que coopere com o meio ambiente. Incorporar formas para evitar o uso excessivo de energia, água, itens descartáveis, por exemplo, já é uma forma de fazer uso desse tipo de décor. Assim a sustentabilidade e a decoração caminham lado a lado.

Decoração Sustentável: Como Fazer? | westwing.com.br

A questão da sustentabilidade é algo muito presente nos dias de hoje. Com o caos do planeta, há uma grande preocupação de poupar subsídios naturais para o bem-estar do ser humano e da natureza.

Compre agora com até 70% off:

Comprar, usar ou fazer materiais sustentáveis, gera economia financeira e também de recursos naturais. Na decoração, é cada vez mais comum o uso de objetos de maneiras diferentes da tradição. E você pode incorporá-la aos mais diferentes estilos de quarto e cômodos no geral. Com o reaproveitamento é possível criar uma decoração sustentável com peças muito bonitas.

Decoração do quarto com cesto natural, plantas secas ao fundo, biombo de palha e cama com manta branca e lençol laranja

Decoração sustentável no quarto de casal.

A decoração sustentável pode ser algo muito divertido. É o momento de procurar na sua casa ou garimpar em brechós, feiras ou até mesmo com os amigos, móveis e objetos que você acredita que podem e merecem receber uma nova roupagem para ganhar aquele cantinho todo especial na sua casa. Sabe qual é a melhor parte? Receber elogios por algo que tenha feito. 

Aproveite as dicas do Westwing e faça você mesmo uma decoração sustentável.

Conceito Sustentável na Decoração de Interiores

Decoração do quarto com cabeceira de palhinha

O Conceito Sustentável na Decoração de Interiores, quando aplicado no quarto, crie um ótimo ambiente para dormir.

Para uma decoração sustentável partimos do conceito dos 3 R’s que é reduzir, reutilizar e reciclar visando recuperar a natureza com baixo impacto ambiental, possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos.

Decoração da sala de estar com sofás e puffs Decoração

Que tal fazer uso de móveis naturais?

Reduzir custos, reutilizar e reciclar materiais dando a eles novas formas de uso e de decoração sustentável, é um dos primeiros passos para ter um ambiente verde, gerando cada vez mais economia e benefícios para a natureza.

5 Ideias de Decoração Sustentável: Faça você mesmo

hera-inglesa-em-vaso-branco-disposta-em-uma-estante-de-pallets-istock-c-a773

Os caixotes de feita são perfeitos para expor objetos de decoração.

É possível reaproveitar objetos de diferentes formas para fazer uma decoração sustentável. Uma pequena mudança já é suficiente para ter um resultado incrível. Por isso mesmo, vamos dar aqui várias dicas para que você mesmo faça peças de decoração sustentável. Difícil vai ser parar depois.

  • Carretel Industrial – Eles podem dar belíssimos banquinhos. Pinte a base na sua cor preferida ou em uma cor neutra como o branco e aproveite a parte superior, que vai servir de acento e decore com papel de parede colorido, de poás ou a estampa de sua preferência.
  • Escada – pode servir como um lindo objeto de decoração sustentável. Com uma boa pintura transforme-a em prateleira para colocar no quarto e pendurar ursos de pelúcia, por exemplo.
  • Garrafas de vinho – Está precisando de um vaso para as suas flores? Aproveite a garrafa de vinho, que você pode usar como objeto de decoração sustentável em sua forma natural, ou então pintar e colar gravuras para que combine com o restante do ambiente.
  • Pallets – Pallets de madeira usados para armazenar objetos grandes e pesados podem ir direto pra sua casa com uma função muito interessante. Pinte a pallet e coloque um tampo de vidro ou mármore e voilá, você terá uma bela mesa de centro. Uma outra alternativa é deixa-lo como base e colocar futtons em cima para transformar em um bonito sofá.
  • Caixotes de feira – Os caixotes funcionam muito bem na decoração. Pinte na cor da sua preferência, ou que combine com o restante da decoração da casa e eles podem virar pelas prateleiras, porta-livros, ou ainda no banheiro como suporte para toalhas.
Lavanderia com cestos organizadores de sisal e máquina de lavar branca com vaso

Os cestos de vime podem ser encontrados em brechós.

2 Dicas Decoração Sustentável: Faça você mesmo

Decoração do hall de entrada em madeira decoração

A decoração natural, com peças e itens em madeira, é ótima para acompanhar a sustentabilidade.

E ainda temos mais duas dicas para você montar objetos de decoração!

  • Aro de bicicleta – Que tal transformar o ar de bicicleta em uma diferente luminária? Use o aro como base e passe o fio da lâmpada no meio do aro. A ideia é que ela fique como um pendente, complementando sua decoração sustentável.
  • Discos de vinil – Os discos que não são mais escutados viram um lindo relógio de parede. Para formar os 12 números do relógio você pode usar vários objetos como pedaços de metal ou madeira. A máquina que faz o relógio funcionar e os ponteiros podem ser encontrados em lojas de decoração ou em relojoarias por preços bem atrativos.

Decoração Sustentável: Onde Comprar? 

Escrivaninha de madeira marrom e bege - MOVEIS

Aposte em um escritório com móveis reformados. Fonte Pinterest

A decoração sustentável e a compra, em uma sociedade capitalista, precisa ser analisada com calma. Então, evite comprar móveis e objetos de decoração por apenas comprar. Este é o momento de ter consciência das suas escolhas e apostar em lojas mais conscientes e em pequenos produtores.

Quando falamos de pequenos produtores, eles não necessariamente precisam ser famosos. Sabe aquela pessoa que faz móveis no seu bairro? Este é um pequeno produtor que você pode incentivar. Dessa forma você faz com que o capital circular no seu bairro e cidade.

Mas também é possível conhecer trabalhos de designers de produtos independentes e fortalecer o trabalho dessas pessoas. Esse tipo de movimento é importante, porque grandes empresas, raramente, fazem escolhas que priorizam o meio ambiente e os trabalhadores. 

Decoração Sustentável Sala

conjunto-para-sala-de-jantar-com-cadeiras-em-palhinha-PINTEREST-c-a773

A elegância está presente na decoração sustentável. Fonte: Pinterest.

A decoração sustentável na sala pode estar presente em todos os elementos do ambiente, de móveis a tinta que você escolhe para pintar a parede. A recomendação é contratar um profissional na área de sustentabilidade para te ajudar a escolher os materiais exatos, mas também é um objetivo que pode ser alcançado autonomamente se desejar.

Decoração da sala de estar com móveis brancos e janelas amplas

Os sofás em madeira são perfeitos para compor a sala de estar.

Decoração Sustentável para Cozinha

Decoração da sala de jantar com mesa de jantar de madeira e samambaia

Um ambiente com samambaias também é uma ótima forma de deixar tudo mais verde.

 A cozinha é o local perfeito para ter uma decoração sustentável, a recomendação é ter a sua própria horta para o preparo das refeições. E esta horta pode ser criada na decoração da cozinha em forma de um jardim vertical, por exemplo.

Dessa forma você consegue incorporar alimentos orgânicos a sua rotina e se você contar com um jardim grande, melhor!

E se está na dúvida de como decorar cozinhas, leia Decoração de Cozinha: +80 Ideias.

Decoração Sustentável para Apartamento

Decoração da sala em madeira poltrona e sofás de tecido branco

Deixe o seu apartamento com um aspectos mais naturais.

A decoração sustentável para apartamentos é perfeita para esta área urbanizada tenha contato com o verde. Comumente os apartamentos são construídos em ambientes urbanos e acabam afastando os moradores da natureza.

Com esse movimento é muito comum que as pessoas parem de se preocupar com o cuidado do meio ambiente. Então, a nossa dica é trazer uma decoração bem verde para o apart, que esteja alinhadas com o conceito de sustentabilidade. Assim o meio ambiente agradece e você consegue proporcionar bem-estar aos moradores. 

Gostou? Então leia também Design Sustentável e Casa Sustentável.

Leia Também: