Certamente você já se deparou com certas peças ou até mesmo as admira, mas nunca se deu conta de que elas têm o célebre design italiano por traz de sua criação. Motivo de inspiração, referência internacional e agente de revoluções no mercado decorativo, o tema é marcado por muita elegância, criatividade e talento. Objetos, mobiliários e profissionais renomados também são responsáveis por revelar o design italiano ao mundo como sendo um dos mais importantes para o segmento.
Fonte: Pinterest.
Falar em design italiano é falar de projetos inventivos, muita inovação e acabamentos cheios de requinte, atributos percebidos em cada uma das criações nele baseadas. Sua história vincula-se ao desenvolvimento do desenho industrial, nascido em meio à crise econômica que acometeu a Itália nas décadas de 30 e 70. Apreciador do design italiano, o Westwing percorreu sua evolução e descobriu informações valiosas sobre este ícone da decoração. Confira e apaixone-se como a gente!
Compre agora com até 70% off:
Design Italiano: Características e Valores
Com premiações, mostras e exposições a perder de vista, seja em seu país ou ao redor do mundo, o design italiano chegou há muitos anos para provar que originalidade é uma das características mais respeitadas quando o assunto é decoração. Assim, baseia-se na arte aplicada para criar suas marcas, distanciando-se cada vez mais da produção industrial como única ferramenta produtiva.
Umas das grandes causadoras do sucesso obtido até hoje pelo design italiano são as fábricas e indústrias espalhadas pela Itália, que se baseiam em uma visão artística para criarem seus produtos, sempre ousados e, inclusive, revolucionários. Sobretudo atualmente, em que o foco do design italiano é a busca por móveis, adornos e acessórios que tenham como pilar a exploração e invenção de elementos ainda inexistentes.
A História das Peças
Mobílias, artigos decorativos, utensílios, objetos cotidianos. Vários foram e continuam sendo os marcos do design italiano, criados em fases distintas e para propósitos específicos. Entre os anos 1940 e 1950, por exemplo, surgem itens como telefones e rádios simples e sem grandes detalhes. Já na década de 60 a preocupação era com a qualidade e sofisticação, nascendo no período utilidades domésticas arrojadas, bem como calculadoras e máquinas de escrever.
Mas foi nos anos 80 e 90 que o design italiano ganhou suas marcas mais contemporâneas e significativas, com produtos conquistando fama internacional. Tal popularidade incidiu graças às formas e cores fortes das criações, que geralmente apresentavam praticidade, tamanhos reduzidos, embalagens funcionais e um característico avanço tecnológico. No século XXI, o design italiano prioriza as matérias-primas sintéticas, o alumínio e artigos extremamente leves.
Os Grandes Símbolos do Design Italiano
Quanto aos ícones do design italiano, o mobiliário detém a maior parte de seus principais símbolos. Dentre os mais reconhecidos, estão a cadeira Superleggera; as poltronas Karelia, Fiorenza e Donna; a estante Eta; os pufes Sacco; o sofá Safari; e as cadeiras Seconda e Allunaggio, todos marcados por muita leveza, formas inusitadas e/ou acabamento modular.
Já os objetos e acessórios mais destacados do design italiano para o décor incluem os famosos porta-guarda-chuva e cinzeiro 4610; o abajur Bourgie; as luminárias Costanza, Treetops e Atollo; o pendente Arco; e os alegres e mimosos saca-rolhas Sacacorchos. Eletrodomésticos e portáteis, adornos, utensílios de cozinha e muitos outros móveis podem ser encontrados atualmente no Brasil e conferir uma atmosfera sofisticada e exclusiva ao lar.
Inspire-se com o design italiano e leve mais personalidade ao seu refúgio!