Fonte: FAHRENHEIT MAGAZINE
Compre agora com até 70% off:
Quem foi Ernst Neufert?
Nascido na cidade de Freyburg an der Unstrut, em 1900, na Alemanha, Ernst Neufert foi um arquiteto alemão, reconhecido como assistente de Walter Gropius, professor, membro de diversas organizações e autor da “Bíblia da Arquitetura”.
Aos 17 anos de idade, Neufert já trabalhava por 5 anos como pedreiro e então decidiu frequentar a escola de construção de Baugewerbeschule, em Weimar. Em 1919, um de seus professores o recomendou para a Walter Gropius para ser um dos primeiros alunos da Bauhaus.
Ao terminar seus estudos em 1920, o arquiteto alemão Ernst Neufert foi estudar na Espanha durante um ano, juntamente do arquiteto expressionista Paul Linder (1897 – 1968). Lá, ele esboçou igrejas medievais e teve a oportunidade de conhecer Antoni Gaudí, tornando-se o principal divulgador do arquiteto na Alemanha.
Em 1921, retornou à Bauhaus para assumir a chefia da arquitetura do escritório de Gropius, um dos mais importantes da República de Weimar. Já em 1925, colaborou junto da Gropius na realização dos edifícios da Bauhaus em Dessau e em vários projetos residenciais.
Um ano depois, Neufert retornou a Weimar para dar aulas na Bauhochschule (Building College), porém, devido a uma ordem dos nazistas, a escola foi fechada e o arquiteto se mudou para Berlim para trabalhar em uma escola de arte e arquitetura, que também foi obrigada a fechar em 1934.
Neste mesmo ano, Ernst Neufert tornou-se arquiteto-residente da Vereinigte Lausitzer Glaswerke (United Lusatia Glassworks) e continuou se destacando na criação de projetos.
A Arte de Projetar em Arquitetura: livro de Neufert
A obra “Arte de Projetar em Arquitetura” é o livro de Ernst Neufert, publicado pelo arquiteto em 1936. Ela é considerada uma bibliografia obrigatória para arquitetos, técnicos, engenheiros, construtores, professores e estudantes.
O livro Neufert é resultado de anos de trabalho, que possibilitaram a chegada de dados de arquitetura, extraídos em medições, experiências e conhecimentos adquiridos na prática. Por isso, a obra é conhecida como a “Bíblia da Arquitetura”.
O livro Neufert arquitetura possui 39 edições em alemão, 17 em português e foi também traduzido para 18 idiomas diferentes. Dessa forma, hoje em dia, há mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo todo.
Tópicos do livro de Ernst Neufert
Se você está interessado em garantir uma cópia do livro de Neufert, vamos te adiantar sobre os tópicos que você vai encontrar nela. Porém, antes de mais nada, vale ressaltar que a cada atualização os especialistas incluem novos temas e abordagens de acordo com a evolução da arquitetura.
Na última edição brasileira, por exemplo, é possível encontrar temas como instalações esportivas aquáticas, varandas cobertas, hotéis, restaurantes fast-food, elevadores, reabilitação e reutilização de edifícios.
Dentre os temas fixos na obra do arquiteto estão os símbolos, normas, fundamentos, projetos, direção de obra, calefação, iluminação, isolamentos, cálculo de escadas, jardins, áreas de apoio, piscinas, dimensionamentos e caminhos.
Saiba mais sobre outros arquitetos:
- Marina Linhares
- Carla Juçaba
- Jane Jacobs