As religiões orientais estão cada vez mais enraizadas na cultura ocidental. Entre elas, o budismo e o hinduísmo, que tratam de questões internas tão pertinentes à essência da humanidade que acabaram exportadas aos ventos, mundo afora. Para traduzir esse sentimento de descoberta e novos horizontes, a necessidade de exteriorizar pode vir em uma decoração étnica, fazendo bom uso de elementos dedicados a essas religiões, como a estátua de Shiva.
Conheça a história de Shiva, um dos deuses mais importantes do hinduísmo. Fonte: Freepik
A estátua de Shiva é a representação de uma das divindades mais populares da religião hinduísta. Daí, surgiram intensas e variadas maneiras de colocá-la no abrigo do seu lar, buscando evidenciar todos os simbolismos por trás de uma estátua de Shiva. Por conta disso, a Westwing preparou este especial que busca oferecer uma luz ainda mais brilhante na composição dos seus ambientes, que será complementada pela estátua de Shiva. Inspire-se em nossas dicas e traduza mais paz ao lar!
Compre agora com até 70% off:
Shiva: Simbologia
Na religião hinduísta, Shiva é um dos deuses que formam a trimûrti, como é conhecida a trindade hinduísta (o deus hindu). Além de Shiva, Brahma – também conhecido como “o Criador”, e Vishnu, que carrega o rótulo de “o Preservador”, completam a tríade. Eles foram os grandes responsáveis por cada aspecto da criação, representando as leis da natureza e o ciclo do tempo.
À Shiva coube a alcunha de “o Destruidor” ou, ainda, “o Transformador”, uma vez que a estátua Shiva e seus significados são associados à renovação a partir da destruição. A estátua Shiva é representada há milênios. Acredita-se que Shiva seja o criador do ioga. Essa é uma prática oriental, amplamente no ocidente, na qual movimentos corporais são associados à saúde física, mental e emocional. Renovações que são creditadas, igualmente, ao simbolismo da estátua Shiva.
Shiva também está associado à fertilidade, ao tempo e à criação. Ele é um dos deuses mais importantes no hinduísmo.
Quem é Shiva? História do deus
O nascimento do deus é um mistério e há diferentes versões sobre seu nascimento. Segundo as tradições indianas, Shiva visitava a Terra em forma humana para ensinar ioga e transmitir a prática para futuros adeptos.
No entanto, a vinda e sua sabedoria incomodou o rei dos demônios. Ele tentou atacar Shiva duas vezes: com uma cobra naja e um tigre.
Na primeira vez, Shiva conseguiu domar e encantar a cobra, que se tornou uma de suas companheiras fiéis. Já no segundo ataque, o deus não conseguiu controlar a fera, por isso a matou e utilizou sua pele como roupa.
Além disso, uma série de outras representações e metáforas envolvem as tantas figuras da divindade, expressas de diferentes maneiras na estátua Shiva.
Como Shiva é representado?
Shiva é representado por uma figura masculina. Ele possui quatro braços. Dois repousam sobre suas pernas em posição de lótus, enquanto os outros dois seguram um tambor e um tridente. O tambor, em formato de ampulheta, está relacionado ao ritmo da vida. Já o tridente simboliza a trindade trimûrti.
Todo o seu corpo é azul, pois o deus bebeu um oceano de veneno para que ninguém ao seu redor fosse prejudicado pelo líquido. Shiva possui um jarra d’água na cabeça, uma representação do rio Ganges, na Índia, e o poder do elemento. Além disso, há uma lua crescente em seu cabelo, que demonstra a renovação constante da natureza.
Shiva também tem um terceiro olho na testa, que representa inteligência e o fogo destrutivo da renovação.
Estátua Shiva na Decoração de Casa
Buscando uma estatueta para decoração? A estátua Shiva, na decoração indiana combina pontualmente! Isso porque os elementos característicos são pensados para o conforto do lar e para receber a imagem de um dos deuses mais venerados no hinduísmo.
Assim, as cores fundamentais da decoração hindu, como o vermelho, o dourado e o preto e castanho, fazem um alento equilibrado na composição de salas e quartos, ao lado da estátua Shiva. Você pode combiná-lo com outros objetos decorativos com significados espirituais.
Em salas de meditação, a imagem da divindade hindu é amplamente utilizada, já que traduz todo o estado físico e emocional de renovação que se busca por essa prática relaxante. Você pode posicionar a estátua em cima de mesas laterais, mesas de centro e aparadores.
É por isso que, além de um elemento que pode complementar a sua decoração étnica, o uso da estátua Shiva no lar pode ser elevado a um dos seus significados mais plenos, praticado diariamente para a realização pessoal e profissional.
Aproveite e confira mais dicas para renovar a casa:
Gostou das nossas sugestões sobre decoração com a estátua de Shiva? Siga as dicas da Westwing e purifique o ambiente com uma das representações mais versáteis da religião hindu, compondo o seu lar com uma estátua Shiva.
Continue conosco e conheça mais figuras emblemáticas: Carranca e Olho grego.
Westwing: bem mais que uma loja de decoração
Curtiu as dicas sobre Shiva e ainda não conhece a Westwing? Aqui você encontra um mundo de possibilidades para transformar sua decoração e ambientes com muito estilo e sofisticação! Na Westwing você encontra tudo o que precisa para renovar a decoração da sua casa com móveis e acessórios incríveis.
E tem mais! Conheça o WestwingDesign, nosso projeto de design de interiores online que vai mudar a forma como você vê sua decoração de casa. Com a ajuda de um expert by Westwing, você escolhe os ambientes que quer transformar, envia suas inspirações e recebe um projeto sob medida para deixar o seu lar ainda mais deslumbrante.
Escolha o plano que mais combina com você, mande suas ideias e prepare-se para redecorar a casa com muito charme. Aproveite e venha para a Westwing!