Estilos de Decoração

Quais são seus estilos de moda? Você é mais romântico, gosta de tecidos florais e detalhes em renda? Ou será minimalista, com peças básicas como camisa branca e calça de alfaiataria? Se você se preocupa em transparecer sua personalidade no seu modo de vestir, sua casa também merece seguir as tendências e estilos de decoração.

Estilos de Decoração | westwing.com.br

Nos tipos de decoração da casa, tudo gira em torno dos estilos. Seja você um fã de móveis vintage, ou shabby chic, no estilo inglês ou francês, você pode decorar a sua casa de forma encantadora. 

Compre agora com até 70% off:

Você pode optar por uma decoração clássica, objetos decorativos neutros e um estilo de casa baseado em tons claros ou ainda criar uma mescla entre os seus preferidos e criar algo novo como uma casa vintage rock ou boho folk. Tudo é válido para expressar seu estilo de vida e seus gostos e chamar com orgulho o lar de seu.

estilos de decoracao decoracao anos 70

O Westwing te ensina como ter estilo com muito bom-gosto. Veja uma série de artigos para que você crie um ou mais estilos para a sua casa de forma que harmonize com a sua personalidade. Inspire-se e tenha ambientes incríveis e bem decorados. 

Quarto com cama com roupa laranja e branca, mesa de cabeceira com abajur sobre garden seat verde

 sala de estar em estilo cottage provençal com móveis rústicos

Fonte: Westwing

Quais são os estilos de decoração?

Você gosta mais do estilo de design de interiores mais rústico, com tijolos aparentes? Aposta no cimento queimado? Ou ainda prefere uma casa com papel de parede em um estilo casa de campo

Procurar por referências é o primeiro passo para descobrir o estilo de decoração de interiores que mais lhe encanta, afinal, a escolha fala muito sobre a personalidade de quem vive no lar. 

Confira abaixo tudo sobre os estilos e descubra qual estilo de decoração combina com você:

Estilo Rústico

As texturas e as imperfeições dos móveis do estilo rústico nos remetem a uma atmosfera vintage e aconchegante. Seus elementos naturais, como mobiliários de madeira, fibras nativas e acabamentos expostos ou envelhecidos permitem criar ambientes despojados e elegantes, tudo na medida certa.

 Estilo de decoração rústico na cozinha com madeira

Estilo Boho

A principal influência do estilo boho é o mix entre referências étnicas, hippie, orientais e punk, combinadas a uma união entre os estilos romântico, country e vintage. E essa combinação de diferentes referências cria uma decoração exclusiva e cheia de personalidade.

Decoração de Quarto Boho Tons Terrosos, Tapete Redondo, Biombo Natural, Espelhos Redondos e Plantas

Estilo Moderno

Criado como um contraponto para a pesada ornamentação típica do século XIX, o estilo moderno tem como lema a frase “a forma segue a função”, pronunciada pelo famoso arquiteto norte-americano Louis Sullivan. A palavra de ordem do estilo moderno é a funcionalidade (princípio essencial) e praticamente não há espaço para acessórios decorativos em excesso.

Estilo de decoração moderno com sofá cinza grande

Estilo Inglês

Elegância e realeza marcam o estilo inglês Essa linha de décor combina perfeitamente com um mobiliário de luxo, tecidos com padrões florais, bem como assentos estofados. O estilo inglês oferece ainda mais surpresas, como almofadas da bandeira da Inglaterra ou quadros com a famosa frase “keep calm and carry on”. 

 Estilo de decoração com poltrona marrom de couro provençal luxuosa

Estilo Retrô

Para montar uma composição de estilo retrô é preciso investir nos detalhes certos, por exemplo, um papel de parede com uma estampa característica de décadas passadas, apostar em eletrodomésticos que tenham designs que relembram “o tempo da vovó” e quadros decorativos com imagens de ícones antigos.

Estilo de decoração retrô em sala de estar ampla e colorida

Estilo Romântico

Muitos entendem que o estilo romântico está intimamente ligado ao uso de tons claros na decoração. De fato, a tendência clássica romântica é sim caracterizada pelas cores mais pálidas, no entanto, a vertente contemporânea do romantismo adota, investe e aposta nas colorações fortes, marcantes e mais vivas para a decoração de interiores.

Estilo de decoração romântico com cabeceira de cama em evidência e mesa de cabeceira com abajur e porta-retrato

Estilo Contemporâneo

Como o estilo contemporâneo prima pelo visual limpo, as composições que seguem a tendência adotam enfeites, acessórios e demais adornos na medida certa. São utilizados apenas alguns itens decorativos em cada ambiente para completar a decoração. Não é indicado abusar do uso de artigos nas decorações contemporâneas. Os adornos, quadros e vasos devem aparecer na medida certa como pontos de destaque nos cenários que seguem o estilo.

Estilo de decoração contemporâneo com paredes verdes e mesa lateral ampla de madeira

Estilo Eclético

Sobre o estilo eclético, sabe aquela vontade de comprar uma mesa ou poltrona que não combina em nada com o sofá ou com o resto da decoração da sala “somente” porque você se encantou pelo produto? Se a sua reação em uma situação desse tipo é comprar o móvel e ser feliz, há grandes chances de você ser uma pessoa eclética.

Estilo de decoração eclético

Estilo Tropical

Uma forte característica do estilo tropical é a sua brasilidade. Cores vivas e formatos de flores, folhas e plantas dão um ar selvagem ao décor, permitindo uma beleza incomparável. Dentre os símbolos não podem faltar os que representam a beleza brasileira, como o caju, a carambola e as araras.

Estilo de decoração tropical para varanda, com almofadas coloridas e cadeira branca

Estilo Provençal

O estilo provençal, pode ser aderido de forma fácil na decoração da sua casa já que um dos principais itens para esse estilo são os móveis mais antigos. Almofadas com estampas floridas, cortinas, paredes e móveis com tons mais claros, arranjos de flores, quadros com pinturas suaves, muita madeira e espelhos que criam a sensação de amplitude, são itens que não podem faltar nessa decoração. 

Estilo de decoração clássico com escrivaninha e cadeira de madeira

Estilo Folk

Criado nos anos 60, nos Estados Unidos, o estilo folk nasceu da mistura de povos. Exatamente por essa mescla de culturas é que a tendência é formada a partir de um pensado em diversidade de produtos, móveis e cores.

Estilo de decoração folk florido e colorido para sala

Estilo Oriental

O segredo para o estilo oriental está na beleza da composição minimalista. Exageros aqui não são bem-vindos. O estilo oriental precisa ser composto por formas harmônicas e equilibradas, sem perder a elegância e o encanto. Dessa forma, ele proporciona a sensação de tranquilidade e paz aos ambientes.

Estilo de decoração oriental simples e moderno, com bancos floridos e pendente prateado

Estilo Glamour

Uma decoração repleta de brilho, com a presença de tecidos refinados e direito a um lustre que reflita muito luxo. Essas são algumas das características do estilo glamour, vertente da decoração que assim como a moda das roupas traz uma imagem recheada de sofisticação, requinte e elegância para os olhos de quem vê.

Cozinha preta luxuosa com detalhes em dourado

Estilo Cottage

Tons suaves, cores pastel e estampas florais são peças-chave do estilo Cottage. O estilo cottage lembra o Provençal, que também abusa das composições com toque de cores e do protagonismo de ornamentos em porcelana. O que diferencia eles é a ênfase em peças românticas e femininas para criar uma atmosfera aconchegante, o uso de cores suaves e uma atenção especial aos detalhes e ornamentos.

Estilo de decoração cottage com mesa posta montada em tons candy colors

Estilo Africano

Uma boa opção para pessoas que gostam de uma decoração autêntica e diferenciada é o estilo africano. Decorar usando a África como inspiração é uma tendência que já se mostrou forte e atemporal. Nesse tipo de estilo, a ideia é usar a natureza e o meio ambiente na hora de decorar a casa.

Estilo de decoração africano com tons terrosos em cadeira e acessórios decorativos

Estilo Escandinavo

Para aplicar o estilo escandinavo na decoração basta se guiar pela própria definição da tendência: misturar o moderno com o tradicional. Uma boa maneira para fazer isso é investir nas tonalidades claras para compor o visual dos ambientes que irá decorar. Cores como branco, cinza e bege são ótimas para servir como “pano de fundo” na decoração de estilo escandinavo.

Estilo de decoração escandinavo simples, em tons claros na mesa lateral, abajur e cadeira acapulco preta

Estilo Clássico

O estilo clássico é uma tendência aplicada em amplos espaços, formada por móveis robustos, tecidos de alta qualidade e materiais que remetem a primor, requinte e classe. Mármore, madeiras como cerejeiras, mogno ou nogueira, além de bronze e itens dourados são alguns dos artigos que definem um pouco o visual e décor de ambientes que adotam o estilo clássico.

 Estilo de decoração clássico cama branca

Estilo Geek

O estilo geek é a reunião de interesses em determinadas áreas da cultura pop e entretenimento, como Guerra nas Estrelas, Harry Potter, quadrinhos em geral, computadores e smartphones, animes, Jornada nas Estrelas, Senhor dos Anéis e mais uma série de produtos e estilos comercializáveis muito bem explorados pela cultura moderna.

Estilo de decoração geek com caixas estampadas com heróis

Estilo Colonial

Elegância e glamour são as palavras que mais combinam com o estilo colonial. Essa tendência presente na decoração até os dias de hoje surgiu com a junção dos estrangeiros com nativos, ao colonizar o Brasil. As colônias carregaram a premissa da sofisticação e, junto aos materiais nacionais e móveis rústicos, tornaram o estilo colonial como conhecemos hoje.

Estilo de decoração colonial com mesa de jantar em madeira

Estilo Navy

Uma decoração pensada especialmente para trazer o clima marítimo para os cômodos da sua casa! O estilo navy é a ideia perfeita para compor ambientes com temática relacionada à vida na praia, perto da calmaria do mar e das belezas do litoral.

Estilo de decoração navy na sala de estar com tons de branco e azul

Estilo Rock

O estilo rock na decoração é utilizado para demonstrar atitude, personalidade forte e a grande preferência por este ritmo da música. Quem sonha em montar cômodos repletos de referências ao estilo rock’n’roll precisa apenas investir em acessórios certos, peças-chave e ter disposição para garimpar bons e excelentes itens que reflitam um pouco desse contexto.

Estilo de decoração rock com poltrona e caixas com referências a nomes do rock

Estilo Étnico

A decoração étnica compõe uma mistura eclética de lembranças, desejos e estilos que, juntos, combinam em um diálogo perfeito, seja pelos caprichos decorativos orientais, pela arte tribal africana ou as cores vívidas indianas. Nada melhor que esmiuçar essa tendência para te ajudar a se inspirar em recortes estilísticos do mundo inteiro.

Estilo de decoração étnico com poltrona de palhinha e almofadas

Estilo Tudor

Uma casa com estilo Tudor geralmente tem uma fachada bastante típica. Ela é pintada de branco (ou uma cor que se aproxime muito do branco) e de marrom claro, assim como as casas dos camponeses e até alguns castelos ingleses da época medieval.

Estilo de decoração tudor em rua inglesa

Estilo Industrial

É possível definir o estilo industrial como um estilo de decoração que tenta encontrar a perfeição nas pequenas imperfeições. Por isso, é interessante utilizar uma mistura de materiais como a madeira e o ferro. Mesas rústicas de madeira envelhecida acompanhadas de cadeiras de ferro modernas são um exemplo de combinação aparentemente inusitada que provocam um efeito incrível.

Estilo de decoração industrial em home office com paredes cinza queimado em contraste com acessórios amarelos

Estilo Império

Sofisticado e elegante, o estilo império é inspirado na França do século XIX e no espírito neoclássico. Traz algumas características marcantes, como traços mais simples, cores escuras e vestígios de militarismo. A mistura de todas essas correntes culturais resulta em objetos luxuosos e sóbrios, que valorizam ambientes elegantes com toda a grandiosidade do período Napoleônico.

Estilo de decoração império com detalhes dourados luxuosos na parede

Estilo Boudoir

Boudoir é uma palavra francesa usada para designar o quarto de vestir usado pela corte francesa. No estilo boudoir, esse termo representa uma das propostas mais em alta nos dias de hoje, pois mescla a tendência romântica e sensual na medida exata, compondo um ambiente com muita renda, cetim, tecidos moles e de toque suave, assim como as cores e os acessórios.

Estilo de decoração boudoir com lustre elegante

Estilo Vintage

Os móveis do estilo vintage possuem um aspecto antigo por causa das marcas causadas pelo tempo e uso, como arranhões, cores desbotadas, pintura descascada e superfícies desgastadas. O vintage se difere do retrô porque corresponde a objetos antigos que resistiram às ações do tempo e continuam a preservar a qualidade e beleza ao longo das décadas, enquanto o retrô representa uma releitura de peças do passado, porém elaboradas atualmente.

Estilo de decoração vintage com cadeira e mesa em madeira rústica

Estilo Country

O estilo country para a decoração de ambientes é uma das tendências aconselháveis para os que amam composições com cara de campo. Com ele é possível oferecer conforto e aconchego para a casa, combinando elementos que podem ser encontrados em uma tradicional casa country e formando uma atmosfera que se deseja experimentar e na qual se adoraria viver.

Estilo de decoração country com mesa posta de madeira montada na sala de jantar

Art Déco

Com a sua base no art nouveau, que trabalha com linhas onduladas e sem simetria, formas vegetais e enfeites florais, a art déco vai no sentido inverso e preza por linhas retas ou esféricas, figuras geométricas e natureza abstrata. É uma expressão que na época estava direcionada à burguesia que prezava pelo luxo e uso de materiais nobres. 

Estilo de decoração art deco, com poltrona de palhinha e carrinho de bar moderno

Art Nouveau

Com o art nouveau, o ferro e o vidro passaram a ser os principais elementos dos edifícios construídos sob esta nova estética. O estilo art nouveau surgiu como uma tendência inovadora do fim do século XIX com um estilo mais florido, onde há destaques para formas orgânicas da natureza, como cisnes, folhagens, flores, entre outros elementos.

Estilo de decoração art nouveau com mesa posta delicada

Estilo Barroco

O Barroco caracteriza-se pela grandeza e riqueza de seus móveis e acessórios, assim como Louis XIV encarnou toda a beleza deste estilo no famoso Palácio de Versalhes. Assentos de ouro, decorações de teto e muitos espelhos – esta é a imagem que muitos associam com o estilo barroco.

Estilo de decoração barroco com predominância do dourado e poltrona luxuosa

Como decorar a casa: itens de decoração

Saber como definir o estilo de decoração é uma tarefa muito prazerosa! É o momento de acrescentar personalidade ao ambiente, através de itens e acessórios de decoração que unem funcionalidade e beleza. Uma bela harmonização na casa garante aconchego em todos os cômodos. 

Confira abaixo a decoração do apartamento da Debora Secco, projeto assinado pelo Westwing e inspire-se! 

Conheça alguns objetos decorativos que podem transformar sua casa:

  • Tapete: o tapete é perfeito para trazer aconchego, conforto e estilo.
  • Quadros decorativos: oferecem beleza, charme e são capazes de transformar a decoração. Você pode montar uma composição de quadros na parede, criando a tendência Gallery Wall.
  • Espelhos: com diversos formatos e tamanhos, os espelhos são destaque no lar. Essas peças combinam com diversos ambientes da casa e também ajudam a passar a sensação de amplitude.
  • Flores e folhagens: A famosa ‘Urban Jungle’ consiste em adicionar diferentes plantas em um cômodo. Essa técnica traz a natureza para dentro de apartamentos ou casas. Utilize vasos e cachepots para adicionar ainda mais beleza à decoração.
  • Organizadores: Excelentes para organizar e decorar ao mesmo tempo. São itens como bandejas, potes, porta-jóias, cestos organizadores, caixas decorativas, fruteiras e cabideiros.
  • Porta-retratos: Dão um toque de personalidade e personalidade, já que contam um pouco da história dos donos da casa. 
  • Velas e castiçais: Deixam o ambiente com mais personalidade e charme, além de ajudarem a criar uma iluminação indireta, criando um espaço aconchegante. 
  • Almofadas: as almofadas decorativas adicionam estilo ao ambiente, com um toque de conforto.

Se gostou dessas dicas, também vai gostar de mais ideias para decorar a casa.

Leia Também: