Jardim de Suculentas

Ter plantas em casa é comprovadamente eficaz para melhorar a saúde de seus moradores. Elas são boas produtoras de oxigênio, contribuem para obter uma sensação de relaxamento e bem estar, regulam a umidade e purificam o ar do ambiente. 

Jardim de Suculentas | westwing.com.br

Porém, algumas pessoas não dispõem de tempo ou paciência para cuidar de plantas. A solução para esse problema pode estar no cultivo de um jardim de suculentas. Segundo os ensinamentos do Feng Shui, as plantas em residências trazem boas energias para toda a família e os cactos são bons guardiões da casa. Aprenda com o Westwing e veja como começar agora a cultivar essas plantas tão resistentes.

Compre agora com até 70% off:

Como Montar um Mini Jardim com Suculentas?

Originárias de ambientes desérticos, elas se adaptam bem a qualquer tipo de situação, como chuvas em excesso ou escassez de água. 

Fazer um mini jardim de suculentas também pode ser ideal também para pessoas que costumam esquecer de regar as plantas.E, além disso, as suculentas e cactos são ótimas para ambientes internos. 

As suculentas são plantas que dividem bem seus vasos com outras espécies e, por isso, permitem a mistura de diversas tipos de plantas de texturas, cores e flores diferentes. 

O jardim pode ser montado até mesmo em uma travessa, vaso ou qualquer outro pote de vidro. Para isso, basta escolher espécies de suculentas de micro porte, como a orelha-de-coelho, a planta-pérola, o cacto lápis e a rosa-de-pedra. 

Confira o passo a passo para criar um mini jardim de suculentas dentro de casa:

Prepare a terra: essas espécies de plantas se desenvolvem melhor em solos com boa drenagem. Por isso, utilize duas vezes areia para uma porção de terra adubada.

Monte o vaso: coloque argila expandida ou pequenas pedras no fundo da travessa. Cubra o recipiente até a metade com terra. Comece colocando as plantas maiores no fundo e depois as menores na frente. Preencha o vaso com terra.

Cubra o solo: para melhorar a drenagem do jardim de suculentas, coloque pedras britas em diferentes tamanhos.

Faça o acabamento: pequenas pedras, seixos, cascas de árvores, pedriscos e argila expandida finalizam o vaso.

Como escolher as suculentas?

Suculentas são todas as plantas capazes de armazenar água, como agaves, cactos e outras espécies. Ao todo, existem 22 mil espécies de suculentas no mundo e 2 mil no Brasil.

Para os que desejam plantas grandes no jardim de suculentas, indica-se o cultivo de cactos de porte maior, como o mandacaru, o cacto cereus e a agave. Essas espécies podem ser colocadas em canteiros, grandes vasos ou diretamente na terra. 

Os moradores de pequenos apartamentos podem optar por um jardim com diferentes tipos de suculentas com plantas de médio e pequeno porte, como a Echevéria-baby, Flor-de-Maio, Lança-de-São-Jorge, Gastéria ou Carpete-dourado. 

Um jardim de suculentas florido também pode ser muito bonito. Para isso, plante espécies como a Huemia, Kalanchoe ou a Aortia, que florescem o ano inteiro.

Como Cultivar Suculentas?

Um jardim de suculentas é muito simples de ter e cuidar. As plantas podem ser cultivadas em qualquer tipo de vaso, sejam eles de plástico, cerâmica ou vidro. 

Use substratos drenados e faça regas cuidadosas, bastando aguar as plantas uma vez por semana no verão e uma vez a cada quinze dias no inverno.

Mini Jardim de Suculentas | westwing.com.br

A suculenta é uma planta, que por ser muito resistente, costumam dar avisos do que precisa.

 Se a terra estiver seca, é só regar e se estiver sempre muito úmida, o indicado é trocar a terra. Verifique se as folhas estão manchadas ou murchas: isso é um indicativo de que as plantas precisam de água ou estão molhadas demais. Deixe seu jardim de suculentas tomar sol para manter uma cor saudável.

Gostou das dicas? Veja também: Como Plantar Suculentas e Como Cultivar Suculentas.

Você conhece o Westwing?

Conheça o Westwing, maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de decor e moda! Produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar?

Além disso, nas campanhas que oferecemos buscamos trazer os melhores produtos do mercado com um bom custo benefício e podendo ser parcelado em até 6x sem juros.

Faça seu cadastro gratuito e tenha acesso a descontos exclusivos. Vem!