Ter um jardim residencial é uma ótima oportunidade para se reconectar com a natureza. As flores trazem vida para todo e qualquer ambiente decorado que façam parte. E as plantas ornamentais são perfeitas para deixar o ambiente natural.
Um jardim móveis de ferro fica com uma aspecto vintage e elegante. Fonte: Unsplash
Um dos aspectos importantes da decoração de interiores é a construção de um design que tenha vida. Apesar de móveis e objetos decorativos serem elementos perfeitos para renovar o visual de um espaço, se a casa não conta com características naturais, tenha certeza de que a decoração não está completa. E é aí que os jardins residenciais entram: para trazer vida para o seu lar.
Compre agora com até 70% off:
Quando o jardim residencial se encontra logo na entrada da casa, ele é a porta de entrada. E, como você deve saber, a primeira impressão é a que fica. Então, aposte é um jardim com flores maravilhosas, como tulipas laranjas e rosas brancas.
Agora se você não conta com um aspecto na entrada de casa. É possível apostar em jardins verticais em algum cantinho livre nos cômodos. Ou apostar em ter um jardim residencial perfeito na área externa no fundo da casa. No caso de apartamento, as varandas são ótima para montar um jardim.
Se você está na dúvida de por começar, aproveite este guia simples da Westwing de como cultivar um jardim residencial.
Jardins Pequenos Residenciais: Aconchego em Dobro!
É um mito que lugares pequenos não possam ser decorados. A verdade é que um jardim residencial pequeno pode ser tão lindo quanto qualquer outro espaço amplo. O que muda nesse caso, são as escolhas que você vai fazer.
Evidentemente em um jardim pequeno você não pode colocar vários móveis, plantas e vasos de forma impensada. Você precisa ter um olhar preciso e optar por móveis multifuncionais e elementos decorativos que sejam essenciais para o ambiente.
Sem contar que ambientes pequenos costumam ser muito mais aconchegantes, já que passam a sensação de “ninho”. Use isso a seu favor e crie um jardim residencial perfeito!
Mesmo um jardim pequeno residencial pode ser uma área externa dos sonhos! Veja as nossas dicas a seguir!
Jardim Pequenos Residenciais: Como Decorar?
- Escolha um estilo de decoração perfeito.
- Monte uma boa paleta de cores.
- Faça uso de móveis multifuncionais, ou seja, que decorem e ofereçam alguma funcionalidade ao mesmo tempo. Sofás estilosos, cadeiras de balanço e bancos decorativos são ótimos exemplos.
- Jardins verticais: economizam o espaço de passagem, decoram as paredes e são fáceis de montar.
- Aposte em plantas pendentes. Os vasos pendentes fazem com que o terreno fique com espaço de sobra.
- Tenha uma iluminação criativa. A iluminação dá vida aos ambientes e decorar com spots ou cordões de led é uma ótima opção.
Decoração para jardins residenciais: O que não pode faltar?
Os jardins residenciais podem ser decorados das mais diversas formas, mas assim como todos os ambientes decorados, existem itens que não podem faltar!
- Conjunto de cadeiras e mesas: aqui entram mesas de jantar se você desejar ter refeições ao ar livre. Mas em jardins pequenos você pode se limitar a mesas de centro e mesas laterais.
- Sofás: os sofás de jardim são perfeitos para trazer comodidade, se você tem um espaço grande, um móvel como esse é indispensável.
- Vasos e cachepots: os vasos são elementos que ajudam a criar um estilo e criam uma conexão estética com as flores e plantas.
- Flores e plantas: entenda o clima e ambiente no qual o seu jardim se encontra e aposte nas flores e plantas que são mais adequadas.
Então, de modo geral, os jardins residenciais precisam de móveis, produtos decorativos e elementos naturais.
Estilos de jardins residenciais
Os estilos de decoração comumente utilizados nos interiores das casas, podem ser replicados nas áreas externas:
- Jardim residencial rústico: conta com mais elementos em madeiras e com estética crua.
- Jardim residencial moderno: móveis objetivos e vasos com características modernas.
- Jardim residencial provençal: traz características clássicas, pode fazer uso de móveis de madeira e metal.
- Jardim residencial romântico: traz elementos mais delicados e tons mais claros, tanto nos itens de decoração quanto nas flores.
- Jardim residencial japonês: estética japonesa, árvores bonsai, arbustos e pequenos lagos.
Jardim residencial tropical: colorido, mix de flores e mix de estampas.
Fontes de jardins residenciais
Se você sonha com um belo jardim residencial, uma ótima opção é trazer elementos que não sejam tão tradicionais. Ou seja, tenha mais do que flores e plantas, aposte em elementos inventivos e bonitos como as fontes de jardim.
As fontes podem ser grandes, mas também podem ser inseridas em um jardim pequeno. Elas deixam o ambiente mais elegante e leve.
Canteiros jardins residenciais: Quais as melhores flores?
Quer saber quais são as melhores flores para compor um canteiro de jardim residencial? A Westwing separou uma lista:
- Azaleias
- Rosas
- Tulipas
- Margaridas
- Violetas
- Ave-paraíso
- Begônia
- Petúnia
- Hibisco
Gostou? Leia também Jardim de Inverno e Jardim Criativo.