Luminárias

Conte com as luminárias para garantir sofisticação em casa! A iluminação é um dos fatores mais importantes na decoração. Através dela é possível distribuir a luz no ambiente, de acordo com sua necessidade - além de acentuar, destacar e até esconder certos pontos na composição do ambiente.

Luminárias | westwing.com.br

Entre diversos estilos, cada luminária decorativa tem uma função específica. Elas podem garantir imponência à sala de jantar ou criar um clima aconchegante no quarto; tudo depende do modelo escolhido. O Westwing separou algumas dicas para te ajudar a escolher o tipo de luminária certo para o seu projeto de iluminação. Confira abaixo!

Compre agora com até 70% off:

Luminária: Decoração

A iluminação faz toda a diferença no lar. Há alguns pontos a se considerar na hora de instalar luminárias: estilo da peça, materiais, funcionalidade no espaço, tipo de lâmpada e tipo de ambiente ao qual será colocada (interno ou externo).

Além disso, também é importante avaliar o tipo de iluminação que a peça gera no espaço. As principais luzes para casa são: geral, difusa, direta e indireta.

Ao avaliar todas essas características fica fácil chegar ao modelo ideal para todos os cômodos.

Modelos de luminária para decoração.

Em seguida, veja os modelos de luminárias para casa. Você pode decorar um mesmo ambiente com diferentes tipos de iluminação, para garantir os melhores efeitos.

  • Lustres: se seu objetivo é gerar imponência e destaque, você precisa de um lustre. Esta luminária de teto chique costuma ser feita em cristal ou vidro. Ele pode ser utilizado como iluminação geral do cômodo, porém, geralmente funciona melhor como complemento à decoração.
  • Pendentes: as luminárias pendentes são versáteis. Mais funcional do que o lustre, o modelo é usado para garantir foco de luz sobre mesas. O pendente pode ser encontrado em diversos estilos e é pendurado por fios ou cabos elétricos.
  • Plafon: este tipo de luminária é colocado junto ao teto e pode projetar tanto a luz direta, quanto a indireta. Modelos feitos em vidro irradiam iluminação em direção ao teto – que reflete-se indiretamente pelo ambiente. Por isso, o plafon cria menos sombras e é mais agradável aos olhos.
  • Spots: são utilizados para destacar uma peça ou um ponto em específico. É possível posicioná-los individualmente, ou em conjunto, num trilho. A segunda opção é chamada de luminária rústica, já que utiliza-se em decorações industriais.
  • Arandelas: estas luminárias de parede modernas projetam uma luz difusa no ambiente. Elas dão destaque a determinados pontos, sem ocupar muito espaço.

Esses são alguns dos modelos de luminárias. Além delas, é preciso escolher a lâmpada certa para cada espaço. As mais frias, na cor branca, garantem foco e atenção. Já as lâmpadas amareladas geram aconchego e ternura.

Luminárias para decoração da sala.

Ideias de luminárias para sala

A decoração com luminárias para sala de estar deve ser atraente e funcional, já que é ali onde recebemos convidados para momentos de descontração.

A luz geral pode ser originada através do plafon ou spots. Em salas grandes ou pequenas, o plafon pode ser embutido ao teto de gesso ou não. Os modelos externos, feitos para sobrepor, são modernos e garantem um efeito sofisticado no espaço.

Caso o ambiente seja grande, aposte num trilho de spots direcionáveis para iluminar toda a decoração da sala de estar com facilidade. Ao trocar os móveis de lugar, por exemplo, fica fácil mover os spots em novas direções, para iluminar as mesmas peças que eram iluminadas antes.

Modelos de luminárias coloridas.

No caso da luminária arandela para sala, coloque-a acima do sofá, próxima a quadros (que também podem ganhar destaque com luminárias embutidas), ou ao lado do rack, para iluminar o móvel e garantir um efeito amistoso no cômodo.

Já a luminária de chão para sala ilumina diferentes móveis ou acessórios e pode ser trocada de lugar sempre que quiser. Ela costuma ser posicionada ao lado do sofá, auxiliando a leitura e outras atividades. Modelos de cúpula são os mais indicados, porque geram uma iluminação difusa e confortável para os olhos.

Luminária de chão na sala com tapete, poltrona e tv.

No caso da decoração da sala de jantar, utilize pendentes ou lustres sobre a mesa. 

O pendente deve ter um terço do tamanho do tampo da mesa e deve ser posto a uma distância de 70 a 90 centímetros da mesa de jantar. Esta luminária de teto simples e rústica confere ainda mais beleza ao ambiente, além de promover uma iluminação direta.

O lustre para sala de jantar é essencial para quem não dispensa classe e sofisticação. Prefira modelos grandes, feitos em cristal e agregue luxo ao ambiente.

Estilo de decoração boudoir com lustre elegante

Ideias de luminárias para quarto

O quarto também deve ter diferentes tipos de iluminação. A combinação da luz geral com a difusa, direta e indireta auxilia tarefas, como trocar de roupas, ler e trabalhar.

A luminária de cabeceira é a mais procurada. Com ela, você não precisa acender a luz geral do quarto para procurar algo ou ler antes de dormir. 

O abajur é um dos tipos mais conhecidos de luminárias. Ele tem como finalidade garantir um clima mais intimista e próprio para leitura. Ao garantir o seu, é preciso verificar o material da cúpula, de modo a garantir a iluminação mais apropriada.

Luminária abajur com cúpula preta e corpo dourado | Westwing.com.br

A queridinha do momento é a luminária pendente moderna para cabeceira. Seja instalada no teto ou acoplada à parede, o ideal é posicionar este modelo nos dois lados da cama, para criar uma decoração de quarto harmoniosa.

A luminária de mesa também não deve ser esquecida. Há modelos direcionáveis ou fixos, que auxiliam os estudos e o trabalho em home office. Neste caso, prefira lâmpadas brancas, porque elas ajudam a manter a concentração.

Se quiser inovar, invista na luminária de chão articulada – mais moderna e refinada.

No closet, invista num trilho de spots e transforme o espaço num camarim! Um conjunto destas luminárias de teto é puro luxo. Complete o visual do ambiente com um espelho de led, para visualizar seus looks com clareza.

A iluminação geral do quarto pode ser feita com a luminária plafon.

Luminária para cozinha pequena

A decoração da cozinha deve contar com uma boa iluminação, que garantirá o preparo correto e atento dos alimentos.

Cozinha branca aberta com bancada em L e mesa branca redonda em destaque, iluminada por um pendente branco. Ao redor cadeiras prateadas modernas | Westwing.com.br

O plafon para cozinha mantém o espaço claro. No caso de ambientes abertos, no estilo industrial, a luminária para balcão ou bancada complementa o ambiente de maneira moderna.

Dependendo do comprimento do balcão, faça uma combinação com diferentes modelos de pendente para cozinha, posicionando dois ou três no espaço. Eles direcionam a luz, por isso destacam a refeição e outros acessórios decorativos.

O pendente preto é o mais usual. Mas, você pode variar, escolhendo a cor que combina melhor com todo o espaço. Este conjunto de luminária garante modernidade ao ambiente.

Luminária para banheiro pequeno

A iluminação do banheiro não deve ser esquecida! Neste caso, você pode utilizar plafon, pendentes ou arandelas no espaço.

O plafon deve ser usado como luminária de teto para banheiro. Ele pode ficar tanto embutido no gesso, quanto fora. Prefira o modelo quadrado para criar um espaço moderno. O plafon redondo é mais delicado, por isso, é indicado para quem deseja ter uma decoração suave.

Luminária no banheiro pequeno.

Já a luminária pendente industrial e a arandela para banheiro são luzes secundárias, posicionadas em cada um dos lados do espelho. Assim, auxiliam na hora de passar a maquiagem ou se barbear, por exemplo.

Há modelos de arandelas cilíndricas, que projetam a luz para cima e para baixo, criando um efeito suave e relaxante no ambiente. Escolha a iluminação para banheiro de acordo com as suas necessidades.

Luminárias externas

A área externa de casa também precisa da iluminação correta. Seja para destacar plantas ou iluminar o caminho pela noite, as opções mais sugeridas são o pendente, o balizador, a arandela, os postes ou spots.

Chamadas de luminárias para muro de jardim, todas são ótimas opções de iluminação.

A arandela tartaruga led é uma das mais utilizadas na parede, junto à arandela. Elas iluminam o espaço facilmente e, de quebra, economizam energia. No chão, os spots solares ajudam a destacar flores, sem pesar na conta de luz.

O balizador de jardim solar também sinaliza o caminho. Esta luminária costuma ser usada em escadas, iluminando os degraus com elegância.

Para escolher a melhor luminária de jardim, verifique o material das peças. Modelos em alumínio e plástico são os mais indicados.

Sempre que possível, opte por luminárias de LED – para dentro e fora de casa. Elas economizam até 80% de energia em relação às lâmpadas incandescentes.

Balizador de jardim preto em destaque entre plantas | Westwing.com.br

Como fazer luminária de mesa?

Mãos à obra! Faça sua própria luminária de mesa DIY, seguindo o tutorial do Westwing. Você poderá usá-la no quarto ou sala de estar, de acordo com as suas preferências.

Assista ao vídeo:

Onde comprar luminária de decoração?

Escolher a luminária certa é fácil! Dê um toque especial ao seu lar com os modelos de iluminação do Westwing, o maior clube de decoração gratuito do Brasil!

Ao acessar o site, cadastre-se gratuitamente para não perder nenhuma campanha e garantir produtos exclusivos, com até 70% de desconto. Dá para acreditar? Não fique de fora!

Encontre mais dicas de iluminação para casa no Westwing:

Leia Também: