Mesa de cabeceira

O quarto é um dos espaços mais importantes da casa. É nele que passamos grande parte de nosso tempo dormindo, nos arrumando ou apenas relaxando com tranquilidade. Por isso, nos preocupamos tanto em deixá-lo o mais lindo e aconchegante possível, para que nos sintamos bem em um ambiente que exprima toda nossa personalidade. A mesa de cabeceira é um dos elementos principais para deixar a decoração do quarto ainda mais rica, pois é um item que agrega funcionalidade e beleza, além de combinar com todos os estilos de ambiente.

Mesa de cabeceira | westwing.com.br

Não importa a função: acomodar objetos como óculos e livros, dispor uma bela luminária ou abajur ou servir apenas como elemento decorativo, a mesa de cabeceira possui um cantinho especial só para ela no quarto. Conheça alguns modelos e saiba como harmonizá-las de acordo com o estilo do seu ambiente. No Westwing criamos uma seleção de dicas e informações para você escolher a mesa de cabeceira perfeita!

Compre agora com até 70% off:

Como usar mesa de cabeceira na decoração

Mesa de cabeceira de madeira ao lado de cama com jogo de cama marrom

Fonte: Unsplash

Modelos de mesa de cabeceira

  • Mesa de cabeceira provençal: esse modelo oferece um visual clássico ao dormitório. Suas pernas são costumeiramente encontradas nos estilos queen anne, chippendale, sheraton ou federal, modelos curvilíneos ricos em detalhes e cortes, em referência aos grandes castelos europeus, que oferecem muito charme ao ambiente, além de um toque romântico e delicado. Você poderá encontrar o mesa de cabeceira provençal normalmente com uma ou duas gavetas em uma variedade de cores e estilos de puxadores, que dão um toque ainda mais exclusivo à composição. A mesinha de cabeceira provençal fica bem em quartos femininos, principalmente se harmonizado com um lindo abajur, relógio despertador ou arranjos de flores.
  • Mesa de cabeceira espelhada: este tipo de mesinha garante um toque de modernidade para o quarto. As gavetas ou portas deste modelo possuem espelhos que criam a sensação de amplitude e de maior luminosidade no ambiente. A mesa de cabeceira espelhado harmoniza muito bem em quartos de casal, podendo ser disposto um de cada lado da cama. Uma sugestão é colocar porta-retratos do casal e um belo vaso de flores em cima do móvel, garantindo um toque romântico para o dormitório.
  • Cabeceira com Mesa de cabeceira: este é um tipo de móvel diferenciado e que oferece muita inovação para o quarto. A cabeceira com mesa pode tornar-se um complemento perfeito para quem quer otimizar espaço e ainda renovar a composição. São vários modelos que envolvem uma cabeceira e uma ou duas mesas embutidas, que formam uma espécie de painel atrás da cama, deixando o visual do quarto único.
  • Mesa de cabeceira infantil: o quarto das crianças também merece um belo mesinha de apoio. Use e abuse de opções coloridas e estampas divertidas, com desenhos de bichinhos e personagens que elas gostem. Escolha puxadores criativos, procure uma mesa de cabeceira  infantil no tamanho ideal para a idade da criança e disponha brinquedos e abajures que criem um clima exclusivo ao quarto.
Mesa de cabeceira infantil

Fonte: Unsplash

Mesa de cabeceira Grande

As mesas laterais grande, em especial, tem funções mais determinantes do que a tradicional, o que o torna um móvel de desejo entre as opções disponíveis no mercado. Isso acontece pois é um móvel que tem ainda mais espaço disponível do que os modelos convencionais, garantindo uma superfície mais adequada para acomodar objetos pessoais, como livros, celular, fones de ouvido, computador e outros objetos.

Mesas de cabeceira com celular e itens pessoais em cima

Fonte: Unsplash

E ainda assim ter espaço suficiente para abrigar os itens decorativos que compõem o ambiente, como apoio para porta-retratos, luminárias, velas e o que mais a imaginação mandar.

O a mesa de cabeceira grande pode ser com gaveta ou não, mas no caso dos modelos com gavetas, existe ainda uma função a mais, que é a de servir como um local onde podem ser guardados itens pessoais que precisam estar à mão a qualquer momento, ideais para quem gosta de praticidade e conforto.

Assista um vídeo do Westwing com dicas de como organizar a gaveta:

Como decorar a mesa de cabeceira

A mesa de cabeceira é um móvel bonito e funcional, geralmente usado para ajudar na organização do cômodo, mas também é ótimo para decorar o ambiente, dando um charme extra. Normalmente usada no quarto, é excelente para apoio extra. É possível acomodar um abajur ou luminária, um vaso de flores, porta-retratos e controle remotos.

Existem modelos que funcionam como um conjunto de mesas lateral e funcionam muito bem para decorar a sala de estar e quartos grandes. Para escolher a que melhor se adequa na sua decoração a dica é observar seu ambiente como um todo. Existem mesas laterais em diversas cores, materiais e nos mais variados modelos.

Assista o vídeo e aprenda a criar uma luminária de pote para decorar sua mesa de cabeceira:

Recriando a Mesa de Cabeceira

Muitas pessoas preferem estilizar o quarto utilizando uma mesa de cabeceira diferente e criativa. São muitas opções de móveis ou objetos que podem se transformar em uma linda mesa de cabeceira. Basta utilizar a imaginação e criar lindas composições. Confira:

  • Aparador: é possível utilizar os modelos de aparadores menores como mesa de cabeceira no quarto. Com este tipo de móvel podemos criar uma bela composição rústica ou tradicional; no caso de aparadores coloridos, você poderá obter um clima moderno e descontraído. Atente-se apenas à altura do móvel, para que não fique muito acima da altura do colchão e aposte nessa dica!
  • Prateleira: se você possui um espaço reduzido no quarto ou prefere inovar na decoração, crie uma mesa de cabeceira utilizando pequenas prateleiras de madeira. Você pode dispor uma sobre a outra na vertical, com um espaçamento entre elas e fixá-las na parede próxima à cabeceira da cama. O visual fica incrível e diferenciado, perfeito para acomodar seus livros e uma luminária.
  • Garden seat: essa espécie de banqueta vem ganhando papel de destaque na decoração. Aposte em garden seats para o quarto e crie uma mesa de cabeceira totalmente criativo e diferenciado. São centenas de opções de cores, estampas e materiais, que oferecem um toque contemporâneo pro seu cômodo.
Mesas de cabeceira feita com banquetas

Fonte: Unsplash

Assista o vídeo e veja como utilizar o garden seat como mesa de cabeceira:

Ideias de Mesa de Cabeceira Faça Você Mesmo 

Uma pilha de malas, escadas de madeiras antigas e pequenas além de livros organizadamente amontoados ao lado da cama. Essas são mais algumas ideias de mesa de cabeceira diferentes para a decoração do lar. Confira a seguir mais informações sobre isso:

  • Pilha de malas: mas antigas, especialmente aquelas com visual vintage, são ótimas para servir como mesa de cabeceira diferente na decoração do seu quarto. Empilhar as peças e deixá-las ao lado da cama dará um décor inesperado para o espaço. Em cima delas, poderá colocar um abajur, o livro que está lendo e uma garrafa de água para a noite.
  • Escadas de madeiras antigas: escadas de madeiras menores são outros recursos que ajudam a compor o ambiente com mesinha de cabeceira diferentes. Nessa opção, cada degrau do artigo pode receber um adorno, acessório ou peça. Dessa forma, os livros podem ficar em uma prateleira, vasos com flores em outro e a luminária separada também.
  • Livros amontoados: quem ama ler e quer dar uma cara cult para a decoração do quarto pode amontoar uma série de livros e transformá-los em uma mesa de cabeceira criativo para a decoração.
  • Com blocos de cimento: blocos de cimento usados pela construção civil também podem dar origem a uma criativa mesa de cabeceira. Com 3 unidades da peça você consegue montar uma mini mesa que serve como mesinha de cabeceira. Para isso basta usar dois blocos como pés e um como prateleira.
Mesa de cabeceira feita com livros e malas

Fonte: Pinterest

Gostou das dicas? Veja também: Como decorar mesa de cabeceira e dicas para decorar o quarto.

A Melhor Loja de Decoração Online

Você conhece o Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de decor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar? O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar aqui. Vem!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Leia Também: