Não há nada mais clássico e elegante do que um ambiente composto por móveis de madeira, que se tornaram muito populares no século XX com o uso de carvalhos, mogno, cerejeira e pinho para a fabricação das mobílias coloniais – feitas antes de ferro – devido a cinco características fundamentais: beleza, durabilidade, resistência, disponibilidade e fácil manuseio.
Seja para serem usados em uma ambientação mais moderna e sofisticada, até mesmo para uma decoração rústica, os móveis de madeira são capazes de transformar qualquer canto da casa com sua imponência. Se você está pensando em renovar o lar, deve levar em consideração a beleza inconfundível de um móvel de madeira e se inspirar nas dicas do Westwing. Eles compõem um ambiente acrescentam charme e muita personalidade à decoração, porém, alguns aspectos devem ser levados em consideração para acertar na escolha. Para não errar, veja abaixo os tipos de madeira para móveis mais usados:
Compre agora com até 70% off:
Tipos de Madeira mais Comuns para Mobília
Cada madeira possui particularidades que definem o uso mais apropriado na hora de fazer móveis de madeira que sejam, além de bonitos, resistentes e duráveis. Alguns são mais comuns no mercado hoje em dia. Vamos conhecê-los?
- Cedro: os cedros são resistentes à umidade e por isso podem ser usados em móveis de madeira que serão colocados ao ar livre, pois não correm o risco de apodrecer. Outra característica do cedro é que ele possui um odor aromático que afugenta insetos.
- Cerejeira: a cerejeira é uma das espécies mais populares na construção de móveis de madeira. Sua popularidade é explicada quando nos deparamos com a beleza de sua cor – que vai ficando castanho avermelhado com o tempo – e pode ser usada em quaisquer tipos de móveis de madeira, como uma linda mesa de jantar que vai durar por gerações.
- Pinho: o atrativo dos móveis de madeira de pinho é o seu custo benefício, pois apesar de ter um custo menor, ele mantém a qualidade e durabilidade de outras madeiras mais caras. Sua cor natural é bem clara e por isso é ideal para uma decoração mais clean ou minimalista.
- Carvalho: o carvalho também é muito usado para fazer móveis de madeira. Com duas opções de cores, vermelho ou branco, o carvalho é ideal para móveis como armários de cozinha, pois permite um acabamento com cera em pasta que facilita muito na hora de limpar e é também resistente à umidade.
- Nogueira: conhecida pela sua alta resistência, a madeira de nogueira é considerada uma das mais mais valiosas e é usada desde os tempos coloniais. Sua camada mais interna, chamada cerne, possui cor acastanhada e tem um toque lustroso, o que a torna ideal para lindos móveis para o quarto, por exemplo.
- Mogno: com tonalidade avermelhada, que vai do mais claro ao mais escuro, o mogno é um dos melhores tipos de madeira para móveis, pois além de durável, ele pode ser aplicado em diversos tipos de mobília como guarda-roupas, camas, mesas e cadeiras. Assim como os móveis de madeira de cerejeira, irão durar uma vida toda.
- Madeira de demolição: uma tendência atual que vêm conquistando adeptos pelo mundo todo são os móveis feitos de madeira de demolição usados para criar um ambiente totalmente autêntico e sofisticado pensando na sustentabilidade. Isto porque a matéria-prima utilizada para a fabricação vem, como o próprio nome já diz, da demolição de construções antigas que eram feitas de madeiras nobres que já não estão disponíveis na natureza.
Móveis para Sala de Madeira
Qualquer sala, independente do estilo, pede móveis que privilegiem conforto, beleza e funcionalidade. Antes de sair comprando os móveis para sala de madeira, pare e pense no ambiente que você deseja criar. A sala de madeira já tem um aspecto mais rústico e aconchegante, portanto, é preciso ver se você vai acentuar estas características, ou criar o efeito oposto, investindo em peças modernas e ousadas.
Os móveis para sala de madeira no estilo rústico devem seguir as bases deste estilo, com cores simples, materiais no seu estado bruto e tecidos naturais para os estofados, cortinas e tapetes. Já os móveis para sala de madeira moderna podem ter um design especial. Sejam eles feitos de ferro, alumínio cromado ou vidro, todos irão criar um efeito interessante.
Quando souber o ambiente que deseja criar, vá em busca dos móveis para a sala de madeira. Comece pelas peças maiores para criar o ambiente. Entre os principais móveis para sala de madeira estão o sofá, a mesa e uma estante. Depois de escolher o tamanho e estilo destes móveis para sala de madeira, de maneira que eles se comuniquem e criem uma certa unidade, complemente-os com objetos decorativos e outros móveis auxiliares. A sala precisa ter personalidade e estilo, portanto invista em peças que revelem o seu jeito e estilo de vida.
Cores de Móveis para Sala de Madeira
As cores de móveis para sala de madeira irão variar de acordo com o estilo de espaço. Os móveis pra sala de madeira podem ser brancos, criando um contraste chique e elegante. No entanto, se você quer um efeito oposto, aposte no marrom, castanho ou bege, que são facilmente absorvidos e incorporados de maneira discreta pela madeira.
Além disso, os móveis para sala de madeira podem ser em cores vibrantes como vermelho, laranja ou azul, ajudando a aquecer o ambiente. Já as cores de móveis para sala clássica devem ficar entre o branco, creme e outros tons suaves, pois combina com os outros itens de decoração. Uma sala vintage ou retrô, combina com cores pastéis e que façam referência a estilos mais antigos. Os móveis para sala simples devem focar mais na funcionalidade e num design básico, evitando extravagâncias.
Seja nos móveis para sala de madeira ou qualquer outro estilo, é fundamental criar um espaço harmônico, proporcional e confortável para todos os moradores da casa.
Agora que você conhece algumas das principais espécies usadas na fabricação de móveis de madeira, fica fácil escolher a melhor opção para fazer a composição certa na decoração do seu lar.