Poltrona: Diferentes Modelos e Como Escolher

Onde mais conseguir todo o conforto que precisamos do que em uma confortável poltrona? Sentar, relaxar, ler um livro, conversar – depois de um longo dia de trabalho, essas são algumas das coisas que mais desejamos.  Com seu assento acolchoado, macio e suave, poltronas aconchegantes representam beleza, imponência e bem-estar. Com releituras que vão de Le Corbusier ao casal Eames, o Westwing oferece uma ampla variedade dessas peças de decoração duradouras e cheias de personalidade.

Poltrona: Diferentes Modelos e Como Escolher | westwing.com.br

Aqui você encontra poltrona para sala de tv ou para outro ambiente em cores, formas e texturas diferenciadas. Seja uma poltrona clássica, poltrona reclinável ou poltronas de encosto alto, temos o móvel certo para compor o seu espaço.  Mas, além do preço e indiscutível qualidade de nossos produtos, também queremos que você se inspire. Por isso, o Westwing reuniu algumas informações e dicas de estilo para que você comece a criar a decoração dos seus sonhos. Confira!

Compre agora com até 70% off:

Sala de estar minimalista com sofá branco e duas poltronas brancas com pés de madeira sobre tapete na mesa cor

Como Escolher a Poltrona Certa?

Como escolher a poltrona ideal? A resposta dessa pergunta está na comodidade e no conforto que este tipo de assento oferece, independente do seu design ou forma. Poltronas com suporte para as costas e apoio para os braços são ideais para descansar e recarregar as energias em poltronas confortáveis para continuar o dia.

Cada tipo de poltrona se adequa melhor a um cômodo da casa. Há poltronas para a sala de estar, quarto, poltrona para escritório, quarto de hóspedes, e se houver espaço suficiente, até mesmo no corredor. 

Poltrona branca com pés palito de madeira sobre tapete, ao lado de aparador com detalhes dourados e luminária de chão

No quarto das crianças, a poltrona também tem utilidade.Por exemplo, esse tipo de móvel é ideal para sentar-se à noite para ler uma história ou ajudá-las com a lição de casa, ou ainda, para ser usada pelas próprias crianças para brincar e descansar. 

Poltrona Pequena

Fácil de combinar, a poltrona pequena pode ser usada em vários espaços da casa. O segredo para um décor interessante, é saber harmonizar todos os móveis e elementos que compõem a decoração do ambiente. Confira algumas sugestões de como decorar com  poltrona pequena.

  • A sala de estar ou de televisão tem o sofá como peça central. A poltrona pequena é uma alternativa simples para dar um novo ritmo para este ambiente. Ela pode ser combinada com o sofá ou ter um design completamente arrojado, ganhando ainda mais destaque na decoração.
  • A poltrona pequena é uma excelente opção para a composição do escritório. Ao lado de uma estante de livros e luminária, a poltrona pequena cria um cantinho de leitura espetacular. Ideal para momentos de estudo ou de relaxamento.
  • O quarto ganha um ritmo diferenciado com o uso da poltrona pequena no décor. Ela pode ser posicionada ao lado da cama. Assim, você garante uma forma prática de receber visitas no seu quarto e ainda ganha um assento confortável para assistir televisão ou ler um livro.

Quarto estilo escandinavo com poltrona branca ao lado da cama e mesa de cabeceira em madeira

Poltrona Pétala

A Poltrona Pétala Westwing traduz a combinação atemporal e estilo único, que une o clássico e o marcante em uma estética cuidadosamente projetada para te dar todo conforto e versatilidade, até porque foi-se o tempo em que um modelo de alta decoração tinha apenas uma função no ambiente.

Esse modelo de poltrona servirá como um ponto de contraste em sua decoração, criando a harmonia que transformará qualquer cômodo da sua casa em um delicado porta-jóias

Poltrona em veludo pétala rosa

Poltrona Costela

Poltrona Costela é uma queridinha mundial. Inspirada na decoração dos anos 1950, as poltronas costelas marcaram o design de toda uma geração. Projetada pelo designer austríaco Martin Eisler, além de elegantes, essas peças ainda são super confortáveis. Escolha a cor que tenha a ver com a sua paleta e aposte!

Poltrona costela Westwing feita em couro, com suporte de madeira sobre tapete felpudo bege

Poltronas para Sala de Estar

Normalmente, as poltronas são posicionadas ao lado de sofás ou mesas de jantar. A poltrona também pode ser colocada ao lado de outro pequeno assento, como um pufe, perto da janela, ou então de frente para a televisão, ou até mesmo em frente à lareira. 

A poltrona estofada dispõe de um encosto para as costas e de um apoio para os braços bem acolchoados. Alguns modelos também oferecem um encosto para a cabeça para que você possa relaxar e aproveitar a sua poltrona super confortável.

Poltrona grande azul na sala de estar em tons de branco, detalhes em azul e madeira. Sofá retrô branco e luminária pendente sobre a poltrona grande

Poltrona Reclinável 

A poltrona reclinável é especialmente concebida para favorecer o relaxamento. Ela permite que as pernas sejam estendidas à frente do corpo. Portanto, um bom local para este tipo de poltrona é diretamente à frente da televisão. Esse tipo de móvel é uma ótima opção para desfrutar de um bom filme de forma confortável e agradável.

A poltrona reclinável geralmente oferece uma funcionalidade adicional que é a possibilidade de apoiar as pernas. Seja através de uma forma integrada de apoio para os pés ou em combinação com um puff correspondente, este modelo de poltrona é particularmente confortável. 

Na maioria dos casos, este tipo de descansa-pés é feito do mesmo tecido que a poltrona. Outro modelo que também inclui essa função é a poltrona-cama.

Como Escolher uma Poltrona Reclinável?

A tarefa de escolher poltrona reclinável deve ser feita com calma e cuidado, para que ela harmonize com a decoração da sala, escritório ou qualquer ambiente em que você deseje adicionar um toque de relaxamento. Confira as dicas do Westwing para escolher a sua poltrona reclinável:

  • Meça a poltrona reclinável para que ela possa ser aberta sem obstruir a circulação do espaço.
  • Considere a altura e a largura dos moradores da casa, para que a poltrona confortável seja adequada para todos.
  • Essas poltronas são ideais para ambientes como a sala de TV. A poltrona para sala de TV pode ser mais larga e mais alta, para que você se sinta realmente confortável e aconchegado.

Sala de estar com poltrona grande e luminária.

Poltrona: para a casa ou escritório

A poltrona também tem o seu lugar na ambientação de escritórios e alguns estabelecimentos comerciais como bares e casas noturnas. Nesses locais, é comum a opção pelos modelos de poltrona de couro.

Seja no escritório, no bar ou em casa, a poltrona é ideal para descansar e repousar confortavelmente, enquanto aproveitamos algumas horas de relaxamento. Entre os materiais utilizados para a fabricação desses móveis estão o tecido, o couro natural e o couro sintético.

Nos bares, a poltrona proporciona um ar mais aconchegante e intimista para o local, ideal para um encontro romântico ou happy hour com os amigos do trabalho.

Poltronas pretas sobre tapete na mesma cor. Puffs de tecido e mesa de centro pretos em contraste com a parede branca

Poltrona de Encosto Alto: peça clássica

Uma das peças mais clássicas e atemporais é certamente a poltrona de encosto alto, perfeita para apoiar e relaxar a cabeça. Esta poltrona tem uma versão reclinável, bem como com descansa-pés integrado. Esse tipo de móvel costuma ser utilizado como cadeira de leitura, já que o encosto alto permite o apoio da cabeça.

Poltrona de encosto longo verde escuro ao lado de mesinha lateral moderna dourada

Poltrona de Couro

As poltronas de couro são geralmente de alta qualidade. Consideradas artigos de luxo, elas são especialmente populares devido ao design elegante. O couro sintético também é muito utilizado na produção de poltronas. A vantagem da poltrona de couro é que ela se adapta rapidamente à temperatura corporal, resultando em um tipo de assento muito mais confortável e acolhedor.

Já a poltrona de couro sintético tem como vantagem a baixa necessidade de manutenção. Porém, o couro natural é um material muito mais durável. Tecidos de algodão ou de outros materiais sintéticos são usados com muita frequência também na produção de poltronas.

Poltrona de couro azul ao lado de luminária de chão com pés de palito e mesinha lateral de madeira com vasos

A escolha do material mais adequado depende da função que será dada à poltrona, além do gosto pessoal e do estilo da decoração do espaço. O mais recomendável é escolher uma poltrona que combine com o design dos outros móveis da casa.

Para uma decoração provençal, por exemplo, escolha uma poltrona estampada floral e acabamento em dourado, para dar um toque de requinte ao décor. Para um estilo rústico, poltronas de madeira com futon em cima são os móveis perfeitos para proporcionar aconchego e conforto na sala, no quarto, no hall de entrada, na varanda ou onde você quiser!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Leia Também: