Tapeçaria

Como com qualquer forma arte, a tapeçaria de alta qualidade pode abrir uma janela para o passado, expandir o espaço emocionalmente e visualmente, criar a base para um tema, adicionar cor e dar vida a um espaço com individualidade e charme. Decorar com tapeçarias acrescenta beleza e personalidade a qualquer cômodo.

Tapeçaria | westwing.com.br

Há milênios pessoas utilizam tapeçarias e tecidos para decorar suas casas. A tapeçaria é uma das formas de arte que vêm de uma ampla variedade de origens culturais, dando-lhes uma grande diversidade de estilos. Quer aprender a decorar com essas peças tão únicas? Então veja o guia que o Westwing preparou para você!

Compre agora com até 70% off:

Tapeçaria de Parede: Rica em História

As peças de tapeçaria são feitas a partir de pinturas que os artesãos tentam reproduzir com fidelidade. Porém, por se tratar de um trabalho manual, as peças nunca saem iguais, fazendo com que cada tapete seja único e ainda mais especial.

 Quarto decorado com tapeçaria

Fonte: Pinterest

A França é considerada o berço da técnica que, embora já tivesse sido feita pelos gregos e romanos na Antiguidade, teve seu auge durante o Renascimento em território francês.

Tapeçaria: Materiais Tradicionais com Toque Moderno

Tapeçarias tradicionais, particularmente tapeçarias era medieval, eram feitas em . Isso forneceu uma base forte para a adição de corantes e pigmentos e possui a vantagem de ser resistente e de fácil acesso. Ao longo do tempo, outros fios foram adicionados à mistura, mas o princípio básico de materiais naturais manteve-se, utilizando os materiais e as técnicas tradicionais.

Uma tapeçaria de lã, quando misturada com polímeros sintéticos, tem a vantagem de preservar o calor tradicional de tapeçarias desse material, além de adicionar uma robustez de longa duração.

modelos coloridos de tapeçaria

Fonte: Unsplash

A melhor qualidade da tapeçaria de parede moderna é o aproveitamento máximo dessa mistura de velho e novo, utilizando novas fibras melhoradas para reproduzir a arte clássica. Com as melhorias introduzidas aos pigmentos e corantes, agora podemos comprar facilmente reproduções fiéis de modelos seculares de tapeçaria, em cores tão vibrantes quanto eram no momento em que foram originalmente concebidos.

Modelos de Tapeçaria: Encontre Seu Favorito

Antes de decorar com muita elegância nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre os modelos de tapeçaria, não é? Dessa forma, fica bem mais fácil encontrar seu modelo favorito e inovar com muito estilo. 

Tapeçaria sofisticada: para incorporar a tapeçaria de forma bem sofisticada no ambiente use uma peça que chame atenção por si só. Não há necessidade de incrementar com muitos objetos decorativos. Focar em tons terrosos e mais sóbrios é uma ótima pedida. 

Tapeçaria nômade: o estilo nômade vai e volta nas tendências de decoração. Ainda assim, não deixa de ser é um ótimo match com a tapeçaria decorativa. Nesse estilo, vale priorizar peças de tapeçaria com estampas que lembram a atmosfera de viver entre a natureza. 

tapeçaria nômade vermelha pendurada na parede

Fonte: Pexels

Tapeçaria mística: um sucesso entre pessoas que adoram astrologia. A tapeçaria mística é ótima para trazer à tona estampas de diferentes povos ancestrais e referências astrológicas. 

Tapeçaria boho: com a tapeçaria boho fica fácil montar um estilo que encanta os olhos mesclando referências hippies, punks e orientais. O toque vintage é essencial nesse caso! 

Tapeçarias colorida: uma explosão de cores faz toda a diferença no ambiente, não é? Com a tapeçaria colorida vale a pena brincar com tons diferentes e, quem sabe, até compor um estilo mais retrô

Desafios da Decoração com Tapeçaria

Escolher uma tapeçaria horizontal irá ajudar a dar a impressão de maior comprimento a uma sala de estar, por exemplo. Esse tipo de tapeçaria dá uma ilusão de espaço adicional, sendo indicada para decorar espaços pequenos.

Se o ambiente, por outro lado, é grande e frio, experimente usar uma série de tapeçarias menores juntas. Pendurar pequenos modelos de tapeçaria também adiciona calor e aconchego para o seu quarto.

tapeçaria em tons de azul

Fonte: Unsplash

Para combinar bem seus itens de tapeçaria com o restante da decoração, primeiramente indicamos a escolha de uma paleta de cores para o cômodo. Lembre-se que cores fortes ou escuras tendem a reduzir o ambiente, enquanto cores suaves e claras dão a impressão de amplitude.

Decoração com Tapeçaria: Como Cuidar?

Como a tapeçaria é feita manualmente, a decoração com tapeçaria merece muita atenção aos detalhes e aos cuidados essenciais na hora de lidar com as peças no dia a dia. 

Para começar, o mais essencial é afastar a tapeçaria de todos os elementos que possam agredir a peça como água, sujeira e, outro detalhe, o contato contínuo. Por conta do contato excessivo a peça pode acabar esfolando e perdendo seus aspectos originais ao longo do tempo. 

tapeçaria feita a mão

Fonte: Pexels

Não somente, evite que a peça de tapeçaria fique em contato com o sol. E, a propósito, é importante que a tapeçaria possa secar em um lugar com sombra após a higienização. 

Para completar, peças de tapeçaria usadas no chão tanto quanto as tapeçarias decorativas que tendem a ficar na parede precisam de uma modificação de posição semanalmente para evitar desgastes em áreas específicas.

Curiosidades Sobre Tapeçaria ao Redor do Mundo

Não é novidade que as peças de tapeçaria são verdadeiras obras de arte tecidas para deixar decoração ainda mais aprimorada!

É ainda mais interessante saber que lugares nos quatro cantos do mundo também têm relações muito especiais com a decoração com tapeçaria. 

A tapeçaria francesa floresceu na idade média por conta da abundância de lã e alto número de mão de obra disponível. 

Inclusive, você sabia que as tapeçarias decorativas mais antigas, normalmente eram produzidas em conventos? Exatamente, esses lugares eram essenciais para mover o comércio de tapeçaria da época. Depois de prontas, as peças iam para as igrejas e, como de praxe, tinham temática religiosa. 

Enquanto isso, a tapeçaria indiana também é conhecida até hoje por expor elementos religiosos. As peças costumam trazer a representação de deuses hindus, mandalas e outros belos detalhes em seu acabamento!

Tapeçaria e Acessórios de Decoração: Como Compor o Décor?

Agora que você já conhece diversos modelos de tapeçaria, está mais que na hora de compor o décor perfeito, certo? 

A forma como você irá unir a tapeçaria decorativa e os acessórios de decoração depende muito do que combina mais com seu estilo. Se o intuito é dar vida a um ambiente regido pela tendência moderna, sempre é necessário levar em conta que “menos é mais”. Vale a pena deixar a tapeçaria em evidência e poucos objetos decorativos ao redor. 

No entanto, se for optar por um estilo boho chic vale a pena priorizar a mescla de cores e texturas.

quarto com tapeçaria azul na decoração

Para criar uma decoração com tapeçaria mais romântica e sensível, aposte em tons de rosa, vermelho, branco e creme para proporcionar maior delicadeza ao décor. Vasos e cachepots podem contribuir muito para um ambiente mega delicado! 

Ainda assim, o que mais importa é compor uma decoração harmoniosa e bem organizada. Dessa forma, torna-se possível estar em um ambiente lindo e que também te traga mais conforto. 

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

A hora de decorar a casa é uma das partes mais gostosas quando se começa a ornamentar o nosso lar. Além dos grandes e principais móveis como sofás, estantes, cama, armários e mesas, é preciso se atentar aos detalhes que irão imprimir nossa personalidade dentro do espaço. E, na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para uma decoração perfeita para casa!

Na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar. Aproveite e renove sua decoração online conosco!

Leia Também: