Tapetes

Sem uma data específica de surgimento, historiadores acreditam que o tapete começou a ser confeccionado no oriente. Naquela época, o tapete era elaborado com lã, seda e algodão e por conta da fragilidade desses materiais é difícil encontrar alguma pista sobre sua origem. Hoje em dia, os tapetes são fabricados com os mais variados tipos de tecidos de tapete e matérias-primas. E pode exercer mais de uma funcionalidade dentro de casa.

Tapetes | westwing.com.br

Além de complementar a decoração do lar, eles favorecem o conforto, protegem o piso e ainda podem ser utilizados para cobrir imperfeições. No momento da escolha, é necessário levar em consideração alguns fatores. Como por exemplo, para sala de estar, onde é possível dispor de tapetes maiores. Existem vários tipos de cores, tamanhos e formas de tapete. E o Westwing trás algumas dicas de qual é a melhor opção para cada cômodo da casa. Inspire-se!

Compre agora com até 70% off:

tapete estampado preto com mesa de jantar

Fonte: Pexels

Tapetes Orientais

Os tapetes orientais envolvem as casas com maravilhosas estampas e uma espetacular combinação de cores. Estes tipos de tapetes decorativos são geralmente denominados segundo sua região ou lugar de origem – muitas vezes eles vêm do Paquistão, Afeganistão ou Irã. Porém, não é somente o nome das almofadas que é determinado segundo a região ou sua origem, mas também os enfeites e padronagens que decoram os tapetes típicos de uma região em particular.

tapete estampado colorido com mesas de centro em cima

Fonte: Pexels

Tapetes Kilim

Kilim é uma designação dada a tapetes de lã sem veludo. Suas origens são similares ao dos tapetes orientais – eles vêm normalmente do Irã, da região do Caúcaso e do Afeganistão. Durante séculos, as mulheres fabricaram estes tecidos a mão e os utilizaram como mantas para cadeiras, tapetes para parede, esteiras e, é claro, como tapetes para o chão.

tapete bege com desenhos em sala de estar com sofá e cortina

Fonte: Pexels

Tapetes com Felpa Longa, Alta ou Curta

A felpa para tapete é formada por fibras e fios, e representa a superfície do tapete. A altura da felpa se mede segundo a altura das fibras: desde o material de base até a ponta da fibra. Se um tapete tem uma felpa com altura de menos de 1,5 cm, é considerado de pêlo curto.

Também é possível diferenciar os tipos tapetes de pêlo longo: se a altura da felpa tem entre 1,5 e 5 cm, são considerados como tapetes de felpa alta. E, se a altura ultrapassa 5 cm, classifica-se como tapetes de felpa longa.

tapete colorido com sofá cinza

Fonte: Pexels

Tipos de Produção de Tapetes

Diferentes tipos de tapetes com estampas e lisos

Fonte: Freepik

Os tapetes, todavia, são considerados um trabalho quase que artesanal. Portanto, o tipo e modo de produção determinam seu aspecto estético e seu preço.

  • Tapetes de Tecelagem: a técnica da tecelagem é provavelmente a forma mais simples e antigas para a fabricação de tapetes. Existe um sistema de fios cruzados – chamados de trama e urdidura – no qual eles se cruzam em um ângulo reto, mantendo um padrão em ambos os lados, de modo que os tapetes tecidos sejam reversíveis.
  • Tapetes em Tela ou em Nó: consegue-se trançar tapetes em tela criando nós ao longo de cada fio. Os fios vão sendo amarrados nó a nó até completarem a superfície total dos tapetes. Quanto mais nós se atar, isto é, quanto maior for a quantidade de nós, mais valioso e fino será o tapete.
tapete com cruzes pretas e cinzas e sofá branco com vista

Fonte: Pexels

Cômodos Diferentes, Tapetes Diferentes

Seja por razões estéticas ou funcionais, cada cômodo deve ser equipado com tapetes diferentes. No banheiro, um tapete ou uma esteira são acessórios muito práticos, tornando mais cômodo e acolhedor o piso de ladrilhos frios.

Colocar os pés descalços diretamente sobre um tapete macio quando se sai de um banho ou ducha quente é uma sensação muito mais agradável do que o contato direto com o azulejo gelado.

tapete estampado em sala verde e mesa de madeira

Fonte: Pexels

O mesmo ocorre com os tapetes para os quartos – depois de uma boa noite de sono reparador, não queremos pisar sobre o solo frio e sim sobre a agradável sensação de calor proporcionada por um tapete aos pés da cama.

Em zonas de trânsito, como a entrada da casa ou corredores, passadeiras são a escolha perfeita. Graças ao seu formato alargado, elas se adaptam perfeitamente a estes tipos de áreas, impedindo com que a sujeira vá para outras partes da casa. Para isso, é necessário que esses tapetes sejam impermeáveis à sujeira e tenham alta durabilidade.

Pessoas dispondo tapete no chão da sala

Fonte: Freepik

Na sala de estar, o tapete é um elemento indispensável, já que atua ativamente no conforto, ambientação e estética geral do ambiente. Os tapetes são também muito importantes nos quartos infantis, uma vez que as crianças passam a maior parte do tempo brincando sentadas no chão. Desta forma, evita-se o contato dos mesmos com o piso desnudo, além de protegê-los contra possíveis quedas.

tapete persa vermelho com crianças sentadas

Fonte: Pexels

Carpetes

Quando pensamos em carpete, logo nos vem à cabeça a recordação de carpetes antigos e cinzas, tão comuns no passado. Quem opta pela colocação de um carpete não o faz por razões estéticas, mas sim para desfrutar de um piso macio, suave e confortável.

carpete vermelho em sala com mesa de centro

Fonte: Pexels

O fato de que os carpetes cobrem praticamente toda a superfície do chão influencia no espaço e visão geral da área. Sendo assim, a escolha da cor e do padrão da textura deve ser feita com cuidado. Padronagens muito chamativas e as cores brilhantes não são recomendadas, já que podem transmitir uma inquietude para o restante da casa.

Capachos

Clássicos nas entradas das casas e apartamentos, os capacho são mais grossos e, por isso, a durabilidade deles é maior e ideal para receber visitas. Existem diversos tipos de tapetes capachos e a maioria deles possui mensagens divertidas como “bem-vindos” e até mesmo “Diga oi para o cachorro”, outros possuem desenhos, é só escolher o seu modelo favorito. Já tem um capacho? Então, confira a dica que preparamos para você atualizar o seu capacho:

Como limpar os tapetes?

Para garantir a durabilidade do tapete, a limpeza adequada e regular é fundamental. A higienização também é importante para a saúde das pessoas que vivem na casa.

Homem passando aspirador de pó no tapete

Fonte: Freepik

Limpar o tapete adequadamente é mais simples do que se imagina. Comece passando o aspirador de pó na superfície. Com uma escova macia, escove o tapete com cuidado para remover manchas. Para limpar resíduos, utilize um pano umedecido com água e deixe o tapete secar. Repita esse procedimento sempre que necessário.

Onde comprar os melhores tapetes para casa? 

WestwingNow tem tapetes modernos e clássicos, além de outros móveis e objetos de decoração para casa! Confira.

Quer saber como limpar tapetes? Preparamos um posts para te ensinar truques de higienização de tapetes, veja: Dicas para você limpar o tapete da maneira correta.

Tapetes para casa – aprenda a fazer um tapete de pompons:

A melhor loja de decoração online

Você conhece a Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar? O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar aqui. Vem!

Leia Também: