60 Tipos de flores para casa

Ter plantas em casa é um privilégio! Elas não só enfeitam o lar, como trazem uma série de benefícios aos moradores. Por isso, nunca é demais apostar em uma decoração com diferentes tipos de flores. Assim, todos os cômodos ficam ainda mais coloridos, cheios de vida.

60 Tipos de flores para casa | westwing.com.br

As flores naturais ajudam a purificar o ar e melhoram a umidade do ambiente. Elas também são parceiras na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, além de melhorar a produtividade.

Compre agora com até 70% off:

Deu para perceber a importância da decoração com flores, não é mesmo?

Para te ajudar a escolher as melhores, a Westwing separou um guia completo com mais de 50 recomendações. Elas podem ser plantadas no jardim, ou dentro de casa, em vasos e floreiras.

Tipos de flores para jardim

Saber quais são os tipos de flores com nomes é a melhor maneira de encontrar aquela plantinha que você tanto gosta para completar a ornamentação de casa. No jardim, as flores chamam a atenção e trazem belíssimas cores ao lar. Já pensou ter um espaço repleto de amarelo, rosa, laranja e verde?

Confira alguns dos principais tipos de flores para jardim com nomes, para não esquecer!

1. Rosa do deserto

Rosa do deserto

A rosa do deserto é elegante. Fonte: Unsplash

A Rosa do deserto é um tipo de flor rosa e delicada, com beleza exótica. Como pode atingir cerca de cinco metros de altura, o ideal é que ela seja plantada no jardim, para deixar a área externa de casa ainda mais elegante.

Por ser uma plantinha originária da África, ao sul do Saara, é muito resistente a climas quentes. Em locais frios, é preferível que a rosa seja cultivada em vasos, dentro de casa. 

De todo modo, é indicado que elas tenham fiquem em locais com incidência solar direta por, pelo menos, seis horas ao dia. Assim, suas flores florescerão fortes.

A Rosa do deserto gosta de terra com bastante água, mas nunca encharcada.

2. Bromélia

Bromélia vermelha

As bromélias trazem um ar tropical ao jardim de casa. Fonte: Pinterest

As Bromélias estão cada vez mais populares. Elas são muito adaptáveis e suas flores são exóticas. Contudo, é preciso atenção a mudanças bruscas de ambiente, para evitar que sua saúde seja afetada e a floração não aconteça.

Garanta um espaço em casa com boa iluminação natural, mantenha uma rotina de rega frequente e borrife água nas folhas em dias mais quentes. Além disso, durante o verão, faça a adubação toda semana.

3. Crisântemo

Flor Crisântemos rosas

Aposte no crisântemo para decorar canteiros. Fonte: Unsplash

Para quem procura flores coloridas, o Crisântemo é uma ótima opção! Ele pode ser encontrado em tons de amarelo, rosa, roxo, laranja… Você pode escolher aquele que melhor combine com o seu lar.

Sabia que no Japão esta flor é símbolo do sol e do imperador? Ela é tão importante que há o Dia Nacional do Crisântemo!

Essa simpática plantinha deve ser plantada em locais com incidência solar direta, com temperaturas amenas dos 15 °C aos 28 °C. Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado. Eles florescem mais durante o outono e inverno.

Use o Crisântemo com outros tipos de flores para criar um arranjo incrível! Confira o passo a passo do Westwing:

4. Hibisco

Flor de hibisco

O hibisco produz flores em árvores grandes, ideias para espaços maiores. Fonte: Unsplash

O Hibisco é outro tipo de flor colorida. Quando bem cultivada, pode atingir cinco metros de altura. No quintal, a planta traz rusticidade e beleza.

Para isso, é fundamental manter o solo bem drenado e rico em materiais orgânicos. Portanto, faça adubações com frequência, pelo menos, uma vez ao mês. Já as regas devem ser regulares, de modo a manter o solo molhado, sem encharcar.

Uma sugestão é usar o Hibisco como cerca viva! 

5. Ixora

Flor Ixora rosa

A ixora é outra plantinha que fica linda em canteiros. Fonte: Pinterest

A Ixora é um tipo de flor delicada e apaixonante que tornará seu quintal mais bonito. Suas principais tonalidades são laranja e vermelho, mas é possível encontrá-la em outros tons, como branco e rosa. Por isso, são ótimas sugestões para cultivo em canteiros.

Elas podem alcançar até dois metros de altura. Para isso, é fundamental mantê-la em locais ensolarados, com o solo sempre bem adubado e úmido. As regas são regulares, mas evite deixar o solo encharcado.

6. Celósia

Flor Celósias coloridas

As flores da celósia são coloridas e vibrantes. Fonte: Pinterest

As flores da Celósia são diferentes. Elas possuem formato de plumas, são onduladas e coloridas. A espécie é encontrada em tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja…

Por mais que seja comum plantá-la em vasos, elas ficam lindas em canteiros no jardim, onde se desenvolvem muito bem. Seu crescimento acontece tanto em locais com sol direto, quanto em sombra parcial, contanto que o solo fique úmido, rico em matéria orgânica.

Quando é bem adubada, cresce com rapidez e produz flores exuberantes.

7. Helicônia

Helicônia laranja e amarela

Para quem quer um jardim exuberante e sofisticado, a helicônia é uma ótima opção. Fonte: Pinterest

Assim como a Celósia, as flores da Helicônia são diferentes, mas ainda assim poderosas e sofisticadas.

O ideal é que a planta seja cultivada no jardim, à meia sombra. O solo precisa estar sempre úmido e rico em matéria orgânica. A junção desses detalhes fará com que a sua Helicônia cresça forte e bela.

8. Rosa

Rosas

As rosas são as flores mais tradicionais! Fonte: Unsplash

Muito popular e atraente, as Rosas deixam qualquer casa mais encantadora e cheirosa. Você pode criar um canteiro em casa, sob o sol direto, apenas para elas. Basta manter o solo fértil, com húmus e argila.

Até a primeira floração, águe a roseira todos os dias. Então, diminua a frequência, para duas vezes na semana, sobretudo nos dias em que o sol está mais forte.

Em noites românticas, ou até mesmo para decorar a mesa de jantar, você pode fazer um vaso DIY rústico e moderno para a sua Rosa. Assista ao vídeo do Westwing e veja o passo a passo:

9. Alamanda

Alamanda amarela

Se quiser mais vivacidade no jardim, aposte na alamanda. Fonte: Unsplash

Você já deve ter visto uma Alamanda Amarela por aí! 

Outra flor muito popular, a espécie é nativa do Brasil e esbanja delicadeza. Por ser considerada arbustiva, o ideal é plantá-la no jardim de casa. Você pode criar arbustos, enrolar seus ramos em outras plantas ou até mesmo em si mesma.

Basta garantir um ambiente com luz solar direta e um solo fértil, bem drenado. Regue regularmente no verão. Já no inverno, as regas acontecem apenas quando não há chuvas.

10. Dália

Dálias rosas

Fácil de cuidar, a dália vai deixar seu jardim elegante. Fonte: Pinterest

A Dália é um tipo de flor rosa, vermelha, laranja, branca, roxa… Ela pode ser encontrada em formatos variados, como pompons, por isso é preciso atenção na hora escolher o que mais combina com você e o seu lar.

A Dália é uma planta fácil de cuidar, porque não exige cuidados minuciosos: plante em um local com luz solar direta, mantenha a rega frequente e use substratos para manter o solo fértil.

11. Botão-de-ouro

Botão de ouro com abelha

Você pode usar a botão-de-ouro para decorar e delimitar canteiros. Fonte: Unsplash

Que tal uma flor pequena e amarela para o seu jardim? O simpático Botão-de-ouro é uma graça e cai muito bem como arbusto em canteiros no jardim! O melhor é que a floração acontece em todas as estações do ano.

Bem como a Dália, escolha um local com sol pleno, mantenha o solo fértil e úmido, nunca encharcado.

12. Cinerária

Cinerária rosa e branca

Arbustos deixam o quintal sofisticado. Fonte: Pinterest

A Cinerária é outro tipo de flor que fica muito bonito como arbusto, espalhados em canteiros coloridos, ou até mesmo em vasos grandes. É possível encontrá-la em tons de roxo, rosa ou púrpura com branco.

No entanto, é preciso cuidado, já que a espécie não se dá bem com temperaturas mais baixas. O ideal é que ela seja plantada em locais sem incidência solar direta. Além disso, mantenha o solo úmido e evite molhar as folhas durante a rega.

13. Girassol

Girassol

Decore a área externa com lindos girassóis! Fonte: Unsplash

O Girassol não podia faltar na nossa lista! Esta flor grande e chamativa trará muito mais beleza ao seu jardim. A espécie é símbolo da felicidade.

Na área externa de casa, posicione a planta em locais com sol direto e solo com boa drenagem. Depois da primeira floração, regue apenas uma vez por semana. Suas flores vivem até 45 dias.

14. Moreia

Moreia branca e amarela

A moreia pode ser usada para delimitar o caminho do quintal à casa. Fonte: Pinterest

Sabia que a Moreia é uma das plantas favoritas no paisagismo? Por ser muito volumosa, costuma ser usada em canteiros. Além disso, suas flores nascem durante todo o ano e podem ser amarelas ou brancas.

Posicione a Moreia em ambientes à meia sombra, ou sob sol direto. Mantenha o solo bem adubado e evite encharcá-lo. Verifique se a terra está úmida e regue sua plantinha apenas uma vez ao dia.

15. Petúnia

Petúnias coloridas em jardim

Uma ótima sugestão é misturar diferentes tonalidades da petúnia na hora de decorar o jardim. Fonte: Unsplash

A Petúnia é fácil de cuidar. O solo precisa ser drenável e fértil, por isso conte com areia e abudos. Plante-a em locais com bastante incidência de sol e regue de duas a três vezes por semana – no verão, molhe apenas a terra todos os dias.

Assim, a Petúnia crescerá forte! Algumas das suas principais cores são rosa, branco, roxo e amarelo. Uma sugestão é plantá-la na frente de casa, em canteiros que guiem até a porta de entrada.

16. Boca-de-leão

Boca de leão rosa em destaque no jardim colorido

Combine a boca de leão com outras flores e folhagens. Fonte: Pinterest

Esta flor recebeu esse nome porque, quando as flores desabrocham, abrem-se como a boca de leão. Você consegue encontrá-la em tons de vermelho, laranja, amarelo, branco e outros tons.

Diferente das outras flores citadas até então, a Boca de Leão prefere temperaturas mais baixas, mas não tolera climas extremos. O ambiente deve ser fresco, seja a meia sombra ou sobre sol pleno. 

Mantenha o solo sempre úmido e regue todos os dias até o nascimento das primeiras folhinhas. Para evitar fungos e outros micro-organismos nocivos, fertilize a planta assim que as flores germinarem.

17. Amarílis

Amarílis vermelha e branca

Você pode usar a amarílis para criar um jardim tropical incrível. Fonte: Unsplash

A Amarílis é uma herbácea com ar tropical! Elas podem ser bicolor: vermelhas e brancas, rosas e brancas por exemplo, ou não.

Sua nova planta deve ser cultivada em locais com sol pleno. Assim como todos os tipos de flores citados, nunca deixe o solo encharcado e aposte em uma boa adubação para que as flores cresçam fortes e belas.

18. Íris

Íris roxa e amarela

Delicada, a íris ficará linda até mesmo na varanda de casa. Fonte: Unsplash

Apesar de parecida com a Orquídea, a flor de Íris é uma espécie diferente. Ela possui três pétalas em tons variados, como roxo, azul e amarelo.

Fácil de cultivar, elas se adaptam bem a locais sob a luz solar direta ou sombra parcial, com boa iluminação indireta. 

Mantenha o solo drenável, com uma camada de areia, e sempre adubado. As regas podem ser feitas todos os dias. No entanto, verifique se o solo está encharcado ou não.

19. Perpétua

Perpétuas roxas no jardim

Mantenha uma parte da perpétua em arbustos no jardim e outra em vasos pela casa. Fonte: Unsplash

A Perpétua é uma flor charmosa, parecida com um pompom. Elas ficam lindas no jardim, em grandes arbustos coloridos. Mas, se preferir, também são ótimas para plantio em vasos.

É possível combiná-la com outras pequenas flores para criar um efeito sofisticado na área externa de casa. Escolha flores em tons diferentes, como branco, ou rosa, para elevar o visual do espaço.

20. Bougainvillea

Flor boungainvillea rosa

Mantenha a bougainvillea no alto, para que causem um efeito cascata de tirar o fôlego. Fonte: Unsplash

A Bougainvillea é outra flor que você já deve ter visto, mas nunca descobriu o nome. Elas ficam lindas suspensas, porque causam um efeito cascata.

Também conhecida como Primavera, Três-marias e Santa-rita, sua flor pode ser vinho, rosa, laranja, branca… 

Para crescer forte, precisa de sol pleno, que ajuda no desenvolvimento das flores. O melhor é que, após 45 dias, basta regá-la duas vezes na semana, para garantir uma boa hidratação.

21. Tulipa

Tulipas coloridas

A tulipa é outra flor de desejo! Fonte: Unsplash

Não dá para negar: as Tulipas caem bem tanto no jardim, quanto em vasos dentro de casa. Apesar de charmosas, o cultivo no Brasil é mais difícil, por causa do clima do país. Mas, mesmo assim, aqui vão algumas dicas para cultivar Tulipas em casa:

  • Plante as flores durante o inverno, no solo com uma camada de drenagem ao fundo.
  • Escolha locais com boa iluminação, sem incidência solar direta.
  • Nunca deixe o solo encharcado! O ideal é borrifar água, para umedecer a planta. O solo precisa de fertilização, sobretudo no começo do outono e da primavera.
  • Retire folhas amareladas quando surgirem. Se a planta morrer, é preciso iniciar o cultivo outra vez.

22. Cosmos

Flor cosmos rosa

Aposte em plantinhas fáceis de cultivar, caso não tenha experiência com jardinagem. Fonte: Unsplash

Amarela, rosa, vermelha… A flor Cosmos é pequena, mas ainda assim, capaz de mudar completamente o visual de qualquer ambiente.

Elas são fáceis de cultivar: apenas garanta um local com incidência solar direta e faça a rega regularmente. Como a plantinha adora calor, é fácil mantê-la.

23. Caliandra

Flor caliandra vermelha

Outra ótima plantinha para criar um jardim tropical, a caliandra vai te conquistar. Fonte: Pinterest

Nativa do Brasil, a Caliandra é um tipo de arbusto com flores diferentes e chamativas, em tons de vermelho e rosa.

Muito fácil de cuidar, ela se adapta a qualquer espaço. Mas, o ideal é garantir um ambiente com incidência solar direta, solo bem drenável e fertilizado. Regue apenas duas vezes por semana.

24. Coração-sangrento

Flor coração-sangrento

A coração-sangrento deixa a casa mais romântica. Fonte: Unsplash

A Coração-sangrento é uma bela flor para se ter no jardim de casa, ou até mesmo em vasos. Elas têm o formato de um coração e são geralmente encontradas na cor rosa.

Para cultivá-la em casa, basta garantir um espaço com sol direto, solo sempre fértil e úmido. A floração acontece durante a primavera.

25. Agapanto

Flor agapanto azul

Você pode plantar e presentear pessoas especiais com o agapanto. Fonte: Unsplash

O Agapanto tem um significado especial. Seu nome significa “flor do amor”!

Encontrado em tons de violeta ou azul, essa espécie adora sol direto e solos leves e férteis. Por isso, é muito importante fazer a adubação corretamente e manter a terra sempre úmida, nunca encharcada.

26. Áster

Flor áster rosa

A áster fica linda em vasos usados como centro de mesa. Fonte: Unsplash

A Áster é uma flor elegante, encontrada em tons de violeta, rosa, ou azul. Elas são símbolo de amor, paciência, poder, sabedoria e fidelidade – por isso são ideias para casamentos.

Ela pode ser cultivada tanto no jardim, quanto em vasos. Para tanto, conte com: sol pleno, solo fértil e drenável. Em locais mais quentes, o ideal é plantar a Áster à sombra parcial.

27. Anêmona-do-japão

Anêmona-do-japão rosa

Encantadora, esse tipo de flor possui detalhes impressionantes. Fonte: Unsplash

Para quem procura uma planta que esbanje sofisticação, a Anêmona-do-japão é a melhor opção. Essa flor grande e elegante floresce no verão e pode passar de um metro de altura. Por isso, é ótima para a decoração de canteiros no jardim.

O importante é que a flor seja plantada em locais com incidência solar direta, solo fértil, sempre úmido e fértil.

Tipos de flores para vasos

Decorar a parte interna de casa é muito importante. Afinal, não tem nada mais gostoso do que morar num ambiente familiar e aconchegante, repleto de acessórios decorativos impressionantes – como as flores.

Descubra tipos de flores com nomes para plantar em vasos dentro do seu lar! Elas ficam lindas no quarto, sala, cozinha e até mesmo banheiro.

28. Flor-de-maio

Flor de maio rosa

Suculentas também dão flores! Fonte: Pinterest

A Flor-de-maio é uma planta suculenta pendente. Ou seja, conforme cresce, seus ramos caem, em efeito cascata. Suas flores são pequenas e coloridas, perfeitas para trazer estilo e vivacidade para dentro de casa.

Como não gosta de luz solar direta, basta garantir um ambiente com boa iluminação. Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso e regue de duas a quatro vezes por semana.

Para suas flores pendentes, use um hanger como apoio para cachepots e vasos. Aqui no Westwing nós já ensinamos como fazer o seu. Confira:

29. Orquídea

Orquídea rosa

A orquídea combina com todos os estilos decorativos. Fonte: Unsplash

Outra flor muito popular é a Orquídea. Encontrada nas mais variadas cores, ela pode ser plantada fora, ou dentro de casa. Em belos vasos, elas elevam a decoração do lar.

Para cuidar da planta, faça regas espaçadas, de uma em uma semana, pelo menos. Prefira locais com boa iluminação e circulação de ar. Com os cuidados certos, sua Orquídea viverá por muito tempo!

30. Lisianto

Lisianto branco em vaso

Não se esqueça que o lisianto precisa de sol! Fonte: Pinterest

Delicado e romântico, o Lisianto é ideal para decoração de todos os ambientes! Essa plantinha pode ser mantida dentro de casa, contanto que fique até 12 horas em locais bem iluminados, com temperaturas até 24 °C.

No vaso, faça uma camada de drenagem ao fundo para evitar o acúmulo de água. Nunca deixe a terra encharcada! O Lisianto não gosta do excesso de água.

31. Margarida

Margaridas em vaso

Que tal uma mini-margarida para decorar a sala de casa? Fonte: Unsplash

A Margarida é uma plantinha dócil, branca e amarela. Ela se dá muito bem quando plantada em vasos, porque não exige sol durante todo o dia, além de não gostar de frio.

O ideal é que o vaso tenha uma boa camada de drenagem, para evitar o apodrecimento do caule. Regue todos os dias, mas nunca deixe o solo encharcado.

32. Gérbera

Flores gérberas coloridas

Um arranjo de gérberas cai bem na mesa de jantar. Fonte: Pinterest

Outra flor que cai bem na decoração da sala, é a Gérbera! Escolha um vaso elegante para plantá-la em um solo bem fertilizado.

Escolha um local em que haja boa quantidade de luz solar direta e rege apenas uma vez por semana.

33. Jacinto

Flor jacinto colorida em vaso

Assim como no jardim, combine diferentes tonalidades para decorar com requinte. Fonte: Unsplash

As flores do Jacinto são muito bonitas e coloridas. Elas podem ser encontradas em tons de vermelho, roxo, rosa, amarelo, azul e branco.

A planta pode alcançar os 25 centímetros de altura e possui um perfume muito agradável. Por isso, é uma ótima sugestão para enfeitar qualquer ambiente de casa, inclusive o banheiro.

O Jacinto deve ser cultivado em locais frescos, com boa iluminação. Como a planta não tolera excesso de água, regue apenas quando a terra estiver seca.

34. Amor-perfeito

Amor-perfeito roxo e amarelo

O amor-perfeito deixa a casa romântica e delicada. Fonte: Pinterest

Para uma sala de estar mais colorida, aposte no Amor-perfeito! Essa plantinha possui tantas cores diferentes, que fica ainda mais fácil encontrar aquela que combine com o décor.

As únicas exigências da espécie são boa iluminação no ambiente, clima ameno, solo rico em matéria orgânica e regas frequentes, que não deixem o solo encharcado.

35. Calêndula

Calêndulas coloridas

Mantenha a calêndula em áreas ensolaradas do lar. Fonte: Pinterest

A Calêndula é uma simpática flor colorida. Suas regas devem ser regulares, o solo fértil. Prefira plantá-la em locais com, pelo menos, quatro horas de exposição ao sol.

Adaptável e cheia de vivacidade, a Calêndula torna qualquer cômodo de casa apaixonante.

36. Flor-de-cera

Flor de cera branca

A flor-de-cera possui formato divertido e diferente. Fonte: Unsplash

Também conhecida como Hoya Carnosa, essa é uma espécie de trepadeira. Suas flores são pequenas e estreladas, em tons de branco, rosa, roxo ou amarelo. Quando caem, parecem pendentes delicados.

Prefira plantá-las em vasos suspensos, em locais a meia sombra. Durante o verão, regue com regularidade.

37. Dipladênia

Dipladenias coloridas

Pendure suas dipladênias em vasos suspensos! Fonte: Pinterest

Flores rosas, vermelhas, ou brancas. Qual combina mais com a decoração do seu lar? A Dipladênia é outra espécie trepadeira. Quando floresce, suas flores criam um efeito cascata delicado.

Muito adaptável, ela não precisa de muita água. Basta garantir um solo úmido e drenado, e um local bem iluminado. Você pode deixá-la, por exemplo, na janela da cozinha.

38. Onze-horas

Flor Onze horas bicolor rosa e branco

As flores da onze-horas desabrocham nos horários mais quentes do dia. Fonte: Pinterest

Essa suculenta é uma ótima opção para cultivar em vasos dentro de casa, apesar de também ser comum em canteiros e jardins, com outras plantinhas.

Para plantá-la, garanta um ambiente com luz solar direta, ou boa iluminação à meia sombra, e uma terra bem adubada. Faça regas duas vezes na semana.

39. Antúrio

Antúrios vermelhos

O melhor do antúrio é que ele possui flores com tonalidades para além do vermelho. Fonte: Unsplash

Outra planta que cai bem em vasos na decoração de casa é o Antúrio. E o melhor é que esta flor possui alta durabilidade!

Ele pode ser colocado em diferentes mesas, da sala de jantar à sala de estar. Esta plantinha rústica requer regas diárias, solos férteis e ambientes com sombra parcial.

40. Narciso

Narciso branco e amarelo

O narciso fica lindo na mesa de cabeceira do quarto. Fonte: Pinterest

O Narciso é uma flor com formato estrelado, encontrado em tons de amarelo e branco.

Fácil de cuidar, a floração acontece no inverno. Garanta um local com boa iluminação indireta, e solo fértil, sempre úmido.

41. Bonina

Bonina rosa

A bonina vai deixar seu lar ainda mais bonito. Fonte: Unsplash

A Bonina é outra planta que floresce durante o inverno. Parecida com um pompom, suas flores são vermelhas, brancas, ou rosas. 

Use um vaso com camada drenável na base. Então, posicione-o à meia sombra. A Bonina pode ser colocada na mesa de centro da sala de estar, ao lado de outros acessórios decorativos.

42. Clívia

Clívia laranja

A clívia é uma plantinha simpática, com cores intensas. Fonte: Unsplash

Por mais que possa compor o jardim, a Clívia também cai muito bem em vasos grandes. Sua folhagem é exuberante e as flores laranjas são delicadas. 

Como a planta gosta de sol pleno, mantenha a Clívia próxima a portas ou janelas de casa. A floração acontece no verão e seus buquês duram por muito tempo, quando bem cuidados. Por isso, mantenha o solo sempre úmido, regando até três vezes por semana.

43. Bico de papagaio

Flor bico-de-papagaio vermelha

Procurando flores vermelhas? O bico de papagaio ganha destaque na decoração! Fonte: Pinterest

O Bico de papagaio é aquela planta vermelha, típica do Natal.

Para cultivar essa plantinha em outras épocas do ano, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso. Prefira ambientes com boa iluminação, mas não incidência solar direta.

44. Não-me-esqueças

Flor não-me-esqueças azul

Prefere uma plantinha delciada? Então, aposte no Miosótis. Fonte: Unsplash

Também chamada de Miosótis, é uma ótima opção de flor para decoração. Suas flores são pequenas e azuis, um charme à parte! De quebra, ela é símbolo do amor e representa fidelidade eterna.

Cultive a plantinha em locais com boa luminosidade, como janelas. Você pode usar jardineiras para criar um efeito incrível.

Faça sua própria jardineira DIY, com o passo a passo simples do Westwing:

45. Maria-sem-vergonha

Flor maria-sem-vergonha rosa

A maria-sem-vergonha cresce em todo lugar. Fonte: Pinterest

A Maria-sem-vergonha é uma das flores mais tradicionais. Não há quem não reconheça a espécie de longe, devido ao seu formato, cores e charme. 

Elas também podem ser colocadas em jardineiras, na janela, porque gostam de sol. O melhor é que a floração acontece em todo o ano!

46. Álisso

Flor álisso

Outra espécie delicada é o álisso. Fonte: Pinterest

O Álisso fica lindo em vasos! Suas flores são pequenas e brancas, muito cheirosas. Quando bem cultivado, pode chegar aos 20 centímetros.

Para tanto, é possível plantá-lo em locais com sombra parcial. Mantenha o solo bem drenado e fértil, com auxílio de matérias orgânicas. Nos períodos mais quentes, a rega acontece duas vezes na semana.

47. Ciclame

Flor ciclame bicolor rosa e branca

Na mesa de jantar, de centro ou no rack da sala: a ciclame combina com tudo. Fonte: Pinterest

Também chamada de Cyclamen, a Ciclame é uma plantinha delicada, perfeita para a decoração com vasos. Ela pode ser bicolor, ou apenas branca, rosa, vermelha ou salmão.

A plantinha é ideal para ambientes internos, já que não gosta de sol direto. As regas acontecem em dias alternados, de modo a evitar que o solo fique encharcado. Não se esqueça de manter a terra bem adubada!

Tipos de flores pequenas

Flores pequenas são encantadoras. Elas ficam lindas tanto dentro, quanto fora de casa, de acordo com o espaço que você tem disponível. Aliás, nesse caso, tamanho não é o problema! Conheça tipos de flores com nomes para enfeitar todos os ambientes do seu lar. Aproveite e aprenda como plantar.

48. Gazânia

Flores gazânia coloridas

A gazânia precisa de solo úmido para florescer de maneira saudável. Fonte: Pinterest

A Gazânia é uma flor pequena e delicada, encontrada em tons de amarelo, laranja e branco. Ela pode alcançar os 50 centímetros de altura durante o segundo ano de floração.

O melhor é que ela se dá bem em jardins, vasos, onde quer que seja plantada. Enquanto está crescendo, mantenha o solo sempre úmido.

É comum que suas flores cresçam durante todo o ano.

49. Lágrima de Cristo

Flor lágrima de cristo

Trepadeiras ficam lindas na área externa. Fonte: Unsplash

A Lágrima de Cristo é outra espécie trepadeira que se dá bem em qualquer ambiente. Suas flores são vermelhas, com cálice rosado, ou brancas, com cálice vermelho. Seja em canteiros ou vasos suspensos, elas chamam a atenção de todos!

Essa planta cai muito bem na decoração de qualquer cômodo de casa. Na sala de estar, é possível deixá-la próxima à janela, onde deve receber sol durante algumas horas do dia. Elas também são ótimas flores para varanda.

50. Cacto-macarrão

Cacto-macarrão com flores brancas

Outra suculenta que fica linda em vasos suspensos é o cacto-macarrão. Fonte: Pinterest

Também conhecida como Rabo-de-rato, esse tipo de suculenta possui pequenas flores.

Como se dá bem em locais com sombra, é excelente para qualquer cômodo dentro do seu lar, até mesmo o banheiro. Muito resistente, a Rhipsalis erecta também aguenta ventos e baixas temperaturas. 

Ótima opção, não é mesmo?

51. Junquilho

Junquilho rosa

O junquilho fica lindo na varanda! Fonte: Pinterest

O Junquilho, ou Frésia, é um tipo de flor pequena, com diferentes colorações e aroma agradável.

Essas flores são fáceis de cultivar, porque não precisam de atenção frequente. Elas se dão bem em vasos, jardineiras ou no jardim.

Como florescem em todas as estações do ano, sempre adicionam charme à decoração do lar.

52. Cravo de Defunto

Cravo de defunto laranja em jardim

Pequeninas, a dica é criar canteiros coloridos com este tipo de flor. Fonte: Unsplash

O Cravo de defunto é uma plantinha muito alegre, apesar do nome. As flores são laranjas, vermelhas ou amarelas e encantam no jardim de casa, ou em jardineiras.

Também chamadas de Tagete-anã, essas flores alcançam os 25 centímetros. Na varanda, é possível combiná-la com folhagens e outros tipos de flores. O melhor é que ela atrai diversas borboletas, o que torna todo o espaço ainda mais confortável.

53. Columelia Peixinho

Columelia peixinho laranja

Diferente e divertida, a columelia deixa a decoração mais bonita. Fonte: Pinterest

Espécie nativa do Brasil, a Columelia Peixinho possui flores pequenas e laranjas que florescem durante todo o ano.

Como se adapta a locais à meia sombra, é possível deixá-las dentro do seu lar, onde você preferir. Escolha vasos suspensos para garantir um efeito incrível em casa.

54. Hortênsia

Hortênsia rosa e roxa

Crie um lindo arbusto ou canteiro no jardim com a hortênsia! Fonte: Unsplash

A Hortênsia é uma belíssima flor em formato de buquê. Elas são encontradas em diferentes cores e, juntas, tornam qualquer ambiente ainda mais refinado.

Neste caso, prefira plantá-la em locais com sol pela manhã e sombra à tarde. Além disso, o solo deve estar sempre úmido. No jardim de casa faça um canteiro só com a espécie!

55. Mini rosa

Mini rosas em vaso

Se as rosas já são encantadoras, imagina as mini-rosas? Fonte: Unsplash

Se você não tem espaço o suficiente no jardim para ter uma roseira, que tal cultivar Mini rosas em vasos?

Bonitas e delicadas na mesma medida, os cuidados são os mesmos que os da Rosa de jardim. Como gostam de muita luz, prefira deixá-las na janela ou na varanda.

56. Violeta

Violeta em vaso

A violeta é delicada. Fonte: Pinterest

As flores da Violeta chegam aos 15 centímetros. Além das pétalas que deram o nome à planta, elas podem ser bicolores, em tons de lilás e branco.

Essa flor representa lealdade, por isso é um ótimo presente. Facilmente encontrada em vasos, o ideal é deixá-las em áreas com boa luminosidade. Nunca exagere na rega!

57. Sardinheira

Flor sardinheira rosa e vermelha

Crie um canteiro de flores na varanda de casa. Fonte: Pinterest

A Sardinheira é uma flor apaixonante. Encontrada em tonalidades de vermelho e rosa, ficam perfeitas em jardineiras na varanda, ou janela de casa – sobretudo, porque preferem locais com incidência solar direta.

As flores brotam durante todo o ano, por isso são ótimas parceiras decorativas para o seu lar.

58. Brinco-de-princesa

Flor brinco-de-princesa rosa e roxo

O brinco-de-princesa desabrocha em lidnas flores pendentes. Fonte: Pinterest

Esta flor é puro encanto! Como o nome sugere, o Brinco-de-princesa parece um acessório da realeza, devido ao seu formato. A flor pode ser encontrada em tons de rosa, roxo, vermelho e branco.

Para plantá-la no jardim de casa, conte com um solo fértil e bem drenado, sempre úmido. Ela pode ficar tanto à meia sombra, ou sob o sol direto. Adube a cada duas semanas para garantir um crescimento saudável.

59. Cipó de São João

Flor Cipó-de-São-João

Flores laranjas sempre ganham destaque, seja dentro ou fora de casa. Fonte: Pinterest

O Cipó de São João é um tipo de flor laranja delicado. Por ser muito usada na decoração de festas juninas, também pode ser conhecida como Cipó-vermelho ou Flor-de-são-joão.

Mantenha a sua flor em ambientes com sol pleno e solo sempre úmido, mas não encharcado. Além disso, é importante adubar o solo com frequência, para que ele se mantenha fértil.

60. Jasmim-dos-poetas

Jasmim dos poetas branca

Mantenha podas frequentes para garantir um belo formato e a saúde da jasmim-dos-poetas. Fonte: Pinterest

A Jasmim-dos-poetas é um tipo de arbusto que pode chegar aos quatro metros. Formado por flores brancas, ele é muito perfumado e ideal para enfeitar canteiros em casa.

Esta adorável plantinha deve ser plantada em locais com sol pleno. Então, estabeleça uma rotina de regas regulares, que deixem o solo sempre úmido.

Agora que você encontrou flores para decoração o suficiente, decorar sua casa será mais fácil! 

Gostou? Agora que você descobriu os tipos de flores com nomes, está na hora de descobrir como fazer a decoração com flores naturais, flores artificiais e flores do campo por toda a casa.

WestwingNow: Melhor Loja de Decoração Online

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!

Leia Também: