Se você é admirador de arquitetura e design ou entusiasta das artes e decoração, certamente já ouviu falar de Tomie Ohtake. Referência mundial e respeitável artista plástica, ela deixou um legado profissional de extremo valor para a área e que serviu como influência para importantes especialistas. Seus 101 anos de vida, interrompida em 2015 por uma broncopneumonia, permitiram à profissional construir uma carreira excepcional, abrilhantada pelos prêmios e renome que ganhou durante sua trajetória.
Fonte: arte&ARTISTAS
Tomie Ohtake, japonesa naturalizada brasileira, é criadora de gravuras, esculturas e pinturas nacional e internacionalmente consagradas. Uma “dama das artes plásticas brasileira”, como é conhecida, Tomie Ohtake iniciou sua atuação somente aos 39 anos e seus trabalhos tornaram-se populares com a criação das grandes esculturas espalhadas por São Paulo e responsáveis por transformar o cenário urbano da cidade. Para conhecer melhor as criações, estilos e vida de Tomie Ohtake, leia a seguir o especial do Westwing!
Compre agora com até 70% off:
Tomie Ohtake: Biografia
Meia década. Este foi o período que durou a sólida e dedicada carreira de Tomie Ohtake como artista plástica. Dela, fizeram parte mais de 130 exposições individuais e coletivas, trabalhos dos quais a profissional afirmava, já prestes a completar 100 anos de vida, que “ainda lhe faziam muito bem”.
O primeiro contato de Tomie Ohtake com o Brasil foi em 1936, quando, aos 23 anos, veio para cá visitar seu irmão; depois disso, a pintora fez do país sua nova pátria, naturalizando-se brasileira. A fama de Tomie Ohtake foi conquistada ainda na década de 60 e sempre baseada no objetivo de renovar seus trabalhos.
A arte de pintar, bem como os primeiros trabalhos de Tomie Ohtake, começou em 1952, quando a artista voltou ao Japão à visita. Por meio de algumas aulas e do incentivo do também artista Keisuke Sugano, Tomie cria suas primeiras telas com a representação de ruas da cidade, retratos e naturezas-mortas.
Tomie Ohtake: Estilos e Influências
No decorrer de sua carreira, Tomie Ohtake teve fases distintas de criação. Durante a primeira, nos anos 60, amadureceu suas técnicas figurativas e de abstração informal, estilo do qual era originária, e iniciou a substituição da falta de materialidade de suas obras pela famosa associação forma-cor.
Já na década de 70, seus trabalhos passaram a apresentar formas geométricas, desenhadas de forma isolada, justaposta ou em série, definitivamente coloridas no lugar de suas antigas pinceladas brancas. Nos anos 80, Tomie Ohtake passou a evidenciar linhas mais curvas e cromáticas, além de figuras ligadas à natureza e formatos orgânicos. Da década de 1990 até o fim de sua carreira, as obras de Tomie Ohtake deram lugar à transparência e profundidade.
Tomie Ohtake: Vida e Obra
Entre as tantas composições de sucesso e que incluem esculturas, gravuras e pinturas abstratas, uns dos maiores ícones de Tomie Ohtake são as enormes esculturas coloridas e curvas de concreto armado, os painéis gigantes que simbolizam as estações do ano, ondas e arcos pesados, pinturas em edifícios e tantas outras peças significativas presentes em pontos importantes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Além deles, a tela Paisagem é outro destaque da trajetória profissional de Tomie Ohtake, tendo sido exposta em 2008 na renomada mostra “Nippon-100 anos de Integração Brasil-Japão”, realizada no Rio. Hoje, o legado de Tomie Ohtake pode ser admirado por no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, um complexo que abriga e expõe as obras da artista, além de realizar cursos, oficinas, debates e publicações ligados às artes plásticas.
Tomie Ohtake: Características de suas Obras
As obras de Tomie Ohtake são conhecidas por sua expressividade e abstração, caracterizadas pelo uso de formas geométricas simples, cores vibrantes e uma busca constante por equilíbrio e harmonia. Sua arte explora a relação entre forma e espaço, criando composições que transmitem movimento e profundidade, muitas vezes inspiradas pela natureza e pela cultura oriental.
A pintura e a escultura de Tomie Ohtake refletem uma abordagem poética e meditativa, que desafia o espectador a encontrar significados pessoais em suas formas sutis e fluidas.
Tomie Ohtake: Obras
Tomie Ohtake deixou um legado impressionante na arte brasileira, com obras que vão desde pinturas e gravuras até grandes esculturas públicas. Entre suas obras mais icônicas estão os murais e esculturas espalhados por São Paulo, como o famoso painel na Estação Consolação do metrô e a escultura em homenagem aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil.
Suas criações, marcadas por curvas suaves e cores intensas, continuam a inspirar e a enriquecer o cenário artístico contemporâneo, consolidando seu papel como uma das maiores artistas do Brasil.
Westwing: bem mais que uma loja de decoração
Curtiu as dicas sobre a artista Tomie Ohtake e ainda não conhece a Westwing? Aqui você encontra um mundo de possibilidades para transformar sua decoração e ambientes com muito estilo e sofisticação! Na Westwing você encontra tudo o que precisa para renovar a decoração da sua casa com móveis e acessórios incríveis.
E tem mais! Conheça o WestwingDesign, nosso projeto de design de interiores online que vai mudar a forma como você vê sua decoração de casa. Com a ajuda de um expert by Westwing, você escolhe os ambientes que quer transformar, envia suas inspirações e recebe um projeto sob medida para deixar o seu lar ainda mais deslumbrante.
Escolha o plano que mais combina com você, mande suas ideias e prepare-se para redecorar a casa com muito charme. Aproveite e venha para a Westwing!