Tons de azul: explore a riqueza da cor na sua casa

Céu, mar, calmaria e natureza. Os diferentes tons de azul despertam emoções e deixam a casa mais orgânica. Veja como utilizá-los em toda a residência!

Tons de azul: explore a riqueza da cor na sua casa | westwing.com.br

cores capazes de mudar o humor, estimular o sono, a calma ou até trazer energia. Dando o mesmo efeito de uma xícara de café bem forte. Associados à calmaria, seriedade e paz, os diferentes tons de azul podem despertar emoções. Além de remeter a elementos da natureza, como o mar ou um céu limpo e estrelado.

Compre agora com até 70% off:

Uma cor rica e com variações que permeiam a cultura contemporânea — índigo, royal e anil, por exemplo —, o azul é até mesmo a cor do ano de 2022, segundo a Pantone.

Veja como os diferentes tons de azul podem ser explorados na sua casa:

tons de azul no quarto com café da manhã

Tons de azul no quarto. Fonte: Westwing

Como explorar os tons de azul na sua casa

Texturas

Diferentes formas e relevos trazem ainda mais poesia aos tons de azul — que podem remeter a um céu tranquilo ou a um mar agitado.

tons de azul em casa

Os tons de azul da linha Shibori remetem tanto ao mar mais agitado quanto ao encontro das águas com a areia (Projeto: Portobello S.A.)

Na coleção Shibori, a designer italiana Paola Navone volta a mais uma parceria com a Portobello.

Nesse trabalho, ela traz a técnica milenar japonesa de tingimento de tecidos. Assim, criando padrões de azul-marinho que remetem às águas salgadas do mar Mediterrâneo. O resultado é uma junção da tecnologia com o trabalho manual, do milenar com o contemporâneo, do mar com a sua casa. 

Os revestimentos da coleção Shibori estão disponíveis em dois formatos, 20,5×20,5 e 30×42 triangular, em cores vivas e opções neutras.

Natureza

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de levar o “ar livre” para dentro de casa. Muitas pessoas começaram a incluir plantas e a cuidar mais do quintal.

cozinha azul-claro

O azul-claro traz a referência ao céu aberto para dentro de casa (Projeto: Portobello S.A.)

Essa tendência também veio para a decoração. Objetos que remetem a matérias-primas orgânicas, como o bambu, a madeira e a rocha, aparecem com mais constância. Fora que são sinônimos de uma elegância descontraída.

A coleção Botanique traz o céu azul e limpo das manhãs de primavera para dentro da sua residência. Seu tom de azul clarinho é um convite para fazer uma pausa e contemplar a natureza, tomar um chá, conversar com quem se gosta.

Área externa

Na parte externa, tons de azul podem ser utilizados para delimitar espaços, como a área do chuveiro, a varanda ou até mesmo a piscina. Para algo mais neutro e elegante, o azul-marinho se encaixa muito bem, mas as variações claras conversam diretamente com o céu limpo do verão.

área externa azul

Revestimento Verano Cielo reproduz céu limpo e iluminado pelo sol (Projeto: Portobello S.A.)

No exemplo acima, o revestimento Verano Cielo não só combina com o piso que reproduz madeira e as plantas, mas também ilumina a parede cimentada. Suas diferentes variações mostram como mesmo um céu limpo tem suas cores modificadas pela luz do sol.

Piscina

Porcelanato em tons de azul é a escolha ideal para quem deseja montar uma piscina em casa. Além da capacidade de reproduzir diferentes texturas, o material é praticamente impermeável e fácil de limpar.

tons de azul para piscina

Malibu Lake traz diferentes tons de azul para a piscina (Projeto: Portobello S.A.)

É preciso ter atenção, no entanto, a determinadas especificações: o entorno da piscina não pode ser escorregadio ou excessivamente abrasivo. Além disso, as bordas e os degraus de acesso à água devem ter acabamento arredondado.

O revestimento Malibu Lake traz a beleza do reservatório californiano para sua residência. Seus tons de azul reproduzem tanto as pedras locais quanto a cor límpida da água do lago. Ideal para piscinas, ele proporciona uma visão única em contato com a luz solar.

Viu como os tons de azul podem trazer poesia e natureza para sua casa?

E se você deseja mais dicas de arquitetura, design e decoração, visite o Archtrends!