Xícara: Conheça os Tipos e Melhores Modelos

Nada como começar a manhã tomando um bom cafezinho ou chá em sua xícara favorita, não é mesmo? Seja para o uso no dia a dia ou como parte da louça utilizada em ocasiões especiais, a xícara é um utensílio indispensável em qualquer lar.

Xícara: Conheça os Tipos e Melhores Modelos | westwing.com.br

Independente do tipo xícara, elas são o recipiente ideal para o consumo de bebidas quentes. Ou seja, para tomar chás, chocolates quentes, café e bebidas quentes no geral. Além de muito funcionais, as xícaras também ajudam a incrementar a decoração de cozinhas de todos os estilos, principalmente as xícaras chiques e clássicas.

Compre agora com até 70% off:

Xícara porcelana, cerâmica, vidro ou plástico? Há um tipo de xícara adequado para cada ocasião? Como posso utilizar meu conjunto de xícaras para destacar a decoração da minha cozinha e da minha mesa? O Westwing traz dicas e muita informação para você entender melhor as diferenças entre os diversos tipos de xícaras. Confira!

Xicara de porcelana branca na mesa posta

Os tipos de xícara em porcelana são sempre muito delicados. Fonte: Raw Pixel

Qual a diferença entre Xícara de Chá e Café?

Mao segurando xicara de porcelana branca com cafe e latte art dentro

Aprendendo a diferença entre xícara de chá e café, você domina o processo de servir os seus convidados com maior propriedade. Fonte: Unsplash

A diferença entre a xícara de chá e café é mínima, sendo que a xícara de café é um pouco menor quando comparada a de chá. Então, para que possamos apreciar melhor o sabor de bebidas quentes é importante entender as diferenças entre os conjuntos de xícara e pires e como utilizá-los de forma adequada.

Xícaras maiores são projetadas para o consumo de bebidas quentes mais fluidas como o café e o chá. No caso das bebidas de consistências mais espessas como o chocolate quente e o café expresso, o sabor é melhor apreciado quando servidas em conjuntos de xícara e pires pequenos.

Independentemente do tamanho da xícara, o recomendado é enchê-la até um pouco a mais que a metade do recipiente.

Tipos para Xícaras: Materiais

Xicaras de porcelana branca com cha, leite e macarrons sobre a mesa

Nada melhor do que fazer uso do tipo de xícara certo. Fonte: Unsplash

Seja para uso no café da manhã ou em ocasiões especiais, há um tipo de xícara adequado para cada ocasião. Considerar as características dos materiais é um aspecto de fundamental importância para a escolha de um jogo de xícara e pires que atenda às nossas necessidades.

  • Xícara de porcelana: O jogo de xícaras e pires de porcelana é ideal para manter a bebida aquecida por mais tempo, pois conserva bem o calor. A flexibilidade do material permite que ele seja trabalhado através de inúmeras técnicas de gravação e pintura. Delicadas e elegantes, as xícaras de porcelana estão disponíveis em uma imensa variedade de estilos. E são uma escolha adequada para uso em ocasiões especiais.
  • Xícara de vidro: O vidro é um dos materiais mais comumente utilizados para fabricação de louças como conjuntos de xícara e pires para uso constante. O material funciona como um excelente retentor de temperatura.
  • Xícara de cerâmica: A cerâmica é um material mais resistente e de textura mais acentuada que a porcelana. Um conjunto de xícara e pires de cerâmica é uma ótima opção de design para louças de uso diário.
  • Xícara de plástico: Colorido, leve e resistente, esse tipo de produto é uma excelente alternativa de utensílio para uso infantil. O plástico utilizado para fabricar esse tipo de recipiente é especialmente projetado para reter o calor e conservar a temperatura da bebida.

Tipos para Xícaras: Medidas e Tamanhos

Xicara de ceramica marrom sobre livros em cima de cadeira de madeira

A xícara de chá e a xícara de café são as mais utilizadas no dia a dia. Fonte: Raw Pixel

Saber os tamanhos de xícaras é ideal para você entender como melhor servir os seus convidados. E como deixar o café da tarde ainda mais saboroso.

  • Xícara de café: tem em média 80ml – 100ml
  • Xícara de chá: tem em média 200ml – 300ml
  • Xícara de chocolate quente e bebidas cremosas: tem em média 300ml – 400ml

Modelos de Xícaras: Formatos

 tipos de xícaras de chá diferentes e pires

Os modelos de xícaras de chá sem braços são bem bonitos. Fonte: Pexels

Os modelos de xícaras podem variar muito, todos contam com formatos específicos para potencializar ainda mais o sabor das bebidas. 

  • Xícaras com boca larga: são perfeitas para apreciar o aroma das bebidas. Porém elas não retém a temperatura da bebida por muito tempo. Podem ser utilizadas para tomar chá e, sem dúvidas, são ótimas para apreciar bebidas frias, como um café gelado. 
  • Xícara cilíndrica: são indicadas para cafés caseiros. Apesar desse modelo ser muito comum, não combina com todos os tipos de bebidas quentes. 
  • Xícara cone: é perfeita para tomar um cappuccino e bebidas mais cremosas. Como contam com o fundo fino e boca larga, acabam mantendo a consistência da bebida por mais tempo. 
  • Xícara com base arredondada: são as mais recomendadas para tomar café expresso. Diferentemente das cilíndricas, elas conseguem manter as propriedades da bebida o que possibilita que o café expresso fique harmônico.

Qual a diferença entre canecas e xícaras?

canecas e xícaras organizadas em um cantinho do café na cozinha, móvel de madeira

As canecas e xícaras ficam muito bem compondo um cantinho do café em casa. Fonte: Pinterest

A diferença entre canecas e xícaras é que as primeiras têm um formato maior e são mais compridas, e as segundas contam com um formato mais achatado, menor e ainda precisam do auxílio de pires.

E ainda as canecas são mais descontraídas, comumente utilizadas para quando você deseja tomar uma bebida quente no quarto. Já os jogos de xícaras chiques ou os divertidos são utilizados em ocasiões mais formais, principalmente na decoração da mesa posta.

Xícaras de Café Modernas

 xícara de café moderna, cafeteira azul metalizada e outros utensílios apoiadas em bancada de cozinha

A xícara de café moderna deixa o ambiente muito maravilhoso.

As xícaras de café modernas são grandes aliadas na hora de decorar a mesa ou a cozinha. Comumente feitas com um acabamento mais minimalista e objetivo, acabam apresentando muita versatilidade. Sendo assim, elas combinam com muitos estilos de cozinha e dão um up na decoração.

Jogo de Xícaras de Chá Colorido

Xicaras coloridas lisas e com estampas empilhadas

O jogo de xicara de cha colorido é ideal para decorar a mesa posta. Fonte: Pinterest

Da mesma forma que ter uma peça de café é importante, também é interessante apostar em um jogo de xícaras de chá bem moderno e colorido. Esse modelo de recipiente dá um novo aspecto a decoração da sua casa. 

O jogo de chá colorido é versátil e pode ser usado em diversas ocasiões. Este tipo de jogo de xícaras de chá é ideal para jovens casais, que querem incrementar a decoração da casa, mas de maneira mais descontraída, sem seguir o estilo clássico.

Jogo de Xícaras de Chá Infantil

Muitas meninas devem se lembrar das tardes que passavam brincando de servir chás para as amigas. O jogo de chá infantil pode ser usado para momentos de diversão. Mas também pode ser utilizado para incluir os pequenos à mesa, na hora de um lanche ou confraternização da família. 

Em tamanhos reduzidos, o jogo de xícaras de chá infantil pode ser uma reprodução em escala menor da versão dos adultos. Com pinturas delicadas e minuciosas, pode também explorar temáticas do mundo das crianças, como príncipes, princesas e outros personagens.

Jogo de Xícaras de Chá de Porcelana

Jogo de xicaras de cha de porcelana desenhadas sobre a mesa

Sempre aposte em um bule de porcelana para acompanhar. Fonte: Unsplash

Um modelo tradicional que, sem dúvida, é a escolha certa para investir no primeiro jogo de xícaras de chá da casa. Este material é muito indicado, pois o jogo de chá de porcelana tem um alto e rápido poder de absorção do calor. Ou seja, ajuda a manter o chá na temperatura ideal para ser bebido. Além disso, o jogo de chá de porcelana decorado é atemporal, podendo ser uma das grandes estrelas da decoração da casa.

Existem peças pintadas à mão, com detalhes minuciosos de flores, ramos, folhas e arabescos. Por serem tão delicados, podem ser comparados a verdadeiras joias. 

Xicara de chá de porcelana portuguesa azul com prato de porcelana azul

A xícara de porcelana portuguesa é perfeita! Fonte: Unsplash

Entre os modelos mais desejados do mundo, está o jogo de xícaras de chá português, pintado com aquele azul peculiar, que pode ser reconhecido de longe.

Xícara de Acrílico

Uma deliciosa xícara de chá ou um saboroso café é a desculpa perfeita para uma pausa no dia a dia.  A xícara de acrílico é uma opção moderna, que além de cumprir a sua função básica, ajuda a completar o décor da sua casa.

Xícara de Acrílico | westwing.com.br

A xícara de acrílico tem uma aparência contemporânea e descolada. A tecnologia deste material permite criar peças com diferentes designs, dos mais clássicos aos mais modernos, capazes de serem incorporados em vários estilos de decoração.

Além disso, ela pode ser encontrada em versões transparentes ou coloridas, aumentando a versatilidade da peça.

Vantagens da Xícara de Acrílico

acrílico é um material versátil, que pode ser trabalhado de diferentes maneiras. A xícara de acrílico pode ser encontrada na versão transparente, típica deste material, ou em modelos nas mais diferentes cores. As várias possibilidades de combinação com outros materiais, também permite usar a peça em distintos estilos de decoração.

Cada matéria-prima têm as suas vantagens e, o importante, é você associar estas características às suas necessidades. Escolher um jogo de xícaras neste material é garantia de alguns aspectos para a sua casa. Confira alguns deles:

  • Se você escolher uma xícara de acrílico transparente, você garantirá uma peça com a mesma beleza do vidro. Com um brilho muito bonito, a xícara de acrílico tem uma transparência que se destaca na decoração.
  • Ao optar por uma xícara de acrílico, você pode apostar nas versões coloridas. Azul, vermelha, laranja, rosa ou qualquer que seja a cor, dão ainda mais personalidade para a peça. Além disso, dão um toque moderno ao décor do ambiente.
  • A xícara de acrílico pode ser encontrada no formato clássico, minimalista, arrojado ou retrô. Este material é fácil de ser modelado durante a confecção, portanto, não é de se espantar que exista uma grande variedade de formas para a xícara de acrílico.
  • Para quem busca uma peça resistente e durável, a xícara de acrílico é a escolha perfeita. O acrílico é resistente a tombos e quedas, sendo ideal para casas com um grande número de pessoas, com uso intenso das peças ou, mesmo, para ser usado em festas.
  • Outra grande vantagem da xícara de acrílico é facilidade para limpar. Basta utilizar detergente e água para limpar a peça. Sendo assim, se a limpeza for feita com regularidade, você terá a sua xícara de acrílico por muito tempo.

Além da xícara de acrílico, você pode contar com um conjunto de canecas de acrílico para receber convidados e amigos na sua casa.

Xícaras na Decoração

Além do uso da xícara entre os utensílios de servir, também é possível decorar o lar com algumas peças do tipo. As xícaras que já fazem parte da cozinha podem ser transformadas em belos porta-velas. Assim como em charmosos vasos de flores ou simples suportes para plantinhas da horta pessoal.

 Xicaras com plantas dentro

Fonte: Pinterest

Você ainda pode utilizar xícaras e canecas como potes para servir acompanhamentos como amendoins, jujubas e muito mais!

Mix de Xícaras no Décor

Para quem pensa em utilizar xícaras como adornos decorativos ou quer criar uma mesa posta cheia de estilo, uma boa maneira de decorar é adotar uma série de itens com visual, cores e aparência diferentes.

Xicara verde com pratos de abacaxi alaranjados ao lado de uma foto de uma xicara vinho com uma vela e jarro em cima de bandeja

Fonte: Pinterest

Misturar artigos de tons fortes com claros no momento de montar uma bandeja de café da manhã ou deixá-los sobre um aparador da sala de estar, na mesa de centro do cômodo ou em prateleiras são boas dicas para decorar com charme e simplicidade. Invista nessa ideia!

Como Organizar Xícaras e Copos?

As xícaras e copos podem ser organizados em cristaleiras, armários de cozinha, prateleiras e organizadores de cozinha. Eles também podem ser expostos em bandejas decorativas e de servir.

Algumas pessoas costumam optar pelos jogos de xícaras empilhadas, ou seja, uma sobre a outra. Dessa forma é possível otimizar o espaço em que elas estão organizadas. 

Suporte para Xícaras: Qual Usar?

Os melhores suportes para xícaras são:

  • Prateleiras: você pode organizá-las em fileiras e com os pires;
  • Nichos: pode deixar em evidência um conjunto favorito;
  • Ganchos: Pode pendurar as xícaras pelos seguradores.

Gostou das dicas sobre xícaras? Na WestwingNow você compra os melhores produtos para servir, decorar e muito mais. Aproveite o fim do ano e confira também as opções natalinas para presentear familiares, mas também deixar a sua casa ainda mais bonita:

Conheça o Westwing: Viva um Mundo Mais Bonito

Leia Também: