Carpete: Tipos & Vantagens

Há poucos elementos de decoração capazes de causar o impacto visual e funcional de um carpete. A escolha do revestimento para o chão é uma dos aspectos mais debatidos entre os temas que fazem parte de um projeto de construção ou reforma. É importante conhecer as opções de produtos e suas características para garantir uma escolha adequada. Os carpetes propiciam inúmeras vantagens de uso e benefícios à decoração. Entenda mais sobre esse tipo clássico de revestimento.

Carpete: Tipos & Vantagens | westwing.com.br

O carpete agrega valor aos imóveis tornando os cômodos mais belos, confortáveis, minimizando ruídos e contribuindo com o isolamento térmico. O uso do carpete é comum tanto em ambientes comerciais quanto residenciais. Você conhece as vantagens dos carpetes? A Westwing preparou um guia sobre carpetes para você se informar. Conheça os benefícios do carpete, veja as características de alguns dos principais tipos de carpetes e confira dicas para acertar na escolha.

Compre agora com até 70% off:

Vantagens e benefícios dos carpetes

Não é à toa que a forração de carpete é um dos elementos capazes de valorizar um imóvel. A beleza e funcionalidade desse tipo de revestimento resulta em inúmeros benefícios aos espaços.

 carpete na decoração sala de estar moderna.

Os carpetes são capazes de deixar o décor atemporal. Fonte: Pinterest

O conforto superior, alto apelo visual e segurança são algumas das principais vantagens associadas ao seu uso.

O carpete torna os ambientes mais acolhedores. A imensa variedade de designs resulta em ampla possibilidade de escolha para aspectos como cor e textura. Por ser um piso macio, o carpete ajuda a isolar os ambientes. Lares com crianças, pessoas idosas e com mobilidade reduzida encontram no carpete uma das opções de revestimentos mais adequadas para incrementar a segurança.

Tipos de carpete: escolha um favorito

Há uma ampla gama de materiais empregados para a fabricação de carpetes. É fundamental atentar para as características do local onde o carpete será utilizado, bem como a rotina do ambiente e manutenção antes de escolher que tipo de carpete utilizar. Confira as características dos principais tipos de carpetes:

Carpete de nylon: as fibras de nylon são resistentes ao desgaste e ao mofo. O produto também possui boa vida útil e resilência ao peso dos móveis. O nylon pode ser tingido em uma grande variedade cores, resultando em mais opções de escolha de estilo. Por essas razões, os carpetes de nylon estão entre os mais populares no mercado. O carpete de nylon é um dos mais indicados para ambientes de intensa circulação de pessoas.

pés e cachorro em cima do carpete

Dê maior comodidade para a casa com um belo carpete. Fonte: Pexels

Carpete de polipropileno: o uso desse tipo de carpete como forração para interiores é cada vez mais comum. Resistência a manchas e facilidade de manutenção estão entre as principais vantagens do produto. O seu uso é indicado para áreas de tráfego intenso e cômodos suscetíveis a danos por manchas como o quarto infantil.

Carpete de poliéster: o toque macio aliado a uma boa resiliência são os pontos fortes dos carpetes de poliéster. O material também possui propriedades antialérgicas, já que inibe a formação de mofo. Ele também é uma opção de produto ecológico, já que muitos carpetes de poliéster atuais são feitos de garrafas PET recicladas.

Carpete para quarto: conforto elevado no ambiente

Não há dúvidas que o quarto é um dos cômodos onde mais privilegiamos o conforto e uma estética bem agradável. Afinal, ninguém quer descansar em um ambiente “caótico”, não é? 

Os carpetes para quarto são ideais para quem busca conforto elevado e muito estilo para o ambiente de descanso. 

Como o carpete tem uma textura mais fofa e aveludada, isso também ajuda muito a deixar o lugar mais quentinho, em uma temperatura bem amena. Ideal para amenizar o toque gélido de pisos frios. 

carpete para quarto de casal

Aprimore o quarto de casal com um carpete novo. Fonte: Unsplash

Além disso, com um carpete que pega toda a extensão do quarto, você não precisará gastar  com tapetes menores para os pés ou laterais da cama, já que tudo estará bem coberto. 

No entanto, para a escolha de um carpete para quarto perfeito, também é necessário ficar atento com uma textura que não provoque alergias! 

Carpete e decoração de sala: como compor? 

O carpete naturalmente agrega uma beleza especial para a sala de estar. Sendo assim, na hora de compor um décor sofisticado para o ambiente, nada se torna tão trabalhoso. Pelo contrário, as combinações podem ser super rápidas! 

O primeiro passo é pensar quais tons irão ornar com a cor do carpete para sala. O tom do carpete é decisivo para cooperar na escolha de uma decoração mais ou menos extravagante. 

espaço de descanso com carpete

Combine o estilo de carpete com sofás e divãs sofisticados. Fonte: Pexels

De qualquer modo, se você busca balancear a extravagância com a elegância, uma decoração em contrastes é uma boa pedida. Ou seja, se o carpete for escuro, aposte em objetos decorativos mais claros ou vice e versa. 

Investir em um sofá que combine com o carpete deixa o décor ainda mais completo e harmonioso. As cortinas também se tornam super importantes nessa composição. 

No entanto, não se esqueça de analisar qual mensagem você quer passar com a decoração de sala com carpete ou simplesmente o que mais faz seu estilo para compor um ambiente que tenha tudo a ver com você!

Como limpar carpete? 

Apesar do sucesso do carpete é muito normal que surja a dúvida sobre, afinal, qual a melhor maneira de limpar o carpete? 

Inicialmente, uma das maneiras mais fáceis de manter o carpete limpo é fazer aspirações periódicas. Para completar, na hora da limpeza, passe o aspirador sempre no sentido das fibras de forma lenta. 

No caso de remoção de pêlos, você pode fazer uma solução de vinagre branco e água para removê-los, pois só a aspiração, geralmente, não dá conta. Se usar a solução, finalize a limpeza com um pano seco para não deixar resquícios. 

limpeza de carpete

O aspirador de pó é um grande aliado para a limpeza de carpetes. Fonte: Pexels

Inclusive, outro ponto importante é: deixar a área do carpete com uma boa circulação de ar, ou seja, procure deixar as janelas e portas dos cômodos com carpete abertas. Outra dica extra essencial para manter o aspecto do carpete sempre novo é não molhá-lo. 

Se caso você sentir muita dificuldade para limpá-lo, é possível contratar serviços especializados para esse tipo de limpeza!

Westwing: a melhor loja de decoração online

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: