Compre agora com até 70% off:
Em ambientes menores, o desafio é saber utilizar os espaços com inteligência. Confira essas dicas!
Não é novidade para ninguém que os apartamentos diminuíram nos últimos anos. E isso se deve principalmente ao aumento populacional nos grandes centros urbanos.
Por isso, surgiu a tendência arquitetônica de construir prédios com unidades menores e equipados com uma grande rede de serviços essenciais como lavanderia compartilhada, varanda gourmet, academia, área de lazer, entre outros.
Toda essa praticidade, aliada à ótima localização de um apartamento a venda no ipiranga, por exemplo, vem acompanhada de uma reflexão para os donos desses imóveis: “como escolher móveis para apartamento pequeno?”.
Confira as dicas com inspirações de móveis para imóveis com estas características.
1- Espelhos que alargam as dimensões
Por sua capacidade de trazer a impressão de que os ambientes são maiores do que de fato são, os espelhos são peças fundamentais na decoração de ambientes menores. O segredo, no entanto, está em seu correto posicionamento.
Como o objetivo é “aumentar” o espaço, seja ele uma sala de estar ou um dormitório, uma técnica bastante utilizada por especialistas da área é o posicionamento de frente para a janela do cômodo. Além de trazer a sensação de mais espaço, ele acaba refletindo a luz natural e intensificando a iluminação nos interiores.
2- Luz natural e escolha das cores
Falando em luz natural, ela é uma grande aliada de espaços pequenos. Isso se deve ao fato de que cômodos menores, dependendo da quantidade de móveis, possuem a tendência de parecerem mais escuros – o que torna o ambiente bastante carregado.
Para resolver essa questão, nunca obstrua as janelas dos ambientes e aposte em cores neutras como off white, cinza, branco ou tons pastéis, pois eles são capazes de refletir a luz natural, deixando qualquer espaço bastante leve e iluminado.
3- O estilo minimalista
Como dito acima, a quantidade elevada de móveis nos ambientes pode torná-los mais carregados visual e fisicamente. Além disso, um espaço abarrotado é menos prático para o dia a dia e mais difícil de limpar.
Segundo o minimalismo, é importante que tenhamos à nossa volta somente o que de fato tem um significado e uma funcionalidade para nossas vidas. Esse estilo de vida acaba rendendo uma decoração mais clean e com propósito. E mais! Você também pode aplicar essa regra do minimalismo em seu guarda roupa e ganhar mais espaço em seu interior.
4- Móveis planejados
Para decorar um espaço pequeno é necessário inteligência e planejamento. Cada metro conta, cada detalhe é importante. É por isso que tudo deve ser refletido previamente para que fique perfeito. No caso dos móveis não é diferente. Para isso, procure por peças que atendam às necessidades espaciais de cada ambiente.
Caso não seja possível, uma alternativa é a contratação de um marceneiro para desenvolver móveis planejados para o seu projeto. Dessa forma, além de utilizar os espaços de forma inteligente, você pode encomendar características especiais como a quantidade de nichos que deseja em uma estante ou o tamanho das gavetas de uma cômoda ou de uma mesa de cabeceira.
Além de atender às necessidades específicas do seu imóvel, a sua decoração também deve estar em harmonia com a sua personalidade. No mais, procure fazer um planejamento e um cronograma antes de iniciar reformas ou decorações para que sempre tenha sob controle essa transformação.
Boa sorte em seus projetos!
Gostou das dicas? Leia também: Conheça as cores de 2021 da Pantone e Decore sua casa com estilo e gastando pouco.