Cozinhas Americanas

As cozinhas americanas são tendência quando o assunto é decoração. Com elas, é possível criar ambientes integrados abertos, unindo a sala e cozinha, de modo a tornar a casa aconchegante e prática.  Com a combinação de móveis modernos e utensílios que possam te auxiliar no dia a dia, este tipo de cozinha é ideal para quem busca praticidade.

Cozinhas Americanas | westwing.com.br

Armários embutidos, bancadas, banquetas e prateleiras são alguns dos detalhes indispensáveis que auxiliam na organização e na otimização do espaço. Versátil e moderna, inspire-se com as dicas do Westwing e monte a sua própria cozinha americana.

Compre agora com até 70% off:

Tipos de cozinhas americanas

Cozinhar é uma arte. Para que os alimentos sejam feitos com perfeição, também é preciso investir em um ambiente funcional. É aí que entram as cozinhas americanas.

A premissa principal deste modelo é agrupar diferentes ambientes, na maioria das vezes a cozinha com as salas de estar e de jantar. Os ambientes integrados permitem que convidados e o dono da casa interajam, enquanto a comida é feita. Nada melhor do que preparar refeições especiais acompanhado por amigos e família!

De maneira a garantir praticidade, um espaço como esse deve ser bem planejado e equipado. Por isso, você precisa saber que existem diferentes tipos de cozinhas americanas.

Um dos estilos conta com uma ilha gourmet centralizada. Há quem coloque o cooktop e a pia sobre ela, enquanto os armários laterais guardam alimentos e utensílios.

Outro modelo possui um balcão de cozinha americana. Ele é responsável por dividir os ambientes da casa, sem encobrir totalmente a visão entre os cômodos acoplados. As banquetas são parte fundamental desta decoração e permitem que os convidados se sentem e conversem com os donos da casa, com conforto.

Já a cozinha americana em L é uma das mais conhecidas. Nela, o balcão fica grudado à parede, formando um grande L ao lado dos armários, de modo a deixar um grande corredor disponível para passagem.

Sendo assim, a bancada é item primordial para cozinhas americanas modernas, que prezam pela otimização do espaço e praticidade na rotina – seja no preparo de alimentos, ou em momentos de descontração e diversão com a família e amigos.

Uma sugestão, para montar o ambiente dos sonhos, é contar com móveis planejados. Assim, basta encomendar as peças no estilo e tamanho mais convenientes para o seu espaço.

Após definir o tipo de cozinha americana para o seu lar, é preciso escolher qual será a decoração do ambiente. Entre tantos estilos, confira mais sobre entre cozinhas retrô, ou clássicas.

Cozinha americana grande centralizada, com bancada aberta na cor cinza, com três banquetas vermelhas a frente. Ao lado esquerdo há uma geladeira duas portas inox. Na direita, um quadro na parede mais próxima, enquanto ao fundo há placas decorativas e outra bancada aberta. No centro da foto é possível enxergar a pia, os armários suspensos na cor branca e três luminárias redondas | Westwing.com.br

A decoração das cozinhas americanas também deve ser levada em consideração

Cozinha americana com cozinha acoplada à sala de jantar. Mesa de jantar retangular grande marrom, com cadeiras na mesma cor. Sobre ela, há várias luminárias pretas iluminando o móvel. Mais ao fundo há uma bancada com banquetas quadradas modernas na cor preta. Também há iluminação por luminárias sobre a bancada. Toda o espaço é branco, com uma grande janela ao fundo | Westwing.com.br

As cozinhas americanas nas cores branca e preta são sofisticadas

Cozinha americana em L moderna

A cozinha americana L é uma das mais tradicionais. Esse tipo decorativo conta com fogão, ou cooktop, pia e geladeira. Armários suspensos e eletrodomésticos embutidos são fundamentais. O estilo moderno em L pede funcionalidade e praticidade no ambiente, portanto quanto mais espaço livre para locomoção, melhor.

Seja a cozinha americana pequena ou grande, esse modelo é facilmente incorporado em todas as casas. Adaptável e funcional, após garantir os móveis certos, você apenas precisará decorá-la da maneira como preferir.

Cozinha aberta com sala de estar integrada. Mais a frente há uma poltrona roxa ao lado de uma mesa lateral transparente. Ao fundo, é possível ver a cozinha americana com bancada em L, com uma ilha centralizada. O espaço é todo branco, com detalhes roxos e pretos nas bancadas da cozinha | Westwing.com.br

As cozinhas americanas com bancada em L são práticas e garantem um espaço maior

Para as bancadas de cozinha americana, utilize mármore, granito, marmoglass, corian, silestone, madeira e inox. Na hora de escolher o material, verifique qual desses se adapta melhor às suas necessidades – o mármore, por exemplo, é poroso, por isso é mais difícil de limpar.

Outra peça fundamental nas cozinhas americanas são as coifas. Elas são as responsáveis por minimizar a fumaça dos alimentos que espalham-se pelos ambientes, ao sugar as sujeiras e os cheiros que evaporam durante e preparação de receitas.

Cozinha americana com bancada em L

A peça principal para a decoração das cozinhas americanas é a bancada. Ao escolher o modelo para a sua decoração, é necessário levar em conta qual o tamanho ideal para sua família e para preparar alimentos.

Os materiais mais indicados para a bancada de cozinhas americanas são:

  • Concreto: Uma das novas apostas para as cozinhas americanas. Prático e econômico, o material deve receber tratamento para o uso em bancadas e outros lugares que tenham contato com água.
  • Aço inox: O material é conhecido por sua resistência ao calor, durabilidade e fácil higienização. Indicado para bancadas usadas todos os dias.
  • Epóxi: Não é poroso, possui ótima durabilidade e fácil de manusear, por isso se adequa a qualquer tipo de superfície.
  • Granito: Fácil de higienizar, resiste a riscos e impactos diários.
Cozinha preta e branca com bancada em L na cor madeira. Mesa de jantar no canto direito, na cor preta com cadeiras pretas; sobre ela há uma luminária branca. Ao lado esquerdo está a bancada grande, com uma pia ao fundo, prateleiras abertas com taças, copos e vasos e suporte para talheres | Westwing.com.br

A bancada das cozinhas americanas também merece atenção. Atente-se ao melhor material, de acordo com as suas necessidades

Cozinha com ilha de madeira e armários feitos no mesmo material. Ganham destaque no ambiente cadeiras amarelas ao redor do móvel. Ao fundo, bancada com xícaras | Westwing.com.br

As bancadas de madeira também são ótimas opções para as cozinhas americanas

Casa ampla com cozinha e sala de jantar e estar juntas. A mesa retangular está rodeada por cadeiras coloridas nas cores azul, verde, amarelo, laranja, bege e preto. Ao fundo, bancada mostra uma parte da cozinha, com luminárias redondas. Balcão decorado com vaso de flores e tábua | Westwing.com.br

A bancada das cozinhas americanas pode ser decorada com vasos de flores e utensílios

Decoração de cozinha americana

Traga mais funcionalidade ao seu lar com a cozinha americana! Por se tratar de um grande ambiente integrado, é possível decorar o espaço com peças que façam sentido tanto na cozinha quanto na sala.

Os bancos e banquetas podem ser posicionados em ambos os lados do balcão, caso ele seja aberto na parte inferior. Assim, quando não estiverem em uso, guarde os assentos sob o móvel.

Já os acessórios decorativos devem ter apelo visual em ambos os ambientes. Ou seja, tigelas, cestas e elementos redondos são ideais, porque terão aspecto semelhante quando vistos de qualquer lado do balcão da cozinha americana

No caso de outras peças, como porta-retratos, posicione as fotos em diferentes posições. Assim, você garante que todas façam parte da decoração do lar.

A decoração da cozinha americana em L moderna pode ser feita com banquetas, pendentes, ou lustres e papéis de parede monocromáticos de sua preferência. Se houver espaço o suficiente nas paredes, invista em quadros decorativos para cozinha e peças funcionais, como um suporte de utensílios.

Aprenda a fazer o seu suporte de utensílios com o tutorial preparado pelo Westwing:

Em relação à coloração, as cores das cozinhas tipo americanas não devem destoar do restante da casa. Uma ótima opção para decorar este espaço são os ladrilhos adesivos. Mais práticos do que os azulejos, não há necessidade de reformar o espaço para aplicá-los.

Tinta, pastilhas ou porcelanato para paredes e pisos são ótimas opções para dar a sensação de continuidade e amplitude na cozinha.

Móveis para cozinhas americanas

As cozinhas americanas ficam totalmente expostas ao olhar de nossos amigos e familiares. Por isso, no momento de escolher os móveis, organizadores, tipos de bancada e até mesmo os utensílios domésticos, pense na organização do espaço.

Melhore a disposição de panelas, conjuntos de louças e outros utensílios com armários de cozinha americana embutidos nas paredes, ou até mesmo na bancada usada para preparação dos alimentos. Desta forma, você facilita a organização da mesa e o preparo dos alimentos.

As banquetas para cozinha americana melhoram a disposição dos seus convidados no espaço. As mais indicadas são as fabricadas com aço, alumínio e acrílico, porque, além de resistentes, possuem visual moderno e versátil.

As mesas da cozinha americana podem ficar próximas ao balcão ou afastadas, numa sala de jantar ampla, de acordo com o tamanho da mesa e espaço para as cadeiras. 

Não se esqueça da iluminação! A iluminação, com pendente ou lustre para cozinha americana, costuma ficar acima do balcão, em conjuntos de três ou quatro. Eles agregarão ainda mais luxo ao ambiente.

Cozinha acoplada à sala de jantar. Mais a frente há uma bancada com pia cinza, com poltronas modernas sem encosto. Sobre ela há luminárias triangulares transparentes. Há uma mesa de jantar com tampo de madeira, acompanhada por quatro poltronas marrons luxuosas. Ao fundo um piano sobre uma escada branca | Westwing.com.br

As bancadas das cozinhas americanas facilitam o preparo dos alimentos, por isso devem ser bem iluminadas

Ilha de cozinha americana na cor branca, com bancada preta | Westwing.com.br

As cozinhas americanas agregam charme à casa. Invista em ilhas com diversas gavetas para guardar utensílios

O que colocar em cima do balcão da cozinha americana?

O balcão de cozinha americana é parte fundamental da decoração. Portanto, ele merece ser bem decorado.

Sobre ele, coloque jogos de talheres e potes com os temperos que você utiliza com frequência na cozinha. Para manter tudo em ordem, utilize uma bandeja decorativa grande e organize as peças por ordem de tamanho.

Outra sugestão é enfeitar o balcão da cozinha com vasos de flores e outros acessórios, como livros caixa decorativos e até mesmo livros de receita da família.

Para os enófilos de plantão, aposte num grande recipiente ou quadros decorativos especiais para guardar as rolhas dos seus vinhos favoritos. Complete o espaço com quadros para cozinha.

Além da bancada, que tal completar a decoração da cozinha americana em L moderna com uma mini-horta suspensa? Desta forma, seus temperos sempre estarão frescos e à mão. Confira:

Leia Também: