Estilo escandinavo: principais características e dicas para decorar

Ao olhar para fotos de ambientes decorados no estilo escandinavo, é bem provável que você pense que elas saíram fresquinhas da capa de uma grande revista e sinta vontade de se mudar para dentro das imagens. Uma mistura do moderno e do tradicional, esse estilo de decoração de interiores surgiu ainda no início do século XX, influenciado pelas ilustrações de Carl Larsson, um artista sueco.

Estilo escandinavo: principais características e dicas para decorar | westwing.com.br

O estilo escandinavo vai te conquistar!

Apesar de ter surgido no início do século XX, o estilo escandinavo carrega um ar contemporâneo e está em alta nos dias de hoje. O segredo? Ser básico e aconchegante ao mesmo tempo. Basta uma base de cores neutras, principalmente o branco, salpicada com tons vivos em alguns objetos e elementos levemente envelhecidos. Curioso para saber mais sobre a história e o jeito de decorar com o estilo escandinavo? Para te ajudar e te dar inspiração, a Westwing traz esse guia. Confira!

Compre agora com até 70% off:

O que é o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo é marcado pelo aconchego e conforto em todos os detalhes. Ele une o que há de melhor em diferentes estilos, de modo a assegurar um espaço agradável à família e convidados.

sala de estar e escritório home office estilo escandinavo com tapete geométrico preto e branco, luminárias industriais, móveis de madeira

Combine móveis de madeira e ferro para deixar a decoração ainda mais bonita.

Funcional, simples e estiloso, a decoração escandinava dá destaque ao minimalismo, uso de acessórios modernos e móveis elegantes feitos, sobretudo em madeira.

Além disso, outras características do estilo são:

  • Linhas retas,
  • Cores neutras,
  • Luz natural,
  • Ambientes integrados,
  • Materiais naturais.

Decoração estilo escandinavo

Para aplicar o estilo escandinavo na decoração basta se guiar pela própria definição da tendência: misturar o moderno com o tradicional. Uma boa maneira para fazer isso é investir nas tonalidades claras para compor o visual dos ambientes que irá decorar. Cores como branco, cinza e bege são ótimas para servir como “pano de fundo” na decoração de estilo escandinavo.

varanda com móveis estilo escandinavo, pufe navajo, cesto de palha e tapete de barbante

Tons claros ficam lindos em composições com móveis de madeira. Fonte: Unsplash

A presença da madeira, para remeter a conforto e ao toque tradicional, é outra boa indicação para aplicar a tendência no décor. Dessa forma, o material pode aparecer nos pisos do lar de estilo escandinavo ou nos móveis usados para a ambientação. Mesas, estantes, sofás e demais artigos como, por exemplo, cadeiras, são perfeitos para isso.

Estilo escandinavo no quarto

Na decoração do quarto, tons terrosos ganham destaque em contraste aos móveis de madeira. As cores se completam e garantem um ambiente aconchegante. Detalhes como espelhos de chão e luminárias pendentes fazem toda a diferença e deixam o décor ainda mais elegante.

Quarto escandinavo com poltrona de madeira, mesas de cabeceira em madeira e roupa de cama bege

Tons terrosos deixam qualquer ambiente aconchegante.

Decoração escandinava na sala de estar

Preze por móveis com linhas retas e deixe o aconchego a cargo de pufes, tapetes e almofadas. Dê preferência às cores claras em todos os detalhes. Nesse ambiente, aproveite para brincar com formas clássicas e modernas entre móveis e acessórios decorativos.

sala de estar estilo escandinavo, estante e mesa lateral de madeira

Acessórios de madeira deixam a decoração ainda mais bonita e aconchegante.

Para completar a decoração, distribua vasos de plantas pelo ambiente! Modelos em diferentes alturas e formatos garantem movimento e beleza no espaço. Confira como fazer um lindo vasinho de bolinhas para decorar a sala:

Estilo escandinavo na sala de jantar

Até a decoração da sala de jantar pode ter toques do estilo escandinavo. Aposte em uma boa iluminação natural e complemente o espaço com belos pendentes sobre a mesa de jantar.

sala de jantar estilo escandinavo com rack e mesa de madeira, cadeiras estofadas cinza e tapete listrado

Pendentes agregam charme ao décor. Fonte: Pinterest

Móveis como carrinhos de bar não podem faltar! Modelos feitos em ferro ou metal destacam a decoração escandinava com muito requinte e brilho. Já a mesa principal deve ser feita em madeira, complementada por cadeiras estofadas. Se preferir, combine cadeiras diferentes, em formatos e cores variadas.

A decoração da mesa posta também conta. Invista em itens feitos em materiais naturais, como sousplats de vime ou bambu, guardanapos de tecido, taças de cristal e louças de cerâmica. Essa combinação é impressionante!

Origem do estilo escandinavo

Carl Larsson nasceu no dia 28 de maio de 1853 em Estocolmo e sua veia artística apareceu cedo. Aos 13 anos, um de seus professores conseguiu persuadi-lo a se inscrever para uma vaga na Principskolan, uma instituição preparatória para a Academia de Artes.

sala de estar estilo escandinavo com pendentes naturais moveis e acessorios de madeira poltrona classica e moderna

No estilo escandinavo, peças clássicas agregam sofisticação.

Quando saiu da Academia de Artes, Carl trabalhou ilustrando livros, revistas e jornais. Além disso, passou alguns anos em Paris tentando se estabelecer como artista. Sua vida mudou no ano de 1882, quando conheceu Karin Bergöö em uma colônia de artistas escandinavos na cidade de Grez e decidiu trocar a pintura a óleo pela aquarela.

Karin e Carl casaram em 1883. Logo, entre os modelos favoritos das aquarelas de Carl, estavam sua família e a casa que ganharam do pai de Karin na cidade de Sundborn, chamada Lilla Hyttnäs.

A residência acabou virando um projeto mútuo dos dois e referência do estilo escandinavo. Nela, Karin, que também era artista, desenvolveu suas habilidades naturais como design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. As pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos lares de artistas mais famosos do mundo, lugar onde o estilo escandinavo sempre marcou presença.

Lilla Hyttnäs: inspiração do estilo escandinavo

Ainda hoje a casa de Carl e Karin, um símbolo do estilo escandinavo, está aberta para visitações – e ela mudou muito pouco do que se pode ver nas imagens pintadas pelo artista. Era um lugar arejado, em que as cores dos objetos de decoração combinavam com os móveis de madeira e onde é possível captar em todos os detalhes os traços da vida da família – como em tapetes amassados ou no rolo de lã do tricô em cima de uma mesa, exatamente as características que hoje vemos no estilo escandinavo. O casal de artistas estava mesmo à frente de seu tempo.

quarto estilo escandinavo com enfeites de palha e móveis de madeira

Quanto mais madeira, mais aconchego no ambiente.

No estilo escandinavo, assim como na residência Lilla Hyttnäs, faz-se questão de que a casa não pareça um ambiente rígido, formal ou impecável. É um espaço para se viver – e deve demonstrar isso. Nos ambientes claros e iluminados, quem se sobressai é o par conforto e simplicidade. Além disso, tudo na casa de estilo escandinavo demonstra a personalidade e a rotina dos moradores: os quadros, os tapetes, os livros ou mesmo os sapatos jogados pelo chão.

Para saber mais sobre maneiras de decorar, continue acompanhando as dicas da Westwing!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!