Guia do Estilo Retrô: Como Decorar Toda a Casa

Uma releitura do passado feita para homenagear, resgatar e enriquecer os projetos de décor de maneira nostálgica. O estilo retrô pode ser definido dessa maneira. Diferente da tendência vintage, que traz à tona as verdadeiras peças, artigos e demais acessórios de decoração do passado, o retrô apresenta novas versões inspiradas nos itens de antigamente. Além disso, a cor é outro fator característico do estilo retrô sejam elas fortes ou mais suaves.

Guia do Estilo Retrô: Como Decorar Toda a Casa | westwing.com.br

Se identificou com o estilo retrô? Quer saber mais como utilizá-lo no seu projeto de décor, mas não sabe por onde começar? Não tem problema, com o Westwing você estará pronto para montar a composição retrô que tanto imaginou com tudo e um pouco mais que tem direito. O conteúdo desta página foi montado especialmente para isso. Sendo assim, prepare o seu bloco de anotações, desliza o mouse e atente-se as nossas dicas!

Compre agora com até 70% off:

O Que É Estilo Retrô?

O estilo retrô é um tipo de decoração que busca referências antigas para criar peças renovadas e contemporâneas. Ele remonta as épocas de 1950 e 1960 através de eletrodomésticos, móveis e acessórios decorativos, trazendo releituras surpreendentes para dentro de casa.

sala estilo retro com sofá azul tapete colorido poltrona verde e acessorios coloridos

O estilo retrô é marcado por muitas cores e personalidade. Fonte: Pinterest

Diferentemente do estilo vintage, que utiliza peças verdadeiras e antigas no presente, o retrô foca na personalização e recriação de móveis e acessórios, trazendo exclusividade, estilo e funcionalidade para o seu lar. Outras características marcantes do estilo são:

  • Cores vibrantes em todos os móveis e artigos de decoração;
  • Móveis com linhas simples e retas;
  • Pés de palito em sofás, poltronas e outros objetos;
  • Mistura de formas abstratas e geométricas;
  • Muito floral;
  • Muito xadrez;
  • Foco em texturas como plástico, vinil e veludo.

Sala Estilo Retrô

Como dito, é preciso saber escolher as peças-chave para montar uma composição de estilo retrô. Não há uma regra de qual artigo ou acessório é mais indicado para levar ao ambiente, porém, temos algumas sugestões para você.

sala estilo retrô com sofá mesas e cadeira com pés de palito e quadros

Faça uma galeria de quadros sobre o sofá da sala.

Na decoração de sala retrô a dica é investir em apenas um item: ele pode ser a mesa de centro, o sofá ou a estante que levará o ar retrô para o ambiente. Artigos com visual propositalmente envelhecido, de tons fortes e com design do passado são uma boa aposta.

Os móveis característicos da tendência contam com pés palitos, por isso não podem faltar de jeito nenhum. Sofás seguindo esse modelo são super descolados e deixam a casa divertida. Mas, também é possível encontrar aparadores, poltronas, pufes e outros móveis com essa mesma característica para complementar a decoração de sala retrô.

sala estilo retrô com sofá cinza com pes de palito e mesa de centro com pes de palito

Móveis com pés de madeira são indispensáveis na decoração da sala retrô!

Além disso, é imprescindível definir uma paleta de cores. Como dito, tonalidades vibrantes tomam conta deste tipo de decoração. Por isso, tons de laranja, amarelo, azul e rosa não podem faltar. Para não errar, use um círculo cromático e identifique cores que combinam entre si.

decoração de sala retrô com cores vibrantes nas paredes e acessórios

Uma sugestão é pintar somente a parede do sofá, para não enjoar fácil.

Decoração Retrô Quarto

O quarto estilo retrô é aconchegante e divertido. Para começar a transformar a decoração deste ambiente, pense nos móveis e paleta de cores. Assim como na sala de estar, dê preferência aos pés de palito como principal detalhe entre os móveis, como penteadeiras, mesas de cabeceira e estantes.

quarto estilo retro com meia parede quadros e móveis de madeira

Se não quiser arriscar na composição de cores, faça uma meia parede colorida, que tal? Fonte: Pinterest

No quarto retrô, as cores ganham destaque. Por isso, você pode pintar todas as paredes, ou investir em roupas de cama, cabeceiras estofadas ou móveis em tonalidades mais fortes.

Confira como fazer uma bela cabeceira colorida e retrô para a sua cama:

Ainda em relação às cores, saiba que o quarto estilo retrô ficará lindo com papéis de parede. Essa é uma maneira fácil de renovar a decoração, gastando pouco e implementando o tão desejado estilo retrô.

Confira como aplicar papel de parede no quarto retrô:

Espelhos com molduras características da época também são peças ideais para compor dormitórios. Quadros com personalidades de décadas anteriores são outros acessórios perfeitos para elaborar uma decoração com estilo retrô.

decoração retrô quarto com quadro mesa lateral cadeira estofada e almofadas

Veja como o amarelo e vermelho roubam a cena nesse quarto retrô.

Invista em Peças-Chave com Estilo Retrô

Para montar uma composição de estilo retrô é preciso investir nos detalhes certos, por exemplo, um papel de parede com uma estampa característica de décadas passadas, apostar em eletrodomésticos que tenham designs que relembram “o tempo da vovó” e quadros decorativos com imagens de ícones antigos.

Além deles, outros enfeites retrô para transformar a decoração do seu lar são:

  • Luminária de chão
  • Pufes
  • Tapetes geométricos ou coloridos
  • Vasos de mesa coloridos
  • Recamier colorido
  • Placas decorativas
  • Mesinhas de suporte multiuso coloridas
  • Varal de luzes
  • Porta-velas
  • Almofadas coloridas
Mesa-de-escritório-com-gaveta-em-madeira-antiga-Móveis-Fonte-Unsplash-c-a290

Aproveite e traga para casa acessórios vintage, como máquinas de escrever, vitrolas e luminárias.

 

Móveis Estilo Retrô

cadeira-retro-estilos-c-a290

Os móveis estilo retrô são descolados.

Os móveis estilo retrô são divertidos e coloridos. Em geral, a maioria deles é feita em madeira, um material de alta qualidade e beleza, por isso móveis em tons naturais também são válidos para complementar o décor.

Além do sofá com pés de palito, poltronas, mesas de apoio, cristaleiras e estantes também possuem esse detalhe estiloso. Eles completam todos os cômodos, da sala ao banheiro retrô.

aparador retro feito de madeira com pés de palito pretos

Esse aparador une duas características marcantes do estilo retrô: a madeira e os pés de palito.

Ao escolher os móveis certos para completar a decoração retrô, não se esqueça dos acessórios! Eles completam e deixam a casa familiar, sofisticada e personalizada, daquele jeitinho especial.

Quadros, abajures, pendentes, pratos decorativos e tapetes não podem faltar na sua seleção!

Cozinha Retrô

cozinha-retro-panela-de-cobre-estilos-fonte-unsplash-c-a290

Na cozinha retrô, móveis de madeira também dão as caras. Fonte: Unsplash

Na cozinha, os eletrodomésticos de estilo retrô dão um charme a mais ao ambiente. Se não for possível investir nos artigos, uma sugestão é apostar nos utensílios de cozinha e eletroeletrônicos com temáticas passadas. Por exemplo, porta-condimentos, batedeiras e chaleiras.

As cortinas também são ideias para reforçar a temática da decoração no estilo retrô. Se a sua composição for mais delicada, a sugestão é investir em peças com estampas de poá ou flores.

cozinha retrô com armário verde, puxadores dourados, pintura rosa, luminária e geladeira antiga, prateleira de madeira

Padronagens sempre deixam a cozinha mais bonita, sobretudo quando aliadas aos móveis e paredes coloridas. Fonte: Pinterest

Para um cenário mais descontraído, as padronagens psicodélicas ou com ilustrações de personagens passados reforçarão a composição do espaço.

Banheiro Retrô

Assim como em qualquer outro cômodo da casa, a decoração de banheiro deverá seguir suas preferências, interesses e personalidade. Algumas ideias para a composição do espaço são o uso de gabinetes com design no estilo retrô, ladrilhos adesivos que remetem ao passado e espelhos com moldura de décadas anteriores.

banheiro-retro-com-banheir-estilos-fonte-unsplash-c-a290

Os ladrilhos deixam o ambiente acolhedor e mais bonito. Fonte: Unsplash

Onde Encontrar Peças para uma Decoração Retrô

Como o estilo retrô é uma das tendências mais admiradas pelos que seguem o setor de decoração, muitas empresas, marcas e fornecedores trabalham com peças inspiradas em décadas passadas e especialmente produzidas para atender a atual demanda do mercado. Além dessas opções, é possível garimpar itens de decoração em brechó, antiquários e locais especializados no estilo retrô.

sofá de suede retro cinza para sala de estar

Arrase na decoração!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que com elas você possa se inspirar bastante na hora de adaptar a sua composição para o estilo retrô, uma tendência que remete ao passado mas que, nos dias atuais, continua com força total entre os apaixonados por decoração.

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign. Já pensou transformar a decoração online, sem precisar sair de casa?

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: