Tapete para Sala: Principais Tipos e Dicas para Escolher o Melhor

O tapete para sala é um dos itens que normalmente é deixado por último na decoração da casa. Mas, para a sala de estar ficar harmônica e aconchegante, é importante pensar e rever todos os detalhes para que nada passe despercebido. Esta peça decorativa e muitas vezes funcional tem sua história datada de 500 a.C. no Irã, mas, como eram inicialmente feitos com materiais naturais ( lã e algodão), que se degradam rápido, não há como precisar a data exata.

Tapete para Sala: Principais Tipos e Dicas para Escolher o Melhor | westwing.com.br

Se antes eram feitos para cobrir o corpo e proteger do frio, hoje em dia os tapetes são ótimos complementos para dar aconchego aos ambientes da sua casa. Atualmente, podemos encontrar tipos de tapete dos mais diversos materiais.  Opções que vão do sintético ao couro, diferentes técnicas de tecelagem, cores e com funções para cômodos distintos, como cozinhas, banheiro, corredores e, principalmente, salas. Encontre no Westwing os produtos que você deseja e com pagamento seguro, seja no cartão de crédito ou no boleto!

Compre agora com até 70% off:

Como escolher tapete para sala?

Escolher tapete para sala pode ser mais simples do que imagina. Apesar de ser tratado como complemento, alguns tapetes são tão exuberantes que podem se tornar a peça principal da sua sala de estar. Se você tem decoração e móveis neutros, um tapete colorido para sala pode deixar o ambiente muito mais interessante e moderno. 

O tapete é um acessório que pode facilmente combinar com outros itens decorativos, como vasos e almofadas. Também são peças fáceis de serem trocadas, caso você goste de variar sempre e criar novas possibilidades para seus ambientes.

sala-de-tv-com-poltrona-grande-e-luminaria-c-a54

Tapetes estampados trazem vivacidade à decoração.

Mas, se a decoração que agrada é mais clássica ou minimalista, opções, como o tapete bege ou cores mais neutras e claras são o que não faltam. Vale lembrar que existem muitas possibilidades quando falamos de decorar com tapetes. Afinal, são muitos os modelos de tapetes para sala que podem compor para escolher. 

O primeiro passo para escolher este item é medir o tamanho do cômodo e também do sofá. O correto é o tamanho do tapete passar 20 cm para baixo do sofá e outros móveis, ou seja ele deve ultrapassar os móveis. 

Para facilitar a sua busca nós vamos te dar dicas para que a escolha seja bem feita!

tapete-felpudo-para-sala-colorido-geometrico-c-a54

Os tapetes decorativos para sala são tudo de bom!

 

Tipos de tapetes para sala

Com diversos tamanhos, formatos e modelos, os tapetes para sala podem ser fabricados em inúmeros materiais, mas alguns cuidados devem ser observados para encontrar o ideal. Se tem pessoas alérgicas na sua casa, prefira tapetes antialérgicos, com tramas mais fechadas, sem pelos, que vão acumular menos pó e facilitar a limpeza.

tapete-sala-estampado-colorido-geometricos-c-a54

Mas, se esse não é um problema, um tapete felpudo traz aconchego imediato para o cômodo. Afinal, tapetes macios são ótimos para as crianças brincarem. E, se a casa conta com a presença constante de animais, prefira tapetes estampados ou escuros, que tendem a manchar menos se alguma sujeira inesperada aparecer.

De todo modo, confira os tipos de tapetes para sala mais indicados para complementar a decoração e trazer aconchego para o seu dia a dia:

Tapete persa

tapete persa para sala

O tapete persa se destaca por sua qualidade excepcional.

O tapete persa é um dos sonhos de consumo de muita gente que ama decoração. Afinal, eles são feitos à mão, seguindo a arte de tecelagem oriental. Por isso, é excelente para promover aconchego ao lar. Possui leves texturas macias, visuais marcantes e conforto para a rotina!

Carpete

carpete para sala e ambientes integrados

O carpete traz mais aconchego e isolamento acústico para o ambiente.

Este revestimento para o chão agrega valor ao ambiente por tornar os cômodos mais confortáveis e acolhedores, além de contribuir com o isolamento térmico. No entanto, é preciso cuidado redobrado com a limpeza, para evitar o acúmulo de impurezas.

Tapete de lã

decoração-sala-com-tapete-redondo-móveis-de-madeira-e-pufe-c-a54

Tapetes felpudos deixam a sala mais confortável.

Os tapetes de lã são super aconchegantes e sofisticados. Como são feitos de matéria-prima natural, são hipoalergênicos, ideais para quem sofre com alergias respiratórias. 

Passadeira

passadeira para sala de estar rosa

Utilize a passadeira sob móveis, para dar mais destaque a eles. Fonte: Pinterest

Apesar de comum na cozinha de casa ou até mesmo na lavanderia, a passadeira também pode ser usada na sala de estar. Capaz de dar aquele up na decoração, é fácil de limpar, além de ser uma opção versátil para a decoração.

Tapete de fibras naturais

tapete de fibras naturais para sala redondo

Tapetes de fibras naturais combinam muito bem com vasos de cimento e couro. Fonte: Pinterest

Fibras naturais, como o sisal, são ecológicas e sustentáveis, além de deixar a decoração natural e sofisticada. Apesar de rústicos, combinam com todos os estilos decorativos.

O algodão é outro tipo de fibra natural para compor a decoração da sala. Eles são resistentes e duráveis, mas podem manchar com facilidade.

Tapete de fibras sintéticas

tapete de fibras sintéticas para sala de estar pequena

As fibras sintéticas são conhecidas por sua alta durabilidade.

Geralmente feito de poliéster, nylon e vinílico são muito resistentes e possuem diversas tonalidades e estampas para completar a decoração.

Tapete faça você mesmo

E que tal você mesmo fazer um lindo tapete DIY para sua sala? Para te ajudar, o Westwing trouxe dois tutoriais simples, para renovar sua decoração!

O tapete de corda é uma opção válida para quem gosta de um visual imponente e rústico. Confira:

Já o tapete de pompom é mais aconchegante, perfeito para repousar os pés sem preocupação:

Tapete para sala simples

O tapete para sala simples não precisa de estampas e tonalidades muito fortes. Na verdade, a sua inclusão no ambiente já é o suficiente para transformar aquele ambiente sem graça, num espaço refinado e com personalidade.

tapete para sala bege sob poltronas pretas

Nesse caso, o tapete para sala trouxe mais aconchego ao espaço.

Se tem dúvidas de por onde começar, a dica é apostar em cores neutras, como preto, branco, cinza ou bege, por exemplo. Isso porque elas são fáceis de combinar com o restante da decoração. Essas tonalidades são ótimas para compor uma decoração minimalista ou escandinava!

Mas, se quiser trazer mais cores e estilo, não há porque não investir em cores mais ousadas, como vermelho, laranja, azul ou verde. A dica é escolher suas cores favoritas para compor um visual apaixonante.

Tapete para sala chique

Quem procura um tapete para sala chique deve investir, sem dúvida alguma, nos tapetes persas ou turco. Modelos com origem oriental são produzidos a partir de técnicas milenares, por isso são destaque não só em acabamento, como em qualidade. Resistência e durabilidade estão garantidos com estes modelos!

tapete para sala chique vermelho sob sofa cinza

Se a sala é neutra, dê preferência a tapetes grandes, coloridos e estampados. Fonte: Pinterest

Então, basta escolher sua tonalidade favorita. Modelos vermelhos, por exemplo, são super tradicionais e ficam lindos em qualquer ambiente. Já as tonalidades mais claras trazem sofisticação ao espaço.

Tapete para sala estampado

Ousados e criativos de plantão devem apostar nos tapetes estampados. Se você não tem medo de errar e se arriscar, essa é a melhor opção!

tapete para sala estampado azul

Veja que, nesse caso, o tapete possui cores mais fortes, já que o sofá é neutro. Fonte: Pinterest

Na hora de escolher o tapete para sala estampado, a dica é verificar as cores presentes no espaço. Dessa forma, fica fácil escolher o modelo certo, já que ele deve ter pelo menos uma das tonalidades que já estão presentes no cômodo.

Então, invista num modelo retangular, quadrado ou redondo, de acordo com as medidas da sala de estar. Seja qual for sua escolha, não se esqueça de complementar a decoração com almofadas, pufes e mantas macias.

Tapete de sala bege: peça curinga para decorar

Na hora de investir em um tapete para sala bege, você deve, primeiramente, avaliar os materiais e móveis que estão presentes no ambiente. Se o cômodo tiver um estilo mais rústico, por exemplo, que tal um tapete para sala bege de pelo de carneiro ou de couro?

tapete de sala bege combinando com sofá e almofadas na mesma tonalidade

Combine o tapete bege com a cor do sofá e almofadas para criar um espaço monocromático aconchegante.

Se for mais moderno, um tapete para sala felpudo nesse tom pode ser a combinação ideal. Há, ainda, modelos de tapete persa nos quais o bege se destaca em meio a pequenos detalhes ou estampas. Essa variante de tapete para sala pode ser a mais indicada para um ambiente mais tradicional e refinado.

sala-com-tapete-natural-bege-e-moveis-de-madeira-c-a54

Se a sua sala for muito iluminada pela luz do sol, uma dica é investir em um tapete para sala com proteção ultravioleta, que certamente ficará bonito por mais tempo.

Como limpar tapete para sala?

O tapete para sala também protege alguns tipos de piso, pois evita os riscos no chão. Em salas com home theater ou sala de tv, o tapete ajuda a absorver um pouco do som e melhorar a acústica do cômodo.

tapete-como-limpar-bicarbonato-c-a54

Para entender como limpar o tapete, o ideal é aspirar diariamente o tapete para retirar o pó, evitando reações alérgicas e ajudando a manter sua peça como nova.

Se a sujeira estiver profunda, a dica é usar amaciante de roupas. Você irá precisar de: detergente neutro, água e amaciantes de roupas. Misture bem os três ingredientes e umedeça toda a superfície do seu tapete, escovando os pelos com a ajuda de uma escova macia. Termine com o pano úmido e deixe secar livremente.

O tapete para sala pode dar o tom ou complementar a decoração. Escolha o tapete ideal para sua casa com a variedade de tapetes Westwing!

Gostou das nossas dicas? Saiba mais sobre Como limpar tapetes e como escolher tapete.

Westwing: a melhor loja de decoração online

Você conhece o Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar? O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar aqui. Vem!

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: