Arte renascentista: veja as principais características do período

O período chamado de Renascimento ou Renascentismo é um termo usado para identificar, nos séculos XIV e XVII, a história da arte e da sociedade na Europa. Pode, também, ser chamado de arte renascentista. Esse período artístico foi marcado por mudanças em diferentes áreas, na pintura, arquitetura e música. Todas essas transformações ocorreram caracterizando a mudança do feudalismo para o capitalismo, rompendo com a era medieval.

Arte renascentista: veja as principais características do período | westwing.com.br

De certa maneira, a arte renascentista resgata a cultura clássica e greco-romana. As construções nesse período ainda tiveram influências pelas edificações antigas, sendo somente adaptadas para as necessidades naquele momento. Os segmentos artísticos como a pintura e escultura, tiveram uma evolução muito grande nessa época. Se você quer saber mais sobre o período da arte renascentista, a Westwing trouxe informações e tudo o que você precisa saber sobre este período marcante na história da nossa sociedade.  

Compre agora com até 70% off:

Descubra o que é renascimento, quais são as principais artes renascentistas, modelos de escultura renascentista e as obras mais conhecidas.

O que é renascimento?

O renascimento foi período de retomada de valores e conceitos da cultura clássica e greco-romana, sob nova perspectiva. No século XV, época em que começou a ganhar forma, o mundo já havia passado por diversas transformações, como a exploração de novos continentes e avanço da pesquisa científica.

 pintura na basílica dos santos doze apóstolos em roma arte renascentista

O renascimento é um marco na história da arte. Fonte: Unsplash

Impulsionados por uma nova maneira de pensar e pela modernidade, escritores italianos, como Giovanni Boccaccio e Petrarca, este considerado o fundador do humanismo renascentista, impulsionaram a mudança de pensamentos. Eles tinham como objetivo ultrapassar a cultura medieval, dominada pela igreja.

Então, o renascentismo reformulou toa a arte, arquitetura, filosofia, literatura e música da época na Europa e por todo o mundo. A partir dessa época, o homem passou a ser o centro do universo.

Arte renascentista: características

Dentro da arte, o renascimento é caracterizado pela reprodução de cenários, pessoas e paisagens naturais reais. A época foi marcada por:

  • Busca pela perfeição;
  • Antropocentrismo;
  • Realismo;
  • Surgimento de técnicas avançadas;
  • Racionalidade.
 escultura renascentista

As esculturas renascentistas eram muito detalhadas. Fonte: Unsplash

Escultura renascentista

A arte renascentista na escultura foi uma expressão artística muito forte no sentido mais humanista. Aqui também utilizavam-se proporções geométricas e perfeita simetria.

 escultura renascentista no museu do louvre

Outras esculturas estão expostas ao redor do mundo, como esta, que faz parte da curadoria do Museu do Louvre, na França. Fonte: Unsplash

Na arte renascentista a escultura ganhou forma e vida: a obra ficava em cima de uma base para ser apreciada por diferentes ângulos. O corpo humano era levemente torneado, tinha proporções impecáveis e demonstrava seus sentimentos. O nu foi muito utilizado na arte renascentista para demonstrar o naturalismo.

 escultura renascentista Fonte de Trevi italia

Fonte de Trevi, na Itália. Fonte: Unsplash

Quais são as principais características da arte renascentista na escultura?

  • Realismo;
  • Naturalismo;
  • Proporção;
  • Estudo da anatomia.

Arquitetura renascentista

O renascimento na arquitetura foi marcado por cálculos matemáticos. Quem entrar e observar um local renascentista, perceberá que espaço foi calculado de forma bem planejada e projetada. Ou seja, era necessário muito planejamento e cálculos para garantir a simetria e para entender o local e a sua dinâmica para então, colocá-lo em prática.

a praça Navona, em Roma Itália. Antiga igreja obelisco e sant'agnese, céu azul

A Praça Navona é uma das mais conhecidas na Itália.

Por isso, a principal característica da arte renascentista na arquitetura era a ordem arquitetônica. Usavam-se de arcos de voltas perfeitas, e a simplicidade na construção era a palavra-chave.

Entre as principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula.

arquitetura renascentista na Praça da Catedral italia

Praça da Catedral, na Itália também é marcada por vestígios da arquitetura renascentista. Fonte: Unsplash

O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi. Pintor, arquiteto e escultor, ele conhecia muito sobre matemática e geometria. Mas, seu sucesso maior foi como construtor e neste posto trabalhou para a cúpula da Catedral de Florença e Capela de Pazzi.

Outros nomes notáveis da arte renascentista na arquitetura foram: Della Porta, Sansovino, Palladio e Vignola. Dentre eles, Palladio foi o mais influente. Ele é um dos arquitetos da arte renascentista mais estudados em todo o mundo.

Escultura Renascentista em frente ao teatro municipal de são paulo

Muito do renascimento foi trazido para o Brasil. Essa escultura está localizada em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.

Principais características da arquitetura renascentista

  • Arcos com voltas-perfeitas;
  • Simplicidade na construção;
  • Ordem.

Pintura renascentista

Na pintura, a arte renascentista foi marcada por novidades. A primeira foi a utilização de perspectiva, deixando as pinturas mais reais e vivas com as técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume na obra. Pintores brincavam com jogo de cores quentes com frias, para variar a luz e permitir distância ou proximidade.

 arte renascentista pintura de Michael Angelo no teto do palacio de versalhes

Esta pintura está localizada no teto do Palácio de Versalhes. Fonte: Unsplash

A segunda marca foi o início da utilização da tinta à base de óleo, característica que deixava a tela com uma qualidade muito superior, mais real e com maior durabilidade.

 pintura renascentista Santa Cecília de Roma

Santa Cecília de Roma, por François-Joseph Navez. Fonte: Unsplash

O período da arte renascentista foi muito marcante para a pintura, nesse período Leonardo da Vinci fez a obra, a Monalisa. Foi a partir dai que muitas grandes obras surgiram e puderam ser melhor preservadas para serem contempladas por nós atualmente.

Características da pintura renascentista

  • Perspectiva;
  • Profundidade;
  • Realismo.

Principais artistas Renascentistas

Importante ressaltar que os principais pintores renascentistas estavam envolvidos com o Mecenato. Mas quem eram os mecenas? Eram pessoas extremamente ricas da época que patrocinavam os artistas para ter mais prestígio. 

Assim, várias das obras mais famosas do período renascentista surgiram graças a essa atividade comercial, o mecenato.

Nós já vimos alguns dos principais escultores, arquitetos e escultores renascentistas. Agora, vamos falar um pouco dos principais artistas do período: 

1- Leonardo da Vinci

Leonardo era considerado um polímata, ou seja, uma pessoa que era especialista em diversas áreas do conhecimento. Essa era a principal característica do artista. 

A curiosidade o acompanhava em todos os momentos, assim, ele tinha paixão por entender como tudo funcionava, da natureza à tecnologia da época. Isso é muito perceptível nas artes de Leonardo, que utilizava matemática, química e biologia para fazer suas obras. 

Além disso, ele deixou um vasto legado de experiências científicas, esboços de máquinas e registros de observações que fazia no dia a dia. 

2- Michelangelo

Ele foi contemporâneo de Leonardo e ambos foram artistas em Florença, na Itália. Era considerado, enquanto vivo, um gênio e um dos maiores artistas de seu tempo.  

Michelangelo foi o responsável por diversas obras clássicas conhecidas até hoje. Dentre elas estão a pintura renascentista no teto da capela sistina, a escultura chamada “pietà”, entre outras obras clássicas. 

teto da capela sistina por michelangelo

Parte do teto da capela sistina, por Michelangelo. Fonte: Unsplash.

3- Rafael Sanzio

Rafael foi conhecido pela suavidade de suas pinturas. Como os artistas da época, era fascinado pela ciência, filosofia e matemática, conteúdo que sempre aparecia em suas obras, junto com a temática cristã. 

Uma de suas obras mais conhecidas é a “escola de Atenas”, em que diversas figuras históricas do pensamento crítico aparecem em comunhão. 

4- Sandro Botticelli

Por fim, mas não menos importante, Sandro Botticelli foi também, um dos principais nomes da arte renascentista. Ele é conhecido por ter dedicado boa parte de seus serviços à família Médici, muito influente na Itália no período. 

Suas principais obras para a família tinham cunho mitológico, entretanto, também prestou diversos serviços para o Vaticano, onde teve a oportunidade de pintar afrescos na capela Sistina, assim como Michelangelo. 

Principais obras de arte renascentistas

O renascentismo é uma época marcada por muita beleza, riqueza em detalhes e avanços. Confira algumas das principais artes renascentistas – verdadeiros marcos na história da arte. Elas involvem quadros e pinturas em murais, os chamados afrescos:

obra a santa ceia de leonardo da vinci_wikimedia

Santa Ceia, de Leonardo da Vinci. Fonte: Wikimedia

david michelangelo

David, Michelangelo. Fonte: Unsplash

 a escola de atenas Rafael sanzio

A Escola de Atenas, Rafael Sanzio. Fonte: História das Artes

 Lamentação sobre o Cristo Morto andrea mantegna

Lamentação sobre o Cristo Morto, Andrea Mantegna. Fonte: Wikiart

 pintura renascentista O Carro de Feno ou Alegoria dos Prazeres Canais Hieronymus Bosch

O Carro de Feno ou Alegoria dos Prazeres Carnais, Hieronymus Bosch. Fonte: História das Artes

pintura renascentista o nascimento de venus sandro botticelli

O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli. Fonte: LAART

O renascimento arte, escultura, pintura e arquitetura foi um verdadeiro marco na história. Gostou? Continue na Westwing e conheça outros movimentos artísticos, como a art déco e o surrealismo.

Aproveite e confira alguns dos principais estilos de decoração para casa: industrial e o boho!

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

Aproveite e conheça a WestwingNow! Tudo a pronta entrega, por condições de pagamento especiais. Leve arte e sofisticação para casa com a gente.