Kitchen. Tulip Table, Eero Saarinen for Knoll. Wire Chair, Harry Bertoia for Knoll. Dome on Plate from The Last Supper, Royal Tichelaar Makkum by Studio Job. Barb Wire, Studio Job for Nodus. Plate, Ravage. Photo by Dennis Brandsma.
Compre agora com até 70% off:
A Trajetória Profissional de Harry Bertoia
Nome de referência mundial para a arquitetura e design modernos, Harry Bertoia começou a construir sua carreira no segmento ainda na década de 30, quando mudou-se para Detroit, EUA. Seu primeiro contato com as artes foi na Cass Technical High School, instituição na qual aprendeu a fazer joias à mão. Mais tarde, em 1937, Harry Bertoia passou a estudar na Cranbrook Academy of Art, onde conheceu Charles & Ray Eames e com eles desenvolveu alguns produtos.
Mas foi em 1939, quando Harry Bertoia abriu seu próprio estúdio, que o profissional criou um tipo de metal raro e caríssimo, usando-o como material básico para as joias que desenhava; 11 anos depois, passou a trabalhar com os também célebres designers Hans e Florence Knoll, na Pensilvânia, criando a famosa “Coleção Bertoia por Knoll”, toda produzida em fio metálico e posicionando-se como seu maior sucesso comercial.
Harry Bertoia e Destaques de sua Atuação
A formação e o dom de Harry Bertoia como escultor proporcionaram ao artista criar peças de mobiliário únicas e super criativas. É vindo daí o legado que o artista deixou, não apenas para designers de sua época, mas a profissionais que hoje buscam um registro de modernidade, inovação e ousadia para a composição de novas peças.
A leveza e funcionalidade com que trabalhava seus móveis é outro destaque da forma de trabalho de Harry Bertoia. O próprio designer gostava de definir as suas criações como objetos feitos de ar, dizendo: “Se você olhar para as minhas cadeiras verá que são feitas, principalmente, de ar, assim como uma escultura. Ou seja, são peças permeadas, cortadas e atravessadas por espaços”. A característica mais marcante dos trabalhos de Bertoia está na forma como conseguia tirar o peso e impacto dos materiais.
A Cadeira Diamante
Aos 27 anos, Harry Bertoia criou aquela que seria a peça mais importante e popular de sua vida: a Cadeira Diamante. Também chamada de Poltrona Bertoia ou Diamond Chair, a peça faz parte da “Coleção Bertoia por Knoll” e é 100% projetada em aço curvado e soldado, sendo cromado ou banhado de vinil, atributo por ele dado à cadeira para que, na época, fosse exposta nos showrooms da empresa GM reproduzindo as peças dos automóveis por ela fabricados.
A tela de metal é outra forma bastante característica dada a Cadeira Diamante, pensada por Florence Knoll, juntamente com Harry Bertoia, para que se parecesse com um escorredor de louças, concepção curiosa que demonstra o caráter versátil e ousado das peças criadas pelo designer. Assim, Harry Bertoia desenhou a Diamond Chair de forma a se adaptar absolutamente ao corpo humano, incorporando-a à linha de cadeiras especialmente criadas pelo profissional para a Knoll.
A Cadeira Diamante de Harry Bertoia é um móvel curinga para quem deseja dar ao décor um aspecto moderno e elegante, podendo ser disposta em cozinhas, espaços gourmet, escritórios, home offices, closets, salas e/ou quartos. Com estofado branco ou preto, oferece ao ambiente um ar clean e sofisticado; já se o estofado for colorido, criará um realce charmoso e sutilmente alegre, além de levar a marca especial de uma peça Bertoia para dentro do lar. Adquira a sua e comprove!