Mesa de Jantar: dicas e modelos incríveis

A mesa de jantar é o lugar onde recebemos convidados e vivemos momentos especiais com a família ou amigos. Nela nos sentamos celebrar diversas conquistas da vida com almoços, jantares e festas especiais. No entanto, muitas pessoas não possuem uma sala de jantar separada e, por isso, utilizam  a mesa de jantar em espaços como à sala de estar ou cozinha.

Mesa de Jantar: dicas e modelos incríveis | westwing.com.br

Aqueles que contam com uma sala de jantar completa, geralmente a utilizam apenas durante ocasiões especiais. Mas não importa qual o papel que a sua mesa de jantar desempenha em sua vida diária, ela merece ser devidamente selecionada para complementar a composição do seu espaço oferecendo estilo, conforto e beleza.  

Mesa de Jantar: Variedade de Cores

[caption id="attachment_161270" align="alignnone" width="780"]sala-de-jantar-integrada-a-sala-de-estar-com-mesa-e-poltronas-rosa-com-pés-palito_pexels_c-a843 Fonte: Pexels[/caption]
É possível encontrar a mesa de jantar ideal para seu espaço, mas uma regra é fundamental para escolher o modelo certo: elas devem ser convidativas! Mas o quão convidativas elas devem ser? Isso vai depender do gosto pessoal, do estilo da decoração e se a mesa de jantar se encaixa harmoniosamente no ambiente. Há mesas de jantar em todas as formas, tamanhos e design. As mais populares são as em madeira maciça: devido a sua robustez e naturalidade dão um verdadeiro ar saudável ao cômodo. Uma mesa de jantar de vidro atrai elegância e sofisticação para o ambiente. E não é apenas o tipo de material que desempenha um papel crucial na escolha de uma mesa de jantar, mas também o seu formato. Uma mesa de jantar redonda, por exemplo, é perfeita para reuniões entre amigos. Contudo, aqueles que optam por uma grande mesa de jantar redonda devem estar cientes de que as cadeiras costumam ser mais largas. O estilo da sua mesa de jantar deve combinar com o restante da decoração do ambiente. Uma mesa de jantar retrô, por exemplo, fica ótima em composições onde o estilo retrô ou vintage é valorizado.  

Mesa de Jantar Quadradasala de estar e jantar shabby chic com móveis brancos, mesa de jantar e armários de madeira branca

A mesa é o móvel mais importante da sala de jantar: é nele que as pessoas vão se reunir para provar pratos e fazer suas refeições diárias. E como ele é o centro das atenções deste ambiente, ele merece um pouco mais de atenção. Com a mesa de jantar quadrada você consegue criar projetos de decoração muito bonitos e sem esquecer do conforto que este espaço deve oferecer. A mesa de jantar quadrada é indicada para espaços maiores e também quadrados – assim não comprometem a circulação do espaço. Mas, atualmente, a mesa de jantar quadrada também é usada em projetos para apartamentos e ambientes menores, por oferecer charme e praticidade. Além disso, quando usada em pequenos espaços, pode ser usada encostada na parede. Essa opção é ideal para quando a sua sala de jantar é integrada com a cozinha ou com a sala, por exemplo. Prefira uma mesa de jantar quadrada feita de vidro ou acrílico, que dão a impressão de ambientes maiores. Mas se você dispõe de uma metragem generosa, vale até pensar em um modelo mais espaçoso. Para não errar, pense numa distância de um metro entre a mesa e os demais móveis, para não bloquear a circulação no espaço. Criar um conjunto elegante com a sua mesa de jantar quadrada é essencial. Para isso, pense no conforto que deseja oferecer ao redor da mesa e harmonize com o estilo de decoração do espaço. Dá para escolher cadeiras, bancos ou poltronas – mas priorize o espaço entre as pessoas, assim você conquistará um resultado perfeito para a composição da sua sala de jantar. Os tipos de mesa de jantar quadrada também podem variar. As de mesas de madeira escura facilitam a combinação da decoração da casa, mas as mesas de vidro oferecem mais praticidade, pois são fáceis de limpar. O toque final para destacar a sua mesa de jantar quadrada fica por conta da iluminação: escolha uma luminária pendente que dê o destaque para a mesa. Assim, a decoração da sala de jantar estará completa. Dica: para preservar a sua mesa por muito mais tempo, tenha cuidado no momento de limpar, evite espojas ásperas, além disso utilize toalhas de mesa ou caminhos de mesa.  

Mesa de Jantar RetangularSala de jantar com móveis country como mesa de madeira, armário grande de madeira e portas com vidro

Perfeita para sala de jantar espaçosa, a mesa de jantar retangular é ideal para receber mais de 8 convidados e realizar grandes eventos como jantar de casamento, por exemplo, onde todos estão juntos à mesa. Para esse modelo o material recomendado é a madeira maciça, pois leva alta qualidade e resistência ao móvel.  

Mesa de Jantar Redonda

[caption id="attachment_162392" align="alignnone" width="780"]sala de jantar com conjunto de mesa e cadeira modernas A sala de jantar com mesa de 4 cadeiras é perfeita para jantares com a família.[/caption] Se você não tem sala de jantar ou possui uma casa ou apartamento pequeno, uma ótima opção é a mesa redonda na cozinha, com formato compacto elas são ideias para quem deseja otimizar o espaço. As mesas de jantar redondas em materiais de madeira maciça e vidro são as mais indicadas. Com elas é possível receber bem os seus convidados, além de conquistar uma decoração ideal para o ambiente. Além disso, as mesas redondas são modernas e o móvel leva para o ambiente um estilo moderno e despojado.  

Iluminação: Destaque a Mesa de Jantarsala de jantar clássica em tons neutros, com cadeiras estofadas e bufê espelhado ao fundo_banco ww_c-a7793

Seja sendo utilizada em um cômodo separado ou como peça central de uma sala de jantar, a mesa de jantar deve ser colocada em um ambiente confortável de forma que se tenha não somente espaço, mas para que não dê vontade de se levantar. Igualmente importante em uma sala de jantar é uma iluminação adequada. Luminárias pendentes na sala de jantar ficam ótimas quando penduradas sobre a mesa. Aqui, a imaginação não tem limites, dependendo apenas do gosto pessoal e de qual estilo fará seu cômodo brilhar. A variedade de luminárias vai desde castiçais glamourosos até lâmpadas em estilo industrial com um charme mais rústico. Outra dica de iluminação para ambientes é escolher entre luz branca e luz amarela, se você deseja um ambiente mais confortável a luz amarela é a melhor opção, conhecida também como lâmpada quente, pode estimular relaxamento e um ambiente mais intimista. A título de curiosidade, a luz branca é recomendada para quem deseja criar ambientes estimulantes e são indicadas para outros ambientes como o home office, por exemplo.  

Cadeiras para Mesa de Jantarsala de jantar mesa e cadeiras de eero saarinen_pinterest_c-a8124

Para que se possa tomar um lugar à mesa de jantar, precisa-se de cadeiras bonitas e confortáveis nas quais se deseje sentar e continuar papeando ao longo do dia ou da noite. Cadeiras acolchoadas com braço não só são confortáveis, como também criam na sala de jantar a atmosfera festiva que ela merece. Cadeiras de diferentes estilos produzem um efeito moderno com sua aleatoriedade deliberada. Uma pequena dica: cadeiras estilosas na mesa de jantar, como as clássicas cadeiras eames, podem ser atualizadas com uma imitação de pele de carneiro, por exemplo. Adicionar uma manta sobre uma cadeira cria um belo efeito natural, aquece e faz uma conexão excitante entre chalé e estilo urbano moderno.  

Tapetes na sala de jantar

Para garantir o conforto da mesa de jantar que se deve ter em mente, mas também a composição ao redor dela. Para manter o conjunto visual da sala, o truque é usar um tapete grande, escolha o seu modelo favorito, nós recomendamos a escolha dos modelos de kilim, estampados ou lisos.   Fique por dentro das dicas do Westwing e inove na decoração da sua casa. Encontre diferentes modelos de tapetes grandes, redondos e pequenos com descontos de até 70%.

Arranjos de flores na mesa

Os arranjos de flores na mesa são ideias para compor decorações de eventos especiais. Pensando nisso, o Westwing selecionou algumas dicas de como fazer arranjos de mesa dos mais diversos tipos e claro, para diferentes ocasiões. Para eventos mais descontraídos e ao ar livre, recomendamos o uso de flores em tons fortes combinadas com outros itens que ajudem a transmitir as sensações da natureza. O passo a passo básico de como fazer arranjos de mesa:
  • Flores de tons mais fortes, como hortênsias e girassóis.
  • 01 jarra de suco ou potes de vidro transparente.
Criando o seu arranjo de mesa:
  • Termine colocando as flores dentro do copo de drink. Uma ótima dica de como fazer arranjos de mesa que proporcionem uma maior sensação de movimento é usar flores que tenham alturas diferentes. Isso garante ao seu arranjo de mesa um ar ainda mais especial.
Quer aprender como fazer o seu próprio arranjo de mesas? Assista o vídeo: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=6A4VjkBGzJk&t=67s[/embed]

Compre agora com até 70% off:

A mesa de jantar é o lugar onde recebemos convidados e vivemos momentos especiais com a família ou amigos. Nela nos sentamos para celebrar diversas conquistas da vida com almoços, jantares e festas especiais. No entanto, muitas pessoas não possuem uma sala de jantar separada e, por isso, utilizam a mesa em espaços, como a sala de estar ou cozinha.

mesa-de-jantar-em-cozinha-retrô-com-cadeiras-em-mdf-na-cor-branca

Aqueles que contam com uma sala de jantar completa, geralmente a utilizam apenas durante ocasiões especiais. Mas, não importa qual o papel que a sua mesa de jantar desempenha em sua vida diária, ela merece ser devidamente selecionada para complementar a composição do seu espaço, oferecendo estilo, conforto e beleza.

mesa em madeira em área externa com aperitivos

Como Escolher a Mesa de Jantar? 

É possível encontrar a mesa de jantar estilosa para seu espaço, mas uma regra é fundamental para escolher o modelo certo: elas devem ser convidativas! Mas o quão convidativas elas precisam ser? Isso vai depender do gosto pessoal, do estilo de decoração e se a mesa de jantar se encaixa harmoniosamente no ambiente. 

Há mesas de jantar em todas as formas, tamanhos e design. As mais populares são as mesas de jantar de madeira maciça: devido a sua robustez e naturalidade dão um verdadeiro ar saudável ao cômodo. Já uma mesa de jantar de vidro atrai elegância e sofisticação para o ambiente.

E não é apenas o tipo de material que desempenha um papel crucial na escolha de uma mesa de jantar, mas também o seu formato. Uma mesa de jantar redonda, por exemplo, é perfeita para reuniões entre amigos. Contudo, aqueles que optam por uma grande mesa de jantar redonda devem estar cientes de que as cadeiras costumam ser mais largas. 

O estilo, seja de mesa de jantar pequena ou grande, deve combinar com o restante da decoração do ambiente. Uma mesa de jantar retrô, por exemplo, fica ótima em composições onde o estilo retrô ou vintage é mais valorizado.

 mesa posta com arranjos de flores e velas ao centro, sousplat texturizado translúcido e louças moderna

Tipos de Mesa de Jantar

Mesa de Jantar Quadrada

A mesa é o móvel mais importante da sala de jantar: é nele que as pessoas vão se reunir para provar pratos e fazer suas refeições diárias. E como ele é o centro das atenções deste ambiente, ele merece um pouco mais de atenção. Com a mesa de jantar quadrada, você consegue criar projetos de decoração muito bonitos e sem esquecer do conforto que este espaço deve oferecer. 

A mesa de jantar quadrada é indicada para espaços maiores e também quadrados. Mas, atualmente, a mesa de jantar quadrada também é usada em projetos para apartamentos e ambientes menores, por oferecer charme e praticidade. Além disso, quando usada em pequenos espaços, pode ser usada encostada na parede. 

Essa opção é ideal para quando a sua sala de jantar é integrada com a cozinha ou com a sala, por exemplo. Prefira uma mesa de jantar quadrada feita de vidro ou acrílico, que dão a impressão de ambientes maiores. 

Mas, se você dispõe de uma metragem generosa, vale até pensar em um modelos de mesa de jantar mais espaçosos. Para não errar, pense numa distância de um metro entre a mesa e os demais móveis, para não bloquear a circulação no espaço. 

mesa posta de casamento com arranjo de folhagens, flores e velas ao centro e menu sobre as louças vista de cima

Pense no conforto que deseja oferecer ao redor da mesa e harmonize com o estilo de decoração do espaço. Dá para escolher cadeiras, bancos ou poltronas – mas priorize o espaço entre as pessoas, assim você conquistará um resultado perfeito para a composição da sua sala de jantar. 

Os tipos de mesa de jantar quadrada também podem variar. As mesas de jantar em madeira escura facilitam a combinação da decoração da casa, mas as mesas de vidro oferecem mais praticidade, pois são fáceis de limpar. O toque final para destacar a sua mesa de jantar quadrada fica por conta da iluminação: escolha uma luminária pendente que dê o destaque para a mesa. 

Assim, a decoração da sala de jantar estará completa. Dica: para preservar a sua mesa por muito mais tempo, tenha cuidado no momento de limpar, evite esponjas ásperas, além disso utilize toalhas de mesa ou caminhos de mesa.

Mesa de Jantar Retangular

Perfeita para sala de jantar espaçosa, a mesa de jantar retangular é ideal para receber mais de 8 convidados e realizar grandes eventos como jantar de casamento, por exemplo, onde todos estão juntos à mesa. Para esse modelo, o material recomendado é a madeira maciça, pois leva alta qualidade e resistência ao móvel. 

mesa posta em estilo provençal

Mesa de Jantar Redonda

Se você não tem sala de jantar ou possui uma casa ou apartamento pequeno, uma ótima opção é a mesa de jantar redonda na cozinha, com formato compacto. Elas são ideais para quem deseja otimizar o espaço. 

As mesas de jantar redondas de madeira maciça ou vidro são as mais indicadas. Com elas é possível receber bem os seus convidados, além de conquistar uma decoração ideal para o ambiente. Além disso, mesas de jantar modernas proporcionam ao ambiente um estilo versátil e despojado.

 mesa posta de casamento com detalhes em salmão e arranjo de flores ao centro

Fonte: Pexels

Iluminação na Mesa de Jantar: como não errar

Seja utilizada em um cômodo separado ou como peça central de uma sala de jantar, a mesa de jantar deve ser colocada em um ambiente confortável de forma que se tenha não somente espaço, mas para que não dê vontade de se levantar. Igualmente importante em uma sala é uma iluminação na mesa de jantar adequada.

Luminárias pendentes na sala de jantar ficam ótimas quando penduradas sobre a mesa. Aqui, a imaginação não tem limites, dependendo apenas do gosto pessoal e de qual estilo fará seu cômodo brilhar. 

A variedade de luminárias vai desde castiçais glamourosos até lâmpadas em estilo industrial com um charme mais rústico. Outra dica de iluminação para mesa de jantar é escolher entre luz branca e luz amarela: se você deseja um ambiente mais confortável, a luz amarela é a melhor opção. Conhecida também como lâmpada quente, pode estimular relaxamento e um ambiente mais intimista. 

A luz branca é recomendada para quem deseja criar ambientes estimulantes e são indicadas para outros ambientes como o home office, por exemplo.

 

Cadeiras para Mesa de Jantar

sala de jantar com mesa preta em acrílico e cadeiras ghostPara que se possa tomar um lugar à mesa de jantar, precisa-se de cadeiras bonitas e confortáveis, nas quais se deseje sentar e continuar papeando ao longo do dia ou da noite. 

Cadeiras acolchoadas com braço não só são confortáveis, como também criam na sala de jantar a atmosfera festiva que ela merece. Cadeiras para mesa de jantar de diferentes estilos produzem um efeito moderno com sua aleatoriedade deliberada. 

mesa posta de casamento com arranjo de flores em tons de rosa com talheres e detalhes em dourado

Tapetes na Sala de Jantar

Para garantir o conforto da mesa de jantar, deve-se ter em mente também a composição ao redor dela. Para manter o conjunto visual da sala, o truque é usar um tapete na sala de jantar: escolha o seu modelo favorito, nós recomendamos a escolha dos modelos de kilim, estampados ou lisos.

Mesa de jantar com louça e candelabro

Fonte: Unsplash

Fique por dentro das dicas do Westwing e inove na decoração da sua casa. Encontre diferentes modelos de tapetes grandes, redondos e pequenos com descontos de até 70%.

Mesa de Jantar com Arranjo de Flores: como dispor?

Os arranjos de flores na mesa de jantar são ideais para compor decorações de eventos especiais. Pensando nisso, o Westwing selecionou algumas dicas de como fazer arranjos de mesa dos mais diversos tipos e claro, para diferentes ocasiões. 

Para eventos mais descontraídos e ao ar livre, recomendamos o uso de flores em tons fortes combinadas com outros itens que ajudem a transmitir as sensações da natureza. Confira o passo a passo básico de como fazer arranjos de mesa:

  • Flores de tons mais fortes, como hortênsias e girassóis.
  • 01 jarra de suco ou potes de vidro transparente.

Criando o seu arranjo de mesa:

  • Termine colocando as flores dentro do copo de drink. Uma ótima dica de como fazer arranjos de mesa que proporcionem uma maior sensação de movimento é usar flores que tenham alturas diferentes. Isso garante ao seu arranjo de mesa um ar ainda mais especial.

Quer aprender como fazer o seu próprio arranjo de mesas? Assista o vídeo: 

Westwing: a melhor Loja de Decoração online

Conheça o maior clube de compras online de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda! E tem mais: todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar? O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar aqui. Vem!

Leia Também: