É comum hoje em dia trazermos para dentro de nossas casas certas crenças e talismãs que, além de parecerem proporcionar felicidade, sucesso e fartura, ainda contribuem com a criação de um décor bonito e cheio de atitude. Dentre as infinitas formas de adotar uma atmosfera positiva para o lar, está o uso de objetos decorativos que transmitem paz e energias positivas. Você também pensa em atraí-las para o lar? Então a sugestão é que invista no olho grego!
Ele pode dar o ar da graça de diversas formas e em diferentes adornos, pontuando no lar seu efeito protetor e rico em detalhes. Não apenas inspirações decorativas são disponibilizadas nas páginas do Westwing. Diariamente, também procuramos revelar a você métodos curiosos e originais de proteger o lar, seja física ou energeticamente. E mesmo para os que não acreditam, o olho grego pode ser usado apenas como um belo e elegante ornamento. Entenda como a seguir!
Compre agora com até 70% off:
HISTÓRIA E SIGNIFICADO DO OLHO GREGO
Datado de séculos atrás pela cultura islâmica, o olho grego, também conhecido por olho turco, olho místico ou nazar bancugu (em árabe) é uma espécie de amuleto que, segundo a crença existente na Grécia e Turquia até os dias de hoje, protege contra o mal, a inveja e as energias negativas levando a casas, escritórios e até ruas boa sorte, pureza de espírito, saúde e luz.
A velha lenda do olho grego surgiu com a história de um rapaz invejoso que tinha o poder de explodir pedras resistentes apenas com a força de seu olhar, tão duras que nem a força de mil homens seria capaz de destruí-las. Por esta razão, a população oriental e muitas religiões gregas acreditam que o olho grego é um poderoso talismã contra as forças do mal e os sentimentos negativos.
A partir daí, a forma principal dada ao olho grego é a de uma figura circular azul escura, com um círculo médio branco ao centro, outro círculo azul claro e, por fim, um ponto preto pequeno no meio, representando a pupila. As primeiras aparições do olho grego foram na forma de um objeto de vidro pendurado, como uma gota, geralmente feito por meio de técnicas artesanais.
ADORNOS COM OLHO GREGO
Antes visto largamente em joias, veículos e próximo a bebês para a proteção contra o “mau-olhado”, hoje o olho grego se espalhou por diversos países, sendo visto na decoração por meio de aplicações discretas, para aquele que preferem um décor mais neutro e clean sem deixar a proteção de lado, ou com o uso do olho grego como destaque do ambiente, por meio de várias peças ou grandes adornos que estampem a imagem.
Quadros, vasos, chaveiros, relógios de parede, sinos de porta, mandalas, tapetes, capas de almofada, mantas decorativas para o sofá e lençóis. É possível decorar a casa com o uso do olho grego em muitos elementos decorativos, seja com a sua forma literal ou apenas com as cores que o representam.
O OLHO GREGO NA DECORAÇÃO
Se você acredita no poder esotérico do olho grego de atrair energias positivas, abrir os caminhos para a luz e transmitir tranquilidade, precisa saber que para usá-lo na decoração alguns especialistas em terapia holística afirmam que, para alcançar tais objetivos, é necessário energizar os componentes em que o olho grego for estampado garantindo, assim, a sua força no decorrer dos dias, meses e até anos.
Totalmente ornamental, o olho grego fica energeticamente correto e esteticamente lindo quando usado em uma sala de estar, por exemplo, virado para a porta de entrada. Também serve como uma bela ilustração a um relógio de mesa ou a um enfeite para ser colocado sobre a escrivaninha de um home office. E aí, convencido do poder de um olho grego? Então, escolha o seu acessório preferido e decore a sua casa com muita paz e estilo!