Um dos mais bonitos trabalhos artesanais, são feitos com tecido renda. As rendas brasileiras são feitas com muito cuidado e atenção aos detalhes. As rendeiras do Brasil se localizam em sua maioria no nordeste do país, sendo donas de uma grande sensibilidade capaz de criar peças incríveis.
Fonte: Pinterest
Grandes estilistas brasileiros, como Ronaldo Fraga e Lino Villaventura, costumam misturar tecidos nobres com o trabalho de tecido renda, resultando em peças elegantes e delicadas.
Compre agora com até 70% off:
Porém, a moda não é a única que se encantou com os detalhes de tecido renda. Na decoração essas peças são usadas para ajudar a embelezar quartos, salas, cozinhas e banheiros. Saiba tudo sobre como utilizar o tecido renda neste guia preparado pela Westwing.
Aprenda a diferença entre as técnicas e trabalhos e veja como usar esses itens em cômodos que transmitem romance. Inspire-se e deixe o trabalho artesanal brasileiro decorar também a sua casa!
Cortina de renda: delicadeza na decoração
As cortinas são peças importantes para se ter dentro de casa. Com a função de controlar a luminosidade e a entrada de ventos pelas janelas, além de cumprirem a função decorativa do ambiente. E a cortina de renda é um tecido de renda leve que dá um toque diferenciado na decoração do cômodo da casa.
Essa cortina pode ser usada em todos os ambientes da casa, na cozinha, sala de jantar e até mesmo nos quartos. A ideia é fazer com que o tecido renda combine com o restante da decoração.
A sala é um lugar de receber pessoas e é um ambiente de relaxamento, por isso, é importante contar com um modelo que bloqueie melhor a luz e garanta mais privacidade.
O tecido é composto por várias cores, escolha a que faz mais sentido com o ambiente proposto.
Possíveis uso para sua renda de algodão
A renda de algodão é presente nos detalhes de quem busca delicadeza e capricho. A renda de algodão é presente em roupas íntimas, barras, mesas, poltronas e em diversos outros móveis.
As de algodão são opções versáteis para quem busca diferencial na hora de confeccionar. A renda de algodão une feminilidade, delicadeza e qualidade em uma única peça. Para usar no dia a dia, ela permite o destaque em pontos especiais das peças e deixando sua casa com personalidade.
Conheça as dicas de uso da renda de algodão branca para quem deseja apostar e deixar sua decoração ainda mais bonita. Confira:
- Decore sua mesa de centro: uma peça de tecido renda de algodão no centro da mesa da sua cozinha, vai deixá-la ainda mais bonita.
- Decore os sofás ou a poltrona da sala de estar: crie mantas e até mesmo tapetes que podem ser colocados acima ou abaixo de suas poltronas e sofás, oferecendo um novo olhar ao espaço e proporcionando destaque na decoração.
- Traga foco para seu vaso de planta ou fruteira: ao colocar essa renda de algodão embaixo da sua fruteira, o espaço ganha estilo e beleza.
Esse é um item que faz muito sucesso nos detalhes de outras peças. A cortina de renda de algodão fica perfeita na decoração de uma varanda gourmet.
Um pouco mais sobre o tecido renda branca
A renda branca é um tecido renda muito utilizado em decorações mais clássicas e tradicionais. Para usar a cortina de renda na cozinha, prefira os modelos curtos e sem forro para facilitar a passagem da luz.
Uma cortina de renda branca ou em tom cru, deixa o ambiente mais agradável e com um pouco da luz natural.
Uma proposta mais clean para sala de estar, aposte em uma cortina branca ou bege. O estilo fica romântico e até mesmo provençal e os tons pastéis não pesam na decoração e o ambiente fica leve.
Tipos de bordados à mão
O bordado é uma técnica manual usada para criar letras, desenho e figuras em geral nas tramas do tecido. Existem diversos tipos de bordados, eles permitem inúmeros acabamentos de técnicas incríveis.
Feitos em diversos tipos de tecido, inclusive o tecido renda, muitas cortinas ou peças de renda, tem o acabamento de um belo bordado. Alguns tipos de bordados são feitos à mão e conhecidos como: o ponto cruz, o vagonite, o ponto russo e o bordado com fitas.
- Ponto cruz: é uma das técnicas mais populares do bordado. Os pontos são bem fechados, então o bordado fica bem delicado. Com essa técnica é possível bordar muitos tecidos, desde toalhas de rostos até fraldas para bebês.
- Ponto russo: é um tipo de bordado encantador e é feito com uma agulha especial para a técnica e deixa o trabalho impecável. O ponto russo resulta em um efeito 3D muito charmoso.
- Vagonite: é um tipo de bordado popular, pois permite desenhos simétricos e geométricos. A parte de trás do tecido bordado fica lisa, sem nenhum ponto aparente. Uma técnica muito usada em toalhas.
- Bordado com fitas: uma técnica realizada a partir de fitas. Uma forma mais livre de bordado, que permite criar diferentes combinações de cores e tamanhos.
A partir desses tipos de bordado é possível enfeitar diversas peças em tecido, mesmo sendo o tecido renda, usando diversas cores como renda branca ou renda chantilly.
E para diversificar na decoração, a Westwing trouxe um tutorial de como fazer móbile de pompom para o quarto dos pequenos. Inspire-se!
Tipos de Rendas Brasileiras
Existem alguns tipos de renda e as rendas brasileiras são sinônimo de delicadeza. Feitas à mão, as técnicas costumam ser ensinadas de mães para filhas, criando sempre uma nova geração de rendeiras com muitos modelos de renda no mercado.
Os imigrantes europeus foram os responsáveis por trazer o trabalho para o Brasil. Por isso, a cultura das rendas brasileiras é maior em regiões litorâneas, onde a imigração se iniciou. As peças se espalharam por todo o país, algumas vezes definindo o artesanato da região. Veja os tipos de renda mais comum e suas características.
Renda de Filé
Iniciada no estado de Alagoas, a renda de filé foi trazida pelos portugueses para o Brasil durante a colonização. O trabalho foi levado para as mulheres de pescadores, como forma de aumentar a renda da família.
Essas rendas brasileiras, algumas vezes em diversas cores, aparecem em caminhos de mesa, panos de prato, colchas, entre outros.
Renda Nhanduti
Também chamada de Renerife, a renda Nhanduti foi difundida em países latinos pelos espanhóis. No Brasil, acredita-se que o trabalho tenha sido influenciado através dos vizinhos paraguaios.
Feita em teares circulares, seus desenhos se assemelham a uma teia de aranha, o que originou seu nome, que significa ‘teia de aranha’ em guarani. As rendas brasileiras formam toalhas de bandeja e de mesa cheias de formas orgânicas.
Renda Renascença
Essas rendas brasileiras são muito produzidas na região do Cariri, na Paraíba e em Pernambuco. Introduzida no Brasil por freiras europeias, as suas peças costumam ser feitas em tecido branco. A renda renascença bordam toalhas, lençóis e mantas de entrelaçados delicados.
Renda de Bilro
Típica de Florianópolis, a renda de bilro é feita com ajuda de um artefato de madeira onde são enrolados os fios têxteis. Nas casas, costumam decorar mesas com toalhas e porta-copos.
Renda Frivolité
Feita com nós e laços, essas rendas brasileiras são um trabalho delicado de artesanato. Acredita-se que elas tenham sido desenvolvidas primeiro por marinheiros, por isso, os nós são a sua base. Elas costumam decorar toalhas, panos de prato e toalhas de mesa.
Renda Irlandesa
Feita com fitas cilíndricas, a renda irlandesa tem origem na região de Divina Pastora, no Sergipe. Seu nome se dá por causa da nacionalidade das missionárias responsáveis por trazer essa técnica para o Brasil.
Essas rendas brasileiras resultam em jogos americanos, porta-copos, caminhos de mesa, entre outros produtos.
O uso de tecido de Rendas na Decoração
A decoração com tecido renda está em alta. Elas podem aparecer por toda a casa, responsável por dar um toque de delicadeza para os ambientes. Muito ligadas ao romantismo, o tecido renda pode decorar espaços com estilo provençal e Shabby Chic.
Elas podem ser as protagonistas da composição, com o uso de toalhas de mesa, colchas, almofadas e toalhas de banho. Também é possível usar detalhes em tecido renda de crochê para trazer detalhes ricos, como rótulos, barras de toalhas, guardanapos, entre outros.
A renda dourada e a renda chantilly são cores que podem ser usadas em vestidos de casamento, mas também podem ser utilizadas em peças de decoração em ambientes como sala de estar e banheiros. Uma toalha de rosto com a renda dourada traz sofisticação.
Inspirações com rendas
Muitas cortinas utilizam fita de renda para dar um acabamento mais tradicional e clássico.
A cortina de cozinha de renda é muito utilizada, você já deve ter se deparado com uma cortina de renda na pia ou cobrindo a bancada. Para usar a cortina de renda na cozinha, prefira os modelos curtos e sem forro para facilitar a passagem da luz.
O uso da renda azul, renda verde e outras cores como renda branca, são bem aproveitadas em toalhas de mesas, peças íntimas e capas de almofadas. Uma mesa posta com uma toalha de tecido renda bem bordada, é o destaque que sua mesa de jantar precisava.
A toalha de mesa de renda para receber amigos e familiares vai tornar seu almoço muito mais agradável. Encontrada em diversos tamanhos e cores, a toalha de renda na cor vermelha é linda para compor uma decoração mais alegre.
Outro material com tecido renda muito procurado é a renda com elastano. A renda com elastano é muito usada para confeccionar vestidos, saias e sobreposições. Até mesmo para se vestir o tecido renda é muito elegante.
Com as escolhas certas, a decoração com tecido renda vai ficar maravilhosa!
Westwing: Bem mais que uma loja de decoração!
Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada!
Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!