Cozinha Americana Pequena: Dicas e Organização

Muito utilizada, a cozinha americana pequena virou tendência entre os apartamentos mais modernos. Aquela cozinha enorme, cheia de utensílios, panelas e louças dentro de vários armários, é coisa do passado.

Cozinha Americana Pequena: Dicas e Organização | westwing.com.br

Grande parte dos imóveis novos são projetados para abrigar esse modelo e passar uma sensação de amplitude, que é uma solução inteligente e charmosa para quem tem pouco espaço disponível. Entretanto, para que a cozinha americana pequena funcione bem dentro do apartamento, é importante prestar atenção a alguns detalhes.  Veja abaixo as dicas do Westwing para usufruir deste espaço, com o melhor que ele tem a oferecer.

Compre agora com até 70% off:

Cozinha americana com armários brancos de madeira ao fundo integrada com sala de jantar e estar de parede azul

Fonte: Pexels

O que é Cozinha Americana? 

A cozinha americana é um modelo de cozinha integrada com outro cômodo, normalmente sala de jantar ou sala de estar. Podendo não ter nenhuma parede, mas geralmente possui meia parede ou uma bancada que divide os ambientes. Essa bancada para cozinha americana é perfeita para refeições rápidas.

Hoje em dia as cozinhas americanas pequenas estão cada vez mais compactas, prezando sempre pela praticidade – seja na hora da limpeza ou de colocar em prática os dotes culinários. 

O próprio modelo de construção passou por algumas mudanças nos últimos anos, tornando-se mais utilitário. Ou seja, agora são as cozinhas menores que estão com tudo.

Cozinha americana branco com banqueta e armário em madeira com sala de jantar ao fundo

Fonte: Unsplash

Como decorar Cozinha Americana pequena?

Dúvidas sobre como decorar uma cozinha americana pequena? Monte uma cozinha americana pequena com a sua cara e deixe seu apartamento muito mais funcional. Abuse dos tons neutros, do branco e das cores claras, que também dão a impressão de um ambiente maior na cozinha americana planejada

Aposte em pontos de cor, as cores vibrantes ou escuras podem ser usadas em detalhes, conferindo personalidade e ousadia à decoração da casa. Os azulejos estampados e ladrilhos são ótimas opções e dão um toque especial para realçar o ambiente. 

Veja nesse vídeo como aplicar azulejo adesivo na parede:

Uma boa iluminação pode fazer toda a diferença. Para isso, invista em pendentes sobre a bancada, que além de proporcionarem uma melhor iluminação, eles adicionam charme e elegância a decoração da cozinha americana. 

Cozinha americana cheia de utensílios e detalhes em inox com uma ilha com banquetas ao centro

Fonte: Living4media

Otimizar os espaços da sua cozinha é muito importante para a funcionalidade e organização desse ambiente. Assista o vídeo abaixo e veja como criar um suporte de utensílios: 

Cozinha Americana pequena: quais as vantagens?

A vantagem da cozinha americana pequena é que ela é a melhor ideia para quem deseja montar uma cozinha funcional, aproveitando o máximo possível do espaço disponível, de uma maneira inteligente e criativa. 

Isso porque a cozinha americana pequena com sala, ou com outro cômodo, gera a impressão de que os dois são mais amplos. Para aumentar o efeito, escolha móveis com superfícies claras, espelhadas ou transparentes, como o vidro.

Cozinha americana pequena e estreita integrada comum corredor e sala de estar ao fundo com armários brancos e bancada preta

Este modelo de cozinha americana é uma excelente escolha para quem adora receber convidados. O cenário múltiplo permite que os espaços se comuniquem e todos participem dos mesmos eventos. Dá para bater um papo com os amigos sentados no sofá enquanto você prepara um delicioso almoço.

A cozinha americana pequena foge da ideia convencional de que a cozinha é um local reservado, e promove uma maior possibilidade de socialização.

Como montar uma Cozinha Americana pequena?

Por ser um espaço menor, a distribuição correta dos móveis e eletrodomésticos é muito importante. É necessário ter espaços livres para você poder circular com segurança no ambiente.

Também é importante levar em consideração o tamanho dos móveis e eletrodomésticos. A opção mais indicada são os armários planejados para cozinha americana pequena. Como são feitos sob medida, você pode escolher um projeto de cozinha que atende às suas necessidades e aproveitar melhor seus espaços.

Uma dica interessante é que no lugar da mesa de jantar, você pode optar por uma bancada fixa. Ela faz a divisão do ambiente e comporta as refeições, porém não cria uma barreira visual na sua cozinha. E ao invés de cadeiras comuns, invista nas banquetas para cozinha americana, você pode acomodá-las embaixo do balcão e desta forma elas não ocupam muito espaço.

Cozinha americana moderna ampla com ilha em cimento queimado e banquetas vermelhas ao centro

Fonte: Living4media

É indicado que os armários tenham diferentes compartimentos para guardar todos os utensílios, evitando que sejam deixados em cima da pia ou da bancada. Já o fogão, deve ficar em um lugar onde as pessoas circulam menos, por razões de segurança. 

Para otimizar os espaços, o ideal é que a geladeira, microondas e outros eletrodomésticos sejam menores para ficarem bem acomodados no ambiente. Os móveis e demais objetos devem estar em harmonia com a decoração do ambiente integrado. Prefira um visual contemporâneo e prático.

Cuidados especiais com a Cozinha Americana pequena

Por ser ligada a outros espaços, a cozinha americana com sala exige muita organização e limpeza. Se você cozinha com frequência, pode valer a pena investir em um depurador de ar, ele ajuda a eliminar o cheiro de gordura.

Cozinha americana em estilo clássico na cor branca com uma ilha e banquetas ao centro

Fonte: Living4media

Da mesma forma que a sala, ela se torna um espaço de bem estar e atividade social. Por isso, escolha móveis de qualidade e resistência. Assim, você e seus convidados vão passar muito mais tempo na cozinha.

Conseguiu renovar as inspirações sobre cozinhas pequenas e as maneiras de decorar os espaços livres na sua composição? Veja também dicas de enfeite para cozinha e dicas para uma cozinha organizada.  

 

Westwing: a melhor Loja de Decoração online

Você conhece o Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar? 

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar aqui. Vem! 

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!