Quando decidimos reformar nossa casa, uma parte importante da reforma é pensar em como serão os móveis. E essa é uma parte divertida, mas que exige bastante pesquisa e análise. Os móveis escolhidos devem combinar perfeitamente com nosso gosto, decoração e com nossas necessidades. Pensando na questão da durabilidade, madeiras maciças anda são uma escolha perfeita e existem muitas opções, principalmente quando pensamos no uso de móveis de madeira de reflorestamento.
Móveis de madeira de reflorestamento, além de serem sustentáveis, são mais acessíveis que as madeiras de lei. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes tipos de móveis de madeira de reflorestamento, como cama de madeira, sofás, armários para cozinha. O Westwing separou ótimas dicas para quem quer conhecer melhor esse tipo de móvel e toda sua gama de possibilidades bem ampla e ecologicamente correta. Confira e se inspire nas dicas que selecionamos!
Compre agora com até 70% off:
Madeira de Reflorestamento: Sustentável e Acessível
A madeira de reflorestamento é um tipo de madeira plantada, exatamente para ser usada em para fabricação de moveis ou na construção civil, no lugar de madeiras maciças protegidas por lei. A ideia de usar madeira de reflorestamento veio da necessidade de preservar algumas árvores já muito devastadas da floresta amazônica.
As árvores plantadas em áreas de reflorestamento tem o crescimento mais rápido e portanto a rotatividade é mais alta. O uso inicial era na construção civil, mas passaram a ser usadas na fabricação de móveis de madeira de reflorestamento também. Atualmente é mais fácil encontrar uma mesa de madeira de reflorestamento e moveis rústicos de madeira de reflorestamento também. Os móveis de madeira de reflorestamento podem dar o toque que faltava na sua casa.
Diferentes Madeiras para Fabricação de Móveis de Madeira de Reflorestamento
Algumas madeiras de reflorestamento são perfeitas para a fabricação de móveis de madeira de reflorestamento, e entre as mais comuns estão o eucalipto, a pinus, a araucária e a grevílea.
- Eucalipto: os móveis de madeira de reflorestamento de eucalipto podem ser divididos em duas espécies: o eucalipto grandis e o citriodora. O primeiro tem uma cor clara e avermelhada, e apesar de precisar de alguns cuidados específicos no desmate, tem uma ótima densidade para a fabricação de móveis. O segundo é de uma madeira mais clara e resistente, portanto fica melhor em acabamentos.
- Araucária: ela é uma as preferidas da indústria para a fabricação de móveis de madeira de reflorestamento. Suas características como peso, densidade e cor são muito valorizadas. Seu crescimento lento e alta qualidade a tornam comparável a uma madeira nobre.
- Pinus: essa é a madeira mais usada para fabricação de móveis de madeira de reflorestamento, porque ela foi a pioneira nesse tipo de uso. Ela não é usada na total composição dos moveis, sendo usada apenas na estrutura e no acabamento dos mesmos.
- Grevílea: a grevílea é tem uma madeira de cor castanho clara e traços prateados, tem boa densidade e se assemelha ao carvalho. Em relação ao uso na criação de móveis de madeira de reflorestamento, ela é usada na construção de compensados e também de piso laminado. Não é uma madeira muito conhecida, portanto, ainda tem baixo uso.
Esses 4 tipos de madeira apresentados são os mais comuns na produção de móveis de madeira de reflorestamento. Seu uso é variado, e a sua produção acontece em larga escala. Siga as nossas dicas e reinvente o conforto do lar!